Proposta para Atendimento Psicopedagógico na Escola
Trabalho Psicopedagógico Preventivo – Proposta de Atendimento Institucional
De acordo com Fagali e Vale (2003), o trabalho psicopedagógico preventivo está relacionado ao desenvolvimento de assessorias para pedagogos, orientadores e professores das instituições de ensino. Nessa perspectiva o trabalho preventivo tem o seguinte papel:
- Trabalhar as questões pertinentes às relações vinculares professor-aluno;
- Redefinir os procedimentos pedagógicos, integrando o afetivo e cognitivo, através da aprendizagem dos conceitos, nas diferentes áreas do conhecimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ATRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS:
Avaliação Psicopedagógica
A. Queixa
No âmbito institucional, a queixa pode ser apresentada pela família, pelos professores ou mesmo pela equipe de coordenação. Refere-se às observações ou constatações que algum desses setores venha a encaminhar à psicopedagogia como, por exemplo: questões relacionadas à dificuldade de aprendizagem ou de relacionamento interpessoal e social; solicitação de avaliação dos processos de leitura e escrita e de raciocínio lógico-matemático.
B. Entrevista com a criança.
A partir da queixa apresentada, investigam-se as questões levantadas, por meio de recursos psicopedagógicos que observam: o desenho, o processo de aquisição da leitura e da escrita, o letramento e o raciocínio lógico-matemático. Por meio desses recursos, intenta-se perceber a maneira como a criança aprende e entra em contato com saberes. Na sequência, junto ao professor, cruzam-se as informações coletadas e assim refletimos sobre as possibilidades de apoio às questões levantadas a respeito da criança.
C. Observação da criança nos diversos contextos da escola.
Nessa etapa da avaliação psicopedagógica, em função da queixa levantada, pretende-se observar as interações da criança em âmbito escolar, com os professores, colegas e funcionários da escola. Tais investigações podem ocorrer em locais como a sala de aula, durante o recreio, nas aulas de educação física, artes visuais, teatro, informática e outras que façam parte do cotidiano escolar da criança. Intenta-se, também, observar nesses diversos contextos, como a criança lida com os desafios, com as situações-problema e quais estratégias e recursos utiliza para a resolução.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
D. Devolutivas
Ao final do processo de avaliação, realiza-se a devolutiva para o professor, para a família, para a coordenação pedagógica, repassando-lhes a análise dos dados coletados. Assim, pontuam-se as necessidades da criança, a partir das quais se redimensionam os recursos didático-pedagógicos capazes de atender às especificidades do seu estilo de aprendizagem. Para situações específicas, em que haja a necessidade de acompanhamento externo à escola, encaminhamos a indicação de profissionais especializados para tal particularidade, como psicólogo, psicopedagogo clínico, neurologista, fonoaudiólogo, entre outros.
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
A. Entrevista com a família.
O encontro com a família poderá ser realizado em período anterior ou posterior à avaliação, ou mesmo durante o processo. A entrevista com a família tem por finalidade coletar informações sobre a história cognitiva, afetiva e social do aluno, investigando o sentido atribuído por eles e pela escola à queixa apresentada a respeito da criança.
B. Entrevista com os professores.
Tal como mencionado no item anterior, essa entrevista também poderá ocorrer em qualquer momento do processo de investigação. É efetivada com os professores em seus horários de módulo (aulas especializadas), a fim de coletar e trocar informações sobre o desenvolvimento da criança, bem como orientar para a condução de recursos e estratégias didático-pedagógicos que sejam adequados ao processo de aprendizagem da criança.
C. Assessoria às famílias.
É parte do trabalho psicopedagógico auxiliar as famílias na compreensão do momento e do processo de desenvolvimento do filho (a), suas peculiaridades, necessidades e dificuldades escolares específicas da idade. É realizada essa assessoria com a intenção de que os pais e familiares possam contribuir mais efetivamente para o desenvolvimento das potencialidades da criança.
D. Oficinas psicopedagógicas
Essa proposta de trabalho pode ser realizada com um grupo de crianças de determinada turma, ou mesmo com todo o grupo de alunos ou de professores. Tem por objetivo assessorar os professores em situações vinculares afetivo-sociais entre alunos, e em propostas que contribuam para a construção de conhecimentos. Nesses encontros podem-se utilizar recursos como dinâmicas, jogos interativos, construções de objetos, o uso da linguagem da arte, entre outros. Esse tipo de intervenção psicopedagógica tem o caráter de prevenção das possíveis dificuldades escolares diante dos aspectos cognitivos, motores e afetivo-sociais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cooperação do Psicopedagogo com a Instituição
A. Relatórios Pedagógicos
O psicopedagogo acompanha junto ao professor a elaboração do relatório pedagógico, emitido para cada criança da educação infantil. Esse instrumento é utilizado pelo professor e compõe o portfólio do aluno, com a finalidade de registrar as suas observações sobre o desenvolvimento da criança na escola. O relatório pedagógico é elaborado semestralmente e apresenta, em forma de texto descritivo, o desenvolvimento escolar da criança nesse ambiente.
B. Assistência e presença.
Assistência às crianças durante os horários de chegada e de pátio estabelece com as crianças um relacionamento pessoal, amigo, acolhedor e fraterno, tornando-se presença significativa e referencial na comunidade educativa. Esse movimento constitui-se, culturalmente, como uma postura fundamental da filosofia da Rede Salesiana de Escolas.
C. Grupos de estudos e reuniões pedagógicas
Junto à Coordenação Pedagógica, o psicopedagogo tem a possibilidade de contribuir para a formação de grupos de estudos e de preparar as reuniões pedagógicas destinadas aos professores, pais e comunidade educativa. Nesse sentido, o psicopedagogo tem a oportunidade de desenvolver, junto ao grupo de professores, um trabalho que possibilita a formação continuada dos docentes da instituição educativa.
Atentar para os processos cognitivos básico da aprendizagem:
- Atenção
- Concentração
- Memória
- Percepção
- Autonomia
Sugestões de materiais para baixar e imprimir: https://blog.psiqueasy.com.br/category/testes/
QUER SABER COMO REALIZAR UMA INVESTIGAÇÃO COMPLETA SOBRE O SEU APRENDENTE?
Investigação Psicopedagógica é bem mais do que ouvir e aceitar as queixas apresentadas, na verdade é encontrar respostas para elas.
Uma proposta bastante útil e simplificada para promover um atendimento sustentável. Usarei para aprimorar o treinamento da minha equipa de trabalho.
Grato!
Saudações
Olá SAPI, que bom saber que estamos contribuindo de alguma forma com seu trabalho. Desde já agradecemos o carinho e atenção. Estamos felizes em poder ajudar. Visite também nosso software tem uma versão gratuita onde é possível utilizar recursos riquíssimos para gestão e organização do atendimento psicopedagógico. Em caso de dúvidas estamos sempre a sua disposição. Segue o link do Software: https://psiqueasy.com.br
Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços carinhosos.
Material maravilhoso, todo mês eu adquiro um volume.
Auxilia muito em meu trabalho. Amei todos, quem puder pode comprar sem medo.
Estou sempre aguardando os novos lançamentos.
Olá Joceneya, que bom que esta gostando, foi feito com muito amor, carinho e dedicação para clientes especiais assim como você. Estamos recebendo casos de sucesso de profissionais que já utilizam nossos materiais e tem obtido êxito, caso queira compartilhar e divulgar seu trabalho conosco basta nos enviar sua experiência de sucesso que vamos publicar em nossas redes sociais. Em caso de dúvidas fique a vontade para entrar em contato via whatsapp também (21) 97421-7212
Abraços carinhosos, sua atenção é valiosa para nós, sabe por quê?
Porque para nós todos nossos Clientes são únicos e sem iguais no mundo inteiro, assim como você”.
Já comprei vários materiais e tem sido de grande ajuda p meu trabalho… Agradeço pelo carinho e pelos materiais bem elaborado…
Vocês tem um acervo riquíssimo, sou cliente e essa matéria como várias aqui no blog são de grande valia pra minha prática clínica. Só tenho a agradecer. Comprei vários materiais e confesso que estou tendo muitas dificuldades com o sistema que vocês adotaram, preferia muito mais como era antigamente, quem sabe voltem atrás para que o sistema não seja o empecilho para eu adquirir outros materiais. Fica a dica.
Olá Adriana, tudo bem?
Compreendemos a sua posição, porém infelizmente a empresa não retornará ao formato de envio antigo, pois a quantidade de plágio e compartilhamento indevido estava prejudicando a continuidade das produções. A plataforma é um investimento para segurança dos materiais e continuidade das produções. A Plataforma foi feita pensando na usabilidade dos nossos clientes, tudo foi pensando com muito carinho para podermos manter sempre o desenvolvimento de novos recursos. Na plataforma é possível visualizar os materiais, tendo acesso vitalício, sem problemas com vírus ou perca de arquivos, nem risco de corromper futuramente, além disso, foi disponibilizado o recurso de impressão de acordo a real necessidade dos profissionais que adquirem a versão digital, visto que os nossos materiais são para aplicação prática. A quantidade disponibilizada de 10 páginas por vez permite a tranquila utilização nas sessões, entendendo que ninguém aplica todo material em uma única sessão. E no caso dos profissionais que gostam de ter o acervo físico, também temos essa opção por um preço acessível e com frete grátis. Sabemos que o novo trás um certo desconforto inicialmente, mas algumas ações são necessárias para que alguns serviços se mantenham no mercado. Desde já agradecemos a sugestão e estaremos sempre a sua disposição. Abraços