fbpx

Como o Psicopedagogo contribui no processo de Alfabetização?

 A Psicopedagogia atua junto à Educação, facilitando o entendimento das dificuldades de aprendizagem, identificando-as, intervindo no processo de alfabetização, fornecendo mecanismos adequados para solução dos problemas encontrados, ou seja, funcionando como mediadora na relação dos sujeitos aprendentes.

O profissional da psicopedagogia assume papel de importância na abordagem e solução das dificuldades, visto que  aprender significa enfrentar novos desafios em relação ao conhecimento.

A psicopedagogia é um campo do conhecimento que interage de modo coerente com outros conhecimentos e princípios de diferentes áreas do conhecimento. Por essas e outras, que esses profissionais são de fundamental importância no processo de alfabetização.

O psicopedagogo pode contribuir nesse momento tão importante e que as vezes se torna frustante para crianças e adolescentes. O mesmo poderá identificar:

  • Diversos fatores que podem dificultar a aprendizagem;
  • E encontrar falhas nos métodos de ensino;
  • E apresentar recursos que podem ajudar na alfabetização;
  • E minimizar possíveis dificuldades e bloqueios.
  • E excluir recursos que estejam atrapalhando ou dificultando o processo, dentre muitas outras coisas.

Sabemos que existem várias situações que nesse período podem afetar e muito o processo de alfabetização, por isso o psicopedagogo pode transformar algo frustrante em momentos prazerosos e exitosos.

Para solucionar difíceis problemas de aprendizagem é necessário um trabalho coletivo que envolva não apenas: família; escola e aluno, mas outros profissionais atuantes tanto na área da Educação como em áreas afins, estando a Psicopedagogia dentro destas áreas e contribuindo significativamente na superação de barreiras encontradas para o avanço na aprendizagem.

Para identificar possíveis problemas no processo de alfabetização, a PsiquEasy desenvolveu uma coleção exclusiva, com recursos riquíssimos que possibilitam identificar e ao mesmo tempo minimizar esses problemas que é o PPpA – Práticas Psicopedagógicas para Alfabetizar.


Veja em nosso vídeo que nem sempre as dificuldades de aprendizagem são efetivamente distúrbios ou transtornos.

Gostou do nosso post? Te ajudou de alguma forma? Deixa sua contribuição em nosso comentário. Será muito bom ouvir suas sugestões, dúvidas e/ou críticas.


Conheça nossa coleção exclusiva para trabalhar os problemas de alfabetização.

Entre em contato pelo whatsapp para mais informações: (21)97421-7212.


Fonte: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/esporte/contribuicoes-da-psicopedagogia-nas-dificuldades-de-leitura-e-escrita/4543

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chamar no WhatsApp