Psicopedagogia

Você conhece o Esquema Evolutivo da Aprendizagem?

O processo de aprendizagem é um processo bastante complexo e delicado, porém é muito saudável que haja dúvidas, desequilíbrios, dificuldades e adaptações para se assimilar e acomodar novos conhecimentos. Tal complexidade do processo de aprendizagem humana leva Visca (1987) a concebê‑lo sob quatro diferentes níveisdenominados por ele de esquema evolutivo da aprendizagem, estendendo‑se do nascimento até a morte do indivíduo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Protoaprendizagem ou 1º nível de aprendizagem – É a aprendizagem das primeiras relações vinculares, interação entre a criança e a mãe.


Deuteroaprendizagem ou 2º nível de aprendizagem – Apreensão da cosmovisão do grupo familiar.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Aprendizagem assistemática ou 3º nível de aprendizagem – Aquisição instrumental das técnicas e recursos que permitem o desempenho numa comunidade restrita.


Aprendizagem sistemática ou 4º nível de aprendizagem – Dá-se na interação com reativos particulares selecionados, ou seja, as instituições escolares, que a sociedade veicula através de instituições de educação infantil, ensino fundamental, médio e superior.


Segundo esse autor, se a criança estabelece um vínculo negativo em qualquer uma dessas etapas de sua vida, poderá gerar consequências em seu desenvolvimento, de maneira parcial ou total, produzindo déficits ou obstáculos à aprendizagem.

Por isso é fundamental acompanhar todos os níveis com bastante carinho e atenção.


Fontes de Pesquisa:

https://psicod.org/dificuldades-de-aprendizagem.html?

https://pensaraeducacao.com.br/pensaraeducacaoempauta/aprendizagem-provem-das-capacidades-individuais-ou-dos-aspectos-ambientais-exclusivo/#:~:text=Sistem%C3%A1tica%2C%20quando%20ocorre%20um%20ambiente,qualquer%20outra%20manifesta%C3%A7%C3%A3o%20n%C3%A3o%2Dformal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp