Como Identificar um Transtorno Psicomotor na Criança
Ao falar de psicomotricidade, falamos de uma disciplina que toma como objetivo de estudo o corpo e suas manifestações.
O transtorno psicomotor é visível, e isso faz com que a criança se sinta diferente de outras crianças. Por isso, é importante que os professores e profissionais fiquem atentos aos seus aprendentes, já que existem alguns transtornos psicomotores que podem ser observados na sala de aula, sendo eles:
- Torpor motriz;
- Dispraxia;
- Transtornos de lateralização;
- Disgrafia;
- Instabilidade motora;
- Inibição psicomotora.
Como eles funcionam e quais são suas características para identificação:
Torpor motriz:
- Caracterizado por gestos grosseiros e travados, ou seja, quando uma criança caminha pouco harmoniosa e mostra uma atitude postural discordante.
Dispraxia:
- Desorganização do movimento e a falta de adaptação dos gestos;
- Desorganização na sequência do movimento;
- Crianças que são incapazes de executar determinadas sequências gestuais, ou que executam com extrema lentidão.
A criança que possui dispraxia tem muita dificuldade em realizar atividades e pode ser considerada desanimada ou com falta de vontade de aprender.
Transtornos de Lateralização:
- Criança ambidestra: utiliza as duas mãos sem mostrar preferência;
- Canhoto contrariado: foi obrigado a utilizar a mão direita, contrariando sua preferência;
- Lateralidade cruzada: não existe uma coincidência do predomínio de mão, olho ou pé;
- As crianças apresentam dificuldades na velocidade e eficácia dos movimentos.
Disgrafia:
- Quando a criança tem a escrita defeituosa (não tem um importante déficit neurológico ou intelectual que o justifique);
- Crianças que escrevem muito rápido e que não atentam para forma ou proporção das letras e a organização espacial é defeituosa.
Instabilidade Motora:
- Crianças que manifestam excessiva necessidade de movimentação;
- Imagem de inquietação e instabilidade do corpo;
- Dificuldade para focalizar atenção;
- Muito sono.
Muitas crianças com instabilidade motora são medicadas com remédios como anfetaminas e psicotônicos.
Inibição Psicomotora:
- O corpo e os movimentos da criança estão comprometidos e limitados;
- O corpo não lhe serve para explorar o mundo, nem para relacionar-se com os outros;
- As crianças mostram-se quietas, tensas, cansadas, exaustas e seu movimento e expressões são limitadas;
- Podem apresentar medo da desaprovação, ocupando o lugar passivo de objeto;
- Frágeis, indefesos, não se arriscam, nem se defendem. Não chamam atenção e são dependentes do outro.
Caso se interesse em modelos que ajudem na identificação dos transtornos da psicomotricidade citados anteriormente, liberamos vários exemplos para seu uso:
Estas duas imagens representam uma forma de avaliação da psicomotora. O profissional será capaz de realizar uma análise dos níveis psicomotor do seu aprendente.
Essa ficha de observação vai permitir que o profissional também analise os níveis psicomotores do seu aprendente. É importante durante esse processo que o profissional sempre esteja atualizado.
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