Psicopedagogia

Problemas na Aprendizagem e a falta de Autoridade dos Pais

Você enquanto pai e/ou profissional da educação sabia que:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

 Nunca na escola se discutiu tanto, quanto hoje, assuntos como falta de limites, desrespeito na sala de aula e desmotivação dos alunos. Nunca se observou tantos professores cansados, estressados e, muitas vezes, doentes física e mentalmente. Nunca os sentimentos de impotência e frustração estiveram tão marcantemente e presentes na vida escolar.

(BRAMBATTI, 2010, p. 2)

Quando os pais não colocam limites para os filhos desde sua infância, estão contribuindo para formar cidadãos que não compreendem suas responsabilidades e que não respeitam normas e o outro, acabam colhendo aquilo que semearam com sua educação (WHITE, 1976, p. 11). Pais que não compreendem sua responsabilidade em mostrar para o filho seus erros e ainda defendem suas atitudes erradas estão contribuindo com um mal sem medidas na vida dos filhos. Outro problema é cair no extremo oposto e ser extremamente repressivo. Pais inseguros reagem demonstrando poder. Enrijecem em suas decisões, refletindo falta de confiança em si mesmos e, consequentemente, em seus filhos.

O “NÃO” dito uma vez não poderá virar “SIM“.

Alguns pais, porém, dizem “não” a certas ações das crianças e não conseguem sustentar seu posicionamento.

 Os pais não deveriam permitir desobediência. Para isso, o maior segredo é os pais obedecerem seus próprios “não”. Significa que só deve proibir algo que eles realmente possam sustentar, sem logo transformá-lo em “sim” ao menor motivo. A obediência fica garantida pelo respeito que os pais exigem do(s) filho(s).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

A falta de autoridade dos pais causa a indisciplina. Os atos indisciplinados prejudicam a aprendizagem do aluno, podendo levá-lo a reprovações. Quando ocorre a indisciplina, o foco que seria a aprendizagem acaba deixando de ficar em primeiro lugar, comprometendo a concentração exigida para aprender por parte do aluno, auxiliando também para não realização das atividades, provocando dificuldades significativas na aprendizagem.

Fonte:

https://www.efdeportes.com/efd189/a-falta-de-limites-na-educacao-dos-filhos.htm

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/provaveis-causas-que-familia-influencia-na-indisciplina-escolar.htm#:~:text=Fam%C3%ADlias%20desestruturadas%2C%20com%20pais%20separados,sem%20limites%20e%20conseq%C3%BCentemente%20indisciplinados.&text=Fica%20por%20conta%20da%20fam%C3%ADlia,educa%C3%A7%C3%A3o%20que%20os%20pais%20transmitem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp