Testes & Materiais Gratuitos

Como trabalhar Tristeza, Alegria, Medo, Inveja e Horror com Adolescentes?

O que é Consciência Emocional?

A Consciência Emocional é a capacidade de reconhecer um sentimento no mesmo momento em que ele aparece.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Percebe-se atualmente que os adolescentes não possuem um conhecimento emocional inato profundo. A percepção de nossas próprias emoções envolve saber como prestar atenção, ou decifrar o nosso próprio estado interno. Ou seja, se trata de fazer uma autoanálise do que sentimos, no momento em que sentimos. Também é importante avaliar sua intensidade: é necessário detectá-los no momento em que aparecem, com pouca intensidade em princípio para poder controlá-los sem esperar a transbordar.

Muitos de nós não exercitamos a nossa consciência emocional quando éramos crianças, e isso torna as coisas mais difíceis na adolescência, você não acha? Então devemos começar a trabalhar nisso sem demora. O lado positivo é que podemos trabalhar nossa capacidade emocional em qualquer lugar. Veja o material riquíssimo que separamos para compartilhar com você.

Esses são alguns sentimentos comuns entre os adolescentes mas, que sempre acabam gerando grandes conflitos nessa fase. Veja algumas cartas que selecionamos para você trabalhar essas emoções com seus pacientes.
ALEGRIA

Infelizmente, a psicologia ainda pesquisa pouco sobre as emoções que gostamos de sentir. Temos tantas emoções prazerosas, agrupadas sobre esse guarda-chuva de felicidade, quanto temos emoções que não gostamos de sentir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Amor, felicidade, empolgação, hedonia e tantos outras sensações prazerosas que temos dificuldade em distingui-las. Como as outras emoções, a alegria estreita a nossa atenção para eventos congruentes com o sentimento. Eventos alegres, por assim dizer, chamam eventos alegres. Ou seja, podemos fazer um ciclo virtuoso quando nos colocamos em situações que trazem prazer.


HORROR/TERROR

A vivência do Horror/Terror está presente de várias maneiras. Na ficção existem gêneros específicos como o cinema e a literatura de terror, cuja principal característica é criar uma atmosfera de pânico no espectador ou no leitor. Na vida real, o forte sentimento de medo pode ser vivido de muitas maneiras: o terror noturno das crianças, as situações ameaçadoras, de extremo perigo ou dentro dos contextos de violência ou guerra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement


INVEJA

Quando negamos a inveja em nós mesmos ou condenamos o outro por senti-la, rejeitamos algo que está dentro de nós. E com isso, tudo o que fazemos é apenas diminuir nossa autoestima. É como se você olhasse no espelho e falasse: “você é feio, não devia existir”. Portanto, o primeiro passo para lidar com a inveja é aceitá-la e tirar esse peso tão grande que damos a ela. O tabu, a condenação e o julgamento apenas tornam a energia da inveja mais forte, seja dentro ou fora de nós.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement


MEDO

Talvez seja a mais primitiva das emoções. Pode nos congelar, nos impelir a fugir e, em casos extremos, nos preparar para nos defendermos. Tipicamente, quando sentimos medo, nosso sangue sai das nossas mãos e estômago e vai para as nossas pernas. Nossa musculatura fica rígida, nosso coração acelera e nossa respiração fica curta (puxamos mais ar do que soltamos).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Sua função é clara: o que chamamos de medo é uma série de respostas fisiológicas que nosso corpo produz para nos ajudar a fugir de uma ameaça. Sentir medo e fugir aumenta as nossas chances de sobreviver em um mundo que já foi mais perigoso do que é hoje – um mundo onde, detrás de qualquer moita poderia haver um predador. Ou seja, sentimos medo frente a alguma ameaça ou algum sinal de que alguma ameaça pode vir.


TRISTEZA

Uma das emoções mais difíceis de entender talvez seja a tristeza. Qual a utilidade dessas lágrimas e dessa falta de energia? Como isso pode ter sido importante em nossa história evolutiva?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Quando estamos tristes, nos sentimos cansados e sem energia. Às vezes, ficamos com a sensação de que nada mais vai ser prazeroso e de que as coisas vão ser desanimadoras para sempre. Temos dificuldade de lembrar de momentos felizes e tendemos a ruminar em um passado de arrependimentos.


PLANO DE FUNDO DAS CARTAS FEMININAS
PLANO DE FUNDO DAS CARTAS MASCULINAS
Gostou das cartas que disponibilizamos para você? Que bom, temos muito mais para compartilhar em nossas próximas postagens.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Kit Trabalhando as Emoções_adolescentes
Kit Jogo das Emoções_Adolescentes

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Trilha das Emoções_Adolescentes
Kit das Emoções_Adolescentes jogo da memoria

One thought on “Como trabalhar Tristeza, Alegria, Medo, Inveja e Horror com Adolescentes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp