Psicopedagogia

Dicas para ensinar crianças com Autismo

É comum que crianças com autismo apresentem dificuldades em aprender de formas tradicionais. Isso acontece simplesmente porque seus cérebros processam as informações de maneira diferente do que o de crianças neurotípicas.

Pessoas com TEA podem enfrentar diversos desafios, especialmente quando se trata de aprender. Porém, muitas vezes a dificuldade não está na aprendizagem em si, e sim na forma como ela acontece.

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Algumas crianças conseguem prestar atenção por um tempo limitado quando estão ouvindo alguém. É comum que essas crianças sejam pensadoras visuais, o que significa que elas pensam por imagens ao invés de palavras. No entanto, a maioria das crianças autistas aprendem melhor através de atividades lúdicas.

Independente de quais características essas crianças apresentem, é possível utilizar diferentes técnicas para ajudar no aprendizado. Veja algumas dicas que separamos para você utilizar com seus aprendentes autistas.
Técnicas de Coordenação Motora com Rastreamento

Rastreamento é uma técnica simples para ajudar as crianças na coordenação motora fina. A técnica trabalha as habilidades motoras finas como a coordenação olho-mão e o início escrita. A técnica é bastante simples. Você deve dar a cada criança pelo menos três cores diferentes de lápis de cor para formas, números e letras de forma para realização da técnica de rastreamento.


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Cores no Autismo

Sabemos que desenvolver algumas atividades para nossos pequenos Autistas não é uma tarefa muito fácil, pois manter o foco e a concentração é algo realmente desafiador.

Em testes sobre a percepção das cores em pessoas com autismo onde 85% das crianças viram as cores com maior intensidade do que as neurotípicas, 10% viram da mesma forma que as outras, e 5% não conseguiram distinguir as cores, enxergando tudo em tons de cinza. Essa última porcentagem de crianças geralmente procurava por cores primárias, pois gerava um melhor estímulo visual. E as cores suaves ou tons frios tiveram efeito calmante na maioria das crianças.


Cromoterapia

A cromoterapia é um dos tratamentos que tem se mostrado eficaz no Autismo, porém como todos sabemos não podemos generalizar todos os casos. Porém o uso da cromoterapia em Autistas tem surpreendido na maioria dos casos, sempre com acompanhamento do médico e da equipe multidisciplinar avaliando cuidadosamente as condições de cada criança.


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Sistema de Aprendizagem Virtual
  1. Trabalhe com uma única cor de cada vez.
  2. Tente não sobrecarregar a criança dando a ela muitas opções.
  3. Trabalhe com a criança para encontrar a velocidade de ensino correta.
  4. Assegure-se de que todos os envolvidos na educação da criança saibam quais dicas visuais ela está acostumada.
  5. Esteja ciente de que algumas crianças podem ter fortes reações a cores determinadas.

Logo, é de grande ajuda entender a criança e suas preferências individuais antes de apresentá-la a muitas cores. Até que você tenha identificado às preferências da criança, as cores devem ser mantidas simples, únicas e puras, ao invés de usar padrões bicoloridos ou multicoloridos. Em alguns casos, usar imagens em preto e branco será a opção mais segura.


Atividades de Categorização

A criança com autismo deve receber estímulos para que ela possa interagir de maneira satisfatória. Isso significa também que a proposição de atividades que impulsionam a criança está ligada diretamente aos interesses e motivações dela. Utilizar atividades de categorização pode ajudar bastante a desenvolver diversas habilidades cognitivas além de treinar a memória e atenção.


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Sequência de Formas Geométricas

Não é tão simples ensinarmos cores e formas geométricas para alunos com autismo, porém é possível desenvolver este aprendizado de maneira lúdica e prazerosa.

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Cores e formas geométricas faz parte do nosso dia-a-dia por isso é tão importante ensinarmos aos nossos pequenos. Quando trabalhamos cores estamos também ensinando a criança a classificar. E o ato de aprendermos a classificar a partir das cores faz com que a criança perceba no mundo e na natureza os pequenos detalhes da beleza da vida. A ideia é fazer com que o aprendente com autismo consiga generalizar este aprendizado que servirá de porta de entrada para outras vias do conhecimento.

Sabemos que a intervenção em pessoas com autismo não é fácil, por isso, preparamos um material riquíssimo com 254 páginas para você utilizar com seus aprendentes/pacientes.

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