Psicopedagogia

Isolamento Social e os Problemas de Aprendizagem

Por causa da Pandemia fomos forçados a viver isolados da sociedade. É certo que esse isolamento tem causado um impacto muito grande na vida das pessoas. No que se refere a aprendizagem não acontece de forma homogênea, considerando as variadas populações de nosso território, sendo muito mais acentuados entre crianças e adolescentes que já vivenciavam situações de vulnerabilidade social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Uma das mais importantes variáveis associadas aos problemas de aprendizagem é o contexto socioeconômico em que eles vivem. São diversos os fatores que aumentam consideravelmente a propensão a apresentarem piores resultados educacionais. 

Longe das aulas presenciais e do acompanhamento adequado, um impacto negativo será visto na cognição dos alunos, com a perda de conhecimentos e de habilidades acadêmicas já adquiridas, especialmente naqueles que já apresentavam dificuldades escolares antes da pandemia e que deixaram de receber suporte profissional habilitado para superar transtornos específicos. Nestes, haverá um retrocesso considerável no processo de inclusão. 

Sabemos que a interação e a ludicidade são fundamentais para o desenvolvimento e socialização das crianças. O afeto é transmitido essencialmente pelo contato físico, não podendo ser substituído pela tecnologia. Os pediatras perceberam aumento das alterações de comportamento dos pacientes durante o período de isolamento social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Pediatria, oito a cada dez crianças apresentaram sinais e sintomas de tristeza, apatia, irritabilidade e agressividade, de acordo com relato dos pais. Há uma grande preocupação de que esses sinais e sintomas, se não forem cuidados com a devida atenção, possam evoluir para quadros de depressão e transtornos mais graves, especialmente em alunos que já se encontravam emocionalmente fragilizados ou com problemas no comportamento antes da pandemia.  

É fundamental acompanhar as crianças e adolescentes nesse momento para que tais problemas não se agravem dia após dia. A atenção deve ser redobrada para minimizar os efeitos do isolamento social.

Referência:

https://pebmed.com.br/consequencias-do-isolamento-social-para-os-estudantes-brasileiros-durante-a-pandemia/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp