Como realizar Estimulação Cognitiva com Idosos?

Nos idosos, a estimulação cognitiva (sigla EC) atua diretamente nos mecanismos neurológicos ligados à plasticidade cerebral.  

A mesma tem por objetivo trabalhar e estimular as funções cerebrais da pessoa, ou seja, sua capacidade de:

  • Memorização;
  • Concentração;
  • Coordenação;
  • Atenção;
  • Resolução de problemas, entre outras, visando preservar ou melhorar tais funções.
Exercícios que estimulam o cérebro e jogos de raciocínio são alternativas para manter uma vida saudável, prevenir doenças e garantir o bem-estar dos 60+.
Veja algumas Técnicas Simples de Estimulação das Habilidades Mentais para realizar com Idosos.
Os jogos fazem parte da infância de qualquer pessoa. Atualmente, eles não são apenas entretenimento e ajudam a exercitar o cérebro. Os  mesmos ajudam a manter habilidades como memória e garantindo qualidade de vida para idosos de maneira divertida e prazerosa.
idosos vol6
Os mesmos contribuem para a estimulação das funções executivas que trazem sucesso não apenas na construção de habilidades cognitivas, mas também como socioemocionais, de ética e cidadania.


 Essa atividade ajuda reduzir o desperdício de alimentos e melhorar a qualidade nutricional das refeições dos idosos, visto que o cuidador pode selecionar as fichinhas de acordo com que eles  podem escolher para suas refeições.

Apesar da fase ser conhecida pelo declínio, com os alimentos certos coração, ossos e memória podem ser protegidos.

idosos vol6


Você conhece os benefícios do Jogo da Memória para Idosos? Descubra!

Nosso corpo sofre vários desgastes ao longo do tempo, inclusive o nosso cérebro. Por esse motivo, é importante realizar atividades que estimulem a mente a guardar informações. Investir em jogo da memória para idosos é um ótimo caminho para alcançar esse objetivo.
Essa prática é importante porque, assim como outras partes do corpo humano, o cérebro também apresenta melhoras significativas por meio de treinos.

PLANO DE FUNDO PARA O JOGO DA MEMÓRIA

Gostou das sugestões? Você pode baixar, imprimir, plastificar e utilizar com seus idosos. Se quiser mais recursos basta conhecer nosso volume com 172 páginas contendo técnicas eficazes  comprovadamente exitosas para exercitar habilidades instauradas, mostrando ao idoso como ele pode utilizar de uma melhor maneira esses recursos.  É importante mencionar que a estimulação cognitiva pode se mostrar mais econômica que outros tratamentos.


Você gostaria de obter exercícios completos para a estimulação cognitiva? Então, vai amar conhecer nossa “Coleção Intervenção Psicopedagógica”. 

Coleção Intervenção Psicopedagógica


Tire agora suas dúvidas pelo WhatsApp  021-97421-7212.botão chamar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Chamar no Whatsapp