PsicopedagogiaTestes & Materiais Gratuitos

Estimulação Cognitiva na Síndrome de Down

Estimular a criança com Síndrome de Down desde cedo é essencial para o seu desenvolvimento, por isso ela precisa de mais tempo da família e de especialistas para adquirir e aprimorar as suas habilidades.

Uma boa estimulação realizada nos primeiros anos de vida pode ser determinante para a aquisição de capacidades em diversos aspectos além dos físicos, como desenvolvimento motor, mas também de comunicação e cognição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

SD e Habilidades Visioespaciais

Pessoas com Síndrome de Down apresentam como maiores facilidades cognitivas as habilidades visioespaciais e de motivação para a interação social. É importante destacar que, ainda que as habilidades visioespaciais sejam pontos fortes em relação aos prejuízos de linguagem, o nível de tais capacidades não se encontra na faixa esperada para crianças típicas.

Perfil Cognitivo do SD

O perfil cognitivo do SD é composto por forças e fraquezas que devem ser levados em conta. O investimento no desenvolvimento de habilidades cognitivas desde a primeira infância pode ser interessante, de modo a diminuir as dificuldades nessa área.

Intervenções desde a Infância

Intervenções desde o período pré-escolar, com enfoque na estimulação cognitiva é fundamental para o desenvolvimento das habilidades básicas para aprendizagem.

Além disso, estratégias que sejam focadas em ensino através de atividades concretas, que envolvam o uso de recompensas e aprendizagem social devem ser úteis para o ensino de novas habilidades e desenvolvimento de autonomia para essas crianças.

Separamos para você algumas atividades super bacanas para ajudar na Estimulação Cognitiva e Memória do seu aprendente com síndrome de Down.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Habilidades cognitivas visuoespaciais são fundamentais para a interação com o ambiente e estão envolvidas em diversas atividades cotidianas, como na percepção e na manipulação de objetos estáticos ou dinâmicos, na orientação e no deslocamento no espaço, assim como na recordação ou na imaginação de objetos, situações e trajetórias. Essa atividade remete um objeto para outro relacionado, essa é uma habilidade que deve ser desenvolvida por seu aprendente com SD.

A utilização das atividades lógicas contribui na formação de indivíduos capazes de criar ferramentas e mecanismos responsáveis pela obtenção de resultados exitosos em Matemática.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Atividades para identificação das cores são cruciais, pois ajudam no déficit intelectual, podemos trabalhar com a cor verde que é regenerativa.

É importante aplicar atividades para identificar o nível de reconhecimento do seu aprendente com SD.

Se você deseja uma seleção de atividades prontas, podemos apresentar um material rico em exercícios que foram desenvolvidos para atender o ritmo da pessoa com Síndrome de Down, dá uma olhadinha:
 
Intervenção Psicopedagógica – Síndrome de Down Volume 03

Tire agora suas dúvidas pelo WhatsApp: (021) 97421-7212

2 thoughts on “Estimulação Cognitiva na Síndrome de Down

  • Nilva Machado dos Santos

    Muito importante o conteúdo é uma forma de proporcionar e compartilhar informações e ajudar muitas famílias e profissionais que trabalham.

    Resposta
    • Daliane Oliveira

      Olá Nilva, tudo bem?

      Agradecemos o feedback, muito importante para nós. Fazemos tudo com um imenso amor, dedicação e carinho. Visite também nosso instagram tem sempre muitas noticias, informações e novidades. Abraços…

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp