Psicopedagogia

Quais Emoções tem causado o Dia das Mães?


O Dia da Mães tem despertado muitas Emoções.

O segundo domingo de maio é marcado pela tradicional comemoração do dia das MÂES. Embora a economia do país esteja passando por um momento de crise o Dia das Mães continua sendo a segunda data mais importante para o comércio no ano. Percebemos que essa data mobiliza milhares de pessoas em todo Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Esse dia desperta muitos sentimentos em pessoas de todas as idades. Os sentimentos podem ser definidos como estados e reações que o corpo humano é capaz de expressar diante dos acontecimentos que os indivíduos vivenciam. Emoção é uma sensação física e emocional que é provocada por algum(s) estímulo(s), que pode(m) ser um sentimento ou um acontecimento.

emoções e sentimentos
Vivenciar emoções é muito pessoal, elas podem ser sentidas de formas diferentes por cada pessoa. 

Embora sejam vistos como sinônimos, os sentimentos e as emoções são considerados movimentos diferentes do ponto de vista psíquico e do psicológico. A emoção pode ser caracterizada como um conjunto de respostas químicas e neurais baseadas nas memórias emocionais, que surgem quando o cérebro recebe um estímulo externo. Já o sentimento seria então uma resposta à este conjunto de respostas da emoção e diz respeito a como uma pessoa se sente diante destas respostas. Portanto, são dois tipos de reações totalmente relacionados entre si.

É realmente fascinante comemorarmos um dia tão especial. O dia das mães representa o puro sentimento de Amor e reciprocidade. Mãe é uma pequena palavra que representa um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia a si própria, força e sabedoria.

Sabemos o quanto uma MÃE é importante na vida do filho e de toda a família. O afeto que recebemos na infância é muito importante. O afeto faz com que haja um desenvolvimento emocional e saudável no ser humano. A influência de uma mãe na mente e no coração dos filhos é muito grande, seja para o bem ou para o mal, e repercutirá nos relacionamentos destes pelo resto da vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Mãe e sua Autoridade Emocional
dia das mães psiqueasy

Quando a autoridade emocional é bem trabalhada gera crianças seguras e amadas para toda vida. Já crianças que não têm laços afetivos bem trabalhados têm tendência a comportamentos destrutivos e infratores na tentativa de reorganizar o caos interior.

O bom relacionamento entre mãe e filho ajuda na formação da autoimagem positiva, que o acompanhará na vida conjugal, profissional e social. No entanto, a falta desse relacionamento também provoca um grande impacto, gerando uma autoestima baixa, com comportamentos de prepotência e (ou) submissão diante de outras pessoas.

Devemos refletir sobre a importância que toda mãe tem na vida de seus filhos e família, A ausência e(ou) desprezo podem causar grandes problemas emocionais e psicológicos.

Algumas mães acabam se esquecendo de que, além da sua autoridade emocional, existe a espiritual, uma “arma” que deve ser usada a favor dos filhos, pois Deus, que ordenou todas as coisas, concedeu aos pais influência sobre sua prole, portanto, pai e mãe podem, conscientes ou inconscientemente, abençoar ou amaldiçoar a vida atual e futura de seus filhos, pois a fonte da autoridade não está na pessoa, mas na função parental.

Quando uma mãe é carinhosa e atenciosa, mesmo tendo suas ocupações são inesquecíveis para seus filhos e família. São admiradas, veneradas, amadas por todos que a cercam e se tornam insubstituíveis.

mães psiqueasy
Ser mãe é exercer a função mais importante que há. As mães têm funções vitais para o desenvolvimento dos filhos, sem as quais eles correm sérios riscos, dentre elas:
  • Amar (É obrigação de uma mãe, perante Deus e perante os homens, amar seus filhos);
  • Ensinar (É obrigação de cada mãe ensinar seus filhos a serem pessoas educadas, honestas, virtuosas e retas em todos os âmbitos da vida);
  • Incentivar (As mães, para cumprirem bem seu papel, precisam dar incentivos constantes a seus filhos no que concerne aos estudos, esportes, trabalho, família, serviço ao próximo e outros bons projetos de vida);
  • Aconselhar (Depois de tudo o que uma mãe pode ensinar de bom para seus filhos, surgirão questões sobre as quais um bom conselho pode ser fundamental), dentre muitas outras funções que só mãe tem a capacidade e o dom para exercer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Quem posso chamar de mãe?
chamar de mãe psiqueasy

Posso chamar de mãe não somente aquela que me colocou no mundo, mas a que me acolheu nos braços e me deu amor. Aquela que me protegeu toda vez que tive medo. A mesma que sempre tirou um tempo para me aplaudir na escola e até mesmo ouvir as reclamações da professora. Essa pessoa esplendorosa nunca esqueceu meu aniversário, também não me deixou só quando estive doente e(ou) triste.

Mãe é aquela que só de estar por perto te faz sentir tão tranquila(o) que você acaba a adormecer e quando acorda advinha quem é a primeira pessoa a te olhar? Provavelmente é a mesma que passa muitas noites a vigiar seu sono.

Mãe é quem te dá afeto, ternura, atenção, amor e é a única pessoa que ri de tudo que você diz, mesmo sem ter graça nenhuma. É firme sem perder a ternura, é quem abandona a si mesma para cuidar sempre do filho e da família.

Sempre participou da sua vida, te viu crescer, vibrou com cada passo que você deu. Antes de você existir já te amava, já te imaginava e quando você chegou, cuidou de você, segurou tuas mãos e te fez sentir o sentimento mais profundo que pode existir que é o amor.

Posso chamar de MÃE, aquele ANJO lindo que desde o princípio me amou e jamais me abandonou nem me abandonará.

Como trabalhar o Dia das Mães na Escola?
psiqueasy

Todo ano vemos professores, gestores, coordenadores e orientadores, preocupados em fazer uma bela homenagm para o dia das mães. Desde a educação infantil até o ensino médio, são propostas atividades que homenageiam as mães. Essa é uma excelente ação,  no entanto, deve-se ter cautela, pois atualmente são muitas as pessoas que não tem por diversos motivos mães para comemorar.

Algumas mães Deus levou, outras abandonaram ou (e) abriram mão da função de ser mãe, outras não dão o devido valor, e tantos outros tristes motivos.

Dessa forma é necessário ter muito cuidado com as atividades propostas na escola. Tenho certeza que muitos professores já presenciaram olhos tristes e lagrimejantes ao falar dessa data, assim como atitudes agressivas de alunos que se negam e (ou) até mesmo rasgam as atividades para as mães e também falam coisas grosseiras sobre a data.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Nesse momento não podemos ser indiferentes a isso, muito menos puni-los por não quererem participar, devemos respeitar, pois não sabemos qual(is) sentimentos estão sendo carregados por essas pessoas.

Mas, o que fazer então?
crianca-nao-quer-ir-escola psiqueasy

Antes de impor que todos os alunos indepente da modalidade de ensino participem de propostas voltadas para temas que despertam tantas emoções e sentimentos, faz-se necessário conversar. Crianças e adolescentes são os que mais sofrem com a ausência e(ou) perca da mãe. Assim, é preciso quebrar o tabu e falar sobre o assunto, mostrando que mãe não é apenas aquela que traz o filho ao mundo, mas também as que protegem e dão amor.

Existem pais que são mães, avó mãe, tia mãe, mãe de coração, mãe por opção, irmã mãe e tantas outras pessoas que decidiram ser MÃES.

Devemos respeito a todos aqueles que dão AMOR, pois vivemos em um mundo onde a cruedade não tem fim. Onde crianças tem sido expostas, maltratadas, violentadas e por vezes até mortas.

O AMOR deve ser preservado e nada melhor que o dia das mães para refletirmos sobre a INFLÊNCIA dessa pessoa na vida de tantas outras pessoas.

O verdadeiro educador sabe bem que sempre tem que ter o plano B e milhares de formas de abordar questões tão difícies como essa. Sabemos que não é fácil lidar com a dor, e quando a dor é do outro mais complicado ainda, mas com Amor tudo é possível.

A todas aquelas (es) que decidiram ser MÃES, PARABÉNS, escolherem uma missão árdua, porém a mais bela e prazerosa de todas.

Desde já Feliz dia das Mães….
rosa psiqueasy

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Sugestões de Atividades para serem trabalhadas no dia das mães…

LIVRINHO MÃES

IDEIAS DIA DAS MÃES

DIA DAS MÃES

DIA DAS MÃES 2

PsiquEasy

Leia também: Diagnóstico Psicopedagógico

Veja ainda: Crianças Felizes possuem Almas Saudáveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp