Diagnóstico Psicopedagógico Clínico o que observar?
O diagnóstico é entendido como um processo continuo, no qual é analisada a situação da criança dentro do contexto escolar, familiar e social.
Essa analise deverá estar embasada pelos fundamentos teóricos e pelo desdobramento das atividades lúdicas e terapêuticas, através do olhar e da escuta, numa atitude clinica envolvendo o aprendiz e os pais, sobre como os fatos ocorreram e não quando ocorreram. Todo diagnóstico é o esclarecimento de uma queixa, do próprio sujeito, da família, a escola. Nesta investigação não se pretende rotular o sujeito, mas sim se obter uma compreensão global da sua forma de aprender e dos desvios neste processo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que observar ao realizar o diagnóstico psicopedagógico nas seguintes áreas de avaliação:
- Emocional
- Pedagógica
- Motora
- Cognitiva
ÁREA EMOCIONAL:
Avalia a condição afetiva do aprendiz frente a situações de aprendizagem nos âmbitos: escolar, familiar e pessoal.
Objetivo:
Investigar os conteúdos afetivos constitutivos do vinculo com a aprendizagem;
Subsidiar a análise do papel que o aprendente ocupa no seu contexto social, as suas relações na família, na escola, bem como, os seus conflitos, desejos, sonhos, rejeições, tristezas, alegrias, dúvidas, medos, dentre outros significados, inclusive da área cognitiva.
Indicação de Material riquíssimo para trabalhar essa área, em breve lançamento exclusivo para Psicopedagogos
ÁREA MOTORA:
Analisa o perfil neuro-sensório motor do aprendiz;
Objetivos:
Avaliar o estágio de desenvolvimento dos sistemas: nervoso, sensorial e motor.
Indicação de Material riquíssimo para trabalhar essa área:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Psicomotricidade – Avaliação, Intervenção e Diagnóstico – Vol. 08
ÁREA PEDAGÓGICA:
Avalia o processo da gênese da escrita, da leitura e do cálculo.
Objetivo:
Observar o desenvolvimento da aprendizagem do aprendente, nos aspectos:
Escrita – Posição do papel, postura para escrever e segurar os instrumentos, erros ortográficos, velocidade da escrita, etapas de desenvolvimento do grafismo, qualidade da escrita, etc.
Leitura – Velocidade, ritmo, postura e dificuldades.
Cálculo – Relações de tamanho, conceito de permanência de quantidade, compreensão das quantidades e dos signos visuais (números).
Indicação de Material riquíssimo para trabalhar essa área:
Link 01: https://blog.psiqueasy.com.br/category/nossos-materiais/
Link 02: https://blog.psiqueasy.com.br/category/testes/
ÁREA COGNITIVA:
Avalia o estágio de desenvolvimento cognitivo relacional do aprendente
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Objetivo: Analisar o desenvolvimento do raciocínio lógico, o estágio das operações do pensamento, atenção e concentração.
Indicação de Material riquíssimo para trabalhar essa área, em breve lançamento exclusivo para Psicopedagogos
DESENVOLVIMENTO NEURO-SENSÓRIO MOTOR:
- Lateralidade
- Esquema corporal
- Interação espacial (orientação espacial)
- Coordenação dinâmico-manual e viso-motora
DESENVOLVIMENTO NEURO-SENSÓRIO MOTOR
- Coordenação motora ampla
- Coordenação motora fina
- Desenvolvimento da linguagem
- Desenvolvimento sensorial
- Orientação temporal
Se você acabou de se formar e ainda tem muitas dúvidas em como iniciar seus atendimentos e diagnósticos adquira nosso riquíssimo Guia Prático e descubra como alavancar seu negócio.