Você conhece o Esquema Evolutivo da Aprendizagem?
O processo de aprendizagem é um processo bastante complexo e delicado, porém é muito saudável que haja dúvidas, desequilíbrios, dificuldades e adaptações para se assimilar e acomodar novos conhecimentos. Tal complexidade do processo de aprendizagem humana leva Visca (1987) a concebê‑lo sob quatro diferentes níveis, denominados por ele de esquema evolutivo da aprendizagem, estendendo‑se do nascimento até a morte do indivíduo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Protoaprendizagem ou 1º nível de aprendizagem – É a aprendizagem das primeiras relações vinculares, interação entre a criança e a mãe.
Deuteroaprendizagem ou 2º nível de aprendizagem – Apreensão da cosmovisão do grupo familiar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aprendizagem assistemática ou 3º nível de aprendizagem – Aquisição instrumental das técnicas e recursos que permitem o desempenho numa comunidade restrita.
Aprendizagem sistemática ou 4º nível de aprendizagem – Dá-se na interação com reativos particulares selecionados, ou seja, as instituições escolares, que a sociedade veicula através de instituições de educação infantil, ensino fundamental, médio e superior.
Segundo esse autor, se a criança estabelece um vínculo negativo em qualquer uma dessas etapas de sua vida, poderá gerar consequências em seu desenvolvimento, de maneira parcial ou total, produzindo déficits ou obstáculos à aprendizagem.
Por isso é fundamental acompanhar todos os níveis com bastante carinho e atenção.
Fontes de Pesquisa: