Psicopedagogia

Como aumentar a capacidade do Cérebro através da Neuróbica?

Neuróbica x Cérebro 

Neuróbica é o ato de exercitar nossos neurônios a fim de tornar nosso cérebro mais forte, rápido e saudável.

É uma descoberta da neurociência que afirma que nosso cérebro é capaz de sempre melhorar e mudar o padrão de suas conexões (sinapses), com métodos inseridos em nosso cotidiano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Neuróbica é mudança de rotina:
  1.  Se você usa mais o lado direito, troque pelo esquerdo em suas atividades mais simples e vice-versa.  Exemplo:  escove os dentes com a mão esquerda se você é destro, troque o relógio de pulso, use o  garfo ou  escreva com a mão esquerda, etc.
  2. Corra ou ande de costas em espaços permitidos
  3. Com muito cuidado, faça algumas atividades  de olhos fechados como vestir-se ou tomar banho.
  4. Faça contas “de cabeça”.
  5. Estimule seu cérebro com jogos mentais como xadrez, dama ou cartas por exemplo.
  6. Memorize números, datas. Comece por sua identidade, CPF , CEP, números de telefones de seus amigos
  7. Leia no mínimo 30 minutos por dia
  8. Veja uma foto em uma revista, feche os olhos e procure lembrar de todos os objetos e detalhes da mesma.
  9. Faça palavras cruzadas
  10. Durma no mínimo 7 h por dia e observe o quadro que mostra o número de horas que você precisa de acordo com a sua idade:
  11. Vá ao cinema
  12. Aprenda uma nova língua
  13. Exercícios físicos são ótimos para o cérebro.
  14. Beba muita água ionizada e alcalina (pH maior que 7) , no mínimo 2 litros por dia. O cérebro tem 77 % de água. Uma equipe de cientistas do Reino Unido constatou que a ingestão insuficiente do líquido encolhe a massa cinzenta e torna mais trabalhoso o ato de pensar.
  15. Livre-se do stress com meditação ou oração.
  16. Faça uma alimentação saudável e desintoxicante. Lembre-se que o cérebro também se alimenta.
  17. Conheça lugares novos  e divirta-se com amigos.
  18. O amor é uma das melhores formas de estruturar nosso emocional. Dê e receba amor. Comece dentro de sua casa, tratando melhor as pessoas, certamente isso retornará para você. Um ambiente tranquilo e harmonioso é fundamental para o aprendizado. Lembre-se que se há guerra, ela deve estar da porta de sua casa para fora.
  19. Sorria muito, afaste-se de pessoas negativas e rancorosas,  procure conviver com pessoas otimistas e amáveis.
  20. A regra é faça tudo diferente e você fará com que seus neurônios criem novos caminhos de comunicação. Chamamos isso de sinapses. Essas novas ramificações aumentará a capacidade de seu cérebro e com isso você evitará ou diminuirá aqueles momentos de esquecimentos e bloqueios como o famoso “Deu um branco”.

Referência: http://geniodamatematica.com.br/neurobica/

O cérebro também vai perdendo sua capacidade produtiva ao longo dos anos e, se não for treinado com exercícios, pode falhar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

O neurocientista norte-americano, Larry Katz, autor do livro Mantenha seu Cérebro Vivo, criou o que é chamado de neuróbica, ou seja, uma ginástica específica para o cérebro.

A teoria de Katz é baseada no argumento de que, tal como o corpo, para se desenvolver de forma equilibrada e plena, a mente também precisa ser treinada, estimulada e desenvolvida. É comum não prestamos atenção naquilo que fazemos de forma mecânica, por isso costumamos esquecer das ações que executamos pouco tempo depois.

“O objetivo da neuróbica é estimular os cinco sentidos por meio de exercícios, fazendo com que você preste mais atenção nas suas ações e então, melhore seu poder de concentração e a sua memória”, explica a psicóloga especialista em análise comportamental e cognitiva, Mariuza  Pregnolato.

“Não se trata de acrescentar novas atividades à sua rotina, mas de fazer de forma diferente o que é realizado diariamente”.

Para o neurologista da Unifesp Ivan Okamoto, tais exercícios ajudam a desenvolver habilidades motoras e mentais que não costumamos ter em nosso dia a dia, porém, tais habilidades em nada se relacionam com a memória.

“Se você é destro e começa a escrever com a mão esquerda, desenvolverá sua coordenação motora de modo a conseguir escrever com as duas mãos e caso um dia, tenha algum problema que limite a escrita com a mão direita, terá a esquerda bem capacitada para isso. Mas o fato de praticar este tipo de exercício não significa que você se verá livre de problemas como esquecer de pagar as contas, tomar o remédio, ou algo do gênero”, explica o especialista.

 
Outra atitude indispensável para manter a memória sempre afiada, é prestar atenção na qualidade de vida.

O neurologista Ivan Okamoto sugere um estilo de vida mais tranquilo, com alimentação balanceada, sem vícios e com a prática regular de exercícios físicos para manter o corpo e a mente saudáveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

“A melhor maneira de manter a memória em dia é cuidar da saúde, por isso é importante evitar cigarro e bebidas alcoólicas, seguir uma dieta equilibrada, praticar exercícios e exercitar o cérebro. Manter a atividade mental, seja trabalhando ou participando de alguma atividade em grupo, ajuda a elevar a autoestima e deixar a memória a todo vapor”, explica o especialista.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/conteudo/11342-21-exercicios-de-neurobica-que-deixam-ocerebro-afiado.htm

Veja ainda:Como aproveitar as Oportunidade de Aprendizado?

Leia também:Atividades de Memorização, Cognição, Raciocínio Lógico e Percepção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp