Plano de Atendimento Individual – PAI

O PAI que é um  Plano de Atendimento Individual para alunos com TGD deve ser elaborado após a avaliação inicial da habilidades desenvolvidas e necessidades do estudante.

O mais importante neste momento é o planejamento das Estratégias que o professor especializado da sala de recursos adotará para auxiliar o aluno a avançar nas áreas de maior necessidade, de acordo com o que já foi apontado no Avaliação do aluno.

Analise qual (is) a(s) área(s) prioritária(s) de intervenção para planejar, detalhadamente (o quê e como desenvolver aquela habilidade) sua (s) estratégia(s), visando o avanço em relação àquilo que  o aluno ainda não realiza sozinho ou que realiza apenas com ajuda.


Dados para Atendimento

Nome do professor especializado:

Diretoria de Ensino:

Escola da sala de recursos:

Nome do estudante:

Data de nascimento:

Escola de frequência sala comum:

Série/ano do estudante:

Data do Atendimento:                                                       Horário:                               Tempo de Duração:


Informações adicionais:
  • Descrição das potencialidades desenvolvidas pelo estudante.

 

  • Descrição das habilidades a serem desenvolvidas pelo estudante a curto, médio e longo prazo.

 

  • Descrição das habilidades a serem desenvolvidas nas salas de recursos a curto, médio e longo prazo.

 

Habilidades a serem desenvolvidas Prazo
curto médio longo
Atenção e concentração
Raciocínio e compreensão
Percepção e memória visual
Percepção e memória auditiva
Orientação espaçotemporal
Habilidades motoras
Coordenação grafomanual
Linguagem oral
Linguagem escrita
Compreensão verbal
Fluência verbal
Raciocínio lógico-matemático

 

  • Atendimentos Educacionais Especializados: outros acompanhamentos que o estudante participe fora da escola.

 

  • Levantamento de informações referentes aos interesses do estudante.

 

  • Estratégias.
Habilidades a serem desenvolvidas Estratégias
Atenção e concentração
Raciocínio e compreensão
Percepção e memória visual
Percepção e memória auditiva
Orientação espaçotemporal
Habilidades motoras
Coordenação grafomanual
Linguagem oral
Linguagem escrita
Compreensão verbal
Fluência verbal
Raciocínio lógico-matemático

 

  • Materiais e recursos.

 

Habilidades a serem desenvolvidas Materiais e recursos
Atenção e concentração
Raciocínio e compreensão
Percepção e memória visual
Percepção e memória auditiva
Orientação espaçotemporal
Habilidades motoras
Coordenação grafomanual
Linguagem oral
Linguagem escrita
Compreensão verbal
Fluência verbal
Raciocínio lógico-matemático
  • Observações relevantes.

 

 

Local, _____de ___________________Ano

 

 

________________________________________

                                               Nome e assinatura do(a) professor(a) especializado(a)

Outras Assinaturas caso necessário

 

Link para baixar e imprimir o material: plano-de-atendimento-individual_tgd_modelo


 

Se você tem outras sugestões de atividades sobre PAI, ou outros materiais, compartilhe conosco para que possamos continuar compartilhando saberes e facilitando o trabalho de milhares de profissionais em todo o Brasil. Basta enviar para o e-mail: blog.psiqueasy@gmail.com

 

PsiquEasy

Leia ainda: Como a Intervenção Psicopedagógica/Neuropsicopedagógica pode evitar o Suicídio Infantil?

Veja também: Quanto custa montar meu Espaço Psicopedagógico?

2 comentários em “Plano de Atendimento Individual – PAI

  • 10 de novembro de 2019 em 21:18
    Permalink

    MATERIAL EXCELENTE. Nunca me senti tão à vontade como fiquei com esse material. Parabens!

    Resposta
    • 12 de novembro de 2019 em 09:20
      Permalink

      Olá Dalva, que bom que gostou,fazemos tudo com muito carinho. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços carinhosos

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chamar no WhatsApp