Alfabeto com Rótulos, uma forma criativa de Ensinar e Aprender

Os rótulos e embalagens são portadores de textos que cumprem a função de informar, veiculando textos escritos curtos com imagens.

Ser capaz de compreender esses textos é fundamental para o exercício da cidadania e, se bem trabalhados na alfabetização podem trazer contribuições importantes também para os avanços dos alunos no processo de aquisição da leitura e escrita.

Paulo Freire já dizia que a leitura do mundo precede a leitura da palavra, sendo assim, é importante valorizar os conhecimentos e experiências de vida dos alunos. Quando o ato educativo parte dos conhecimentos prévios dos estudantes e os estimula, passa a ter sentido real na vida deles.

Neste mundo capitalista, onde as pessoas são cada vez mais consumistas, os produtos industrializados ganham espaço nos  armários, e as crianças veem desde pequenas latas, caixinhas potes e embalagens diversas ao seu redor. Aprendem a reconhecer e identificar os produtos mais utilizados em casa, e até mesmo alguns logotipos e marcas, conforme lhe são apresentadas.

Na escola, se o(a) professor(a) perguntar o que mais gostam de beber, poderá ouvir:
  • água;
  • leite;
  • refrigerante;
  • café;
  • suco;
  • achocolatado;
  • vitamina e etc.
Mas é mais comum se ouvir:

Coca, Pepsi, Fanta Laranja, leite Ninho, Guaraviton, Todinho, Nescau e outros. Eles chamam os produtos pelas marcas e as identificam, seja pelo desenho, pelo cor ou pelas letras do rótulo.

A quantidade de marcas de produtos industrializados reconhecidas pelas crianças pode assustar os nutricionistas, mas na escola este conhecimento pode ser um aliado na educação.  A partir dos rótulos de produtos é possível se alfabetizar, praticar a matemática, estudar geografia, fazer arte, produzir música, aprender culinária e até mesmo obter orientações alimentares. Ou seja, a partir de produtos concretos, com os quais os alunos têm acesso, é possível realizar atividades intra e interdisciplinares.

Por que ensinar a ler etiquetas e embalagens?

As etiquetas e embalagens são portadores de textos que cumprem a função de informar. Dizem a composição do produto, que cuidados são exigidos para seu funcionamento e manutenção, data de validade, modo de usar e de armazenar o produto… Veiculam textos escritos curtos e utilizam imagens. Ser capaz de compreender esses textos é fundamental para o exercício da cidadania e, se bem utilizados na alfabetização, podem trazer contribuições importantes também para os avanços dos alunos no processo de aquisição de procedimentos de leitor da escrita verbal e não-verbal.

Trabalhando com rótulos e embalagens:
  • Esclareça que rótulo é um impresso afixado em recipientes e embalagens de produtos, apresentando informações sobre este produto, e contendo, geralmente, a logomarca da empresa fabricante.
  • Solicitar que as crianças juntem rótulos diversos e tragam para a sala de aula.
  • Montar um mural com os rótulos, realizando diversas explorações.
Pedir que escolham um rótulo:
  • Colar o rótulo em uma folha de sulfite A4.
  •  Circular a logomarca no rótulo escolhido.
  • Destacar a letra inicial da logomarca.
  • Pintar as letras do rótulo que estão no seu nome.
  • Contar o número de letras contidas na logomarca do rótulo e registrar por meio de desenhos e números.
  • Ilustrar para que serve o produto que continha esse rótulo.
  • Com ajuda da professora, localizar a data de fabricação do produto, a data de validade, o peso líquido.

Questionar: Para quem este texto é escrito? Todas as palavras do rótulo são escritas com o mesmo tipo de letra? Por que algumas palavras são escritas com letras maiores?

Ao trabalhar com rótulos, é necessário que o aluno perceba não só as formas, as cores, os desenhos, mas também os nomes escritos: logomarca e nome do produto, quantidade, peso, data de fabricação e validade, etc.

É importante questionar os alunos, perguntando para que servem todos os escritos e desenhos:

  • Só para enfeitar?
  • Existe outra finalidade? Qual?
  • Por que precisamos ler o que está escrito?

Chamar a atenção de que todas as características apontadas no texto da embalagem têm a finalidade de atrair a atenção dos consumidores para que comprem o produto.

As embalagens, portanto, são portadoras de muitos textos e se constituem em recurso de grande valia não só para gerar atividades de leitura e de escrita, como para desenvolver o espírito crítico do aluno.

 

Links com sugestões de atividades:

https://novaescola.org.br/conteudo/5572/atividades-com-rotulos

http://cantinho-priscila.blogspot.com/2011/04/atividades-com-rotulos.html

https://www.espacoeducar.net/2011/06/atividades-com-rotulos.html

 

Link para baixar e imprimir o alfabeto em Rótulos: Alfabetos_com_Rótulos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chamar no WhatsApp