Psicopedagogia

Como Identificar um Transtorno Psicomotor na Criança

Ao falar de psicomotricidade, falamos de uma disciplina que toma como objetivo de estudo o corpo e suas manifestações.

O transtorno psicomotor é visível, e isso faz com que a criança se sinta diferente de outras crianças. Por isso, é importante que os professores e profissionais fiquem atentos aos seus aprendentes, já que existem alguns transtornos psicomotores que podem ser observados na sala de aula, sendo eles:

  • Torpor motriz;
  • Dispraxia;
  • Transtornos de lateralização;
  • Disgrafia;
  • Instabilidade motora;
  • Inibição psicomotora.

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Como eles funcionam e quais são suas características para identificação:
Torpor motriz:
  • Caracterizado por gestos grosseiros e travados, ou seja, quando uma criança caminha pouco harmoniosa e mostra uma atitude postural discordante.
Dispraxia:
  • Desorganização do movimento e a falta de adaptação dos gestos;
  • Desorganização na sequência do movimento;
  • Crianças que são incapazes de executar determinadas sequências gestuais, ou que executam com extrema lentidão.

A criança que possui dispraxia tem muita dificuldade em realizar atividades e pode ser considerada desanimada ou com falta de vontade de aprender.

Transtornos de Lateralização: 
  • Criança ambidestra: utiliza as duas mãos sem mostrar preferência;
  • Canhoto contrariado: foi obrigado a utilizar a mão direita, contrariando sua preferência;
  • Lateralidade cruzada: não existe uma coincidência do predomínio de mão, olho ou pé;
  • As crianças apresentam dificuldades na velocidade e eficácia dos movimentos.
Disgrafia:
  • Quando a criança tem a escrita defeituosa (não tem um importante déficit neurológico ou intelectual que o justifique);
  • Crianças que escrevem muito rápido e que não atentam para forma ou proporção das letras e a organização espacial é defeituosa.

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Instabilidade Motora:
  • Crianças que manifestam excessiva necessidade de movimentação;
  • Imagem de inquietação e instabilidade do corpo;
  • Dificuldade para focalizar atenção;
  • Muito sono. 

Muitas crianças com instabilidade motora são medicadas com remédios como anfetaminas e psicotônicos.

Inibição Psicomotora:
  • O corpo e os movimentos da criança estão comprometidos e limitados;
  • O corpo não lhe serve para explorar o mundo, nem para relacionar-se com os outros;
  • As crianças mostram-se quietas, tensas, cansadas, exaustas e seu movimento e expressões são limitadas;
  • Podem apresentar medo da desaprovação, ocupando o lugar passivo de objeto;
  • Frágeis, indefesos, não se arriscam, nem se defendem. Não chamam atenção e são dependentes do outro.
Caso se interesse em modelos que ajudem na identificação dos transtornos da psicomotricidade citados anteriormente, liberamos vários exemplos para seu uso:

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Estas duas imagens representam uma forma de avaliação da psicomotora. O profissional será capaz de realizar uma análise dos níveis psicomotor do seu aprendente.

Essa ficha de observação vai permitir que o profissional também analise os níveis psicomotores do seu aprendente. É importante durante esse processo que o profissional sempre esteja atualizado.

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2 comentários sobre “Como Identificar um Transtorno Psicomotor na Criança

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    Resposta
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