Psicopedagogia

Em qual material devo investir: Impresso ou Digital?

Muitos profissionais na hora de investir ficam na dúvida entre qual a melhor opção. Impresso ou Digital? Então, hoje vamos mostrar para vocês algumas informações sobre eles.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Por muito tempo a versão impressa era a única opção que tínhamos quando precisávamos estudar e pesquisar. Precisávamos carregar uma quantidade enorme de livros para todos os lados. Isso trazia um grande desconforto e dificuldades de locomoção, não é mesmo.

Claro que existe o lado positivo também, afinal para os apaixonados por livros nada substitui pegar nas mãos, sentir a textura das suas páginas ao folheá-las, cheirar o livro e guardá-lo lindamente em uma estante. Argumentos indiscutíveis não é mesmo?

No entanto, a tecnologia chegou para tornar nossa rotina cada vez mais prática. Os livros digitais estão tomando conta do mercado e faz toda a diferença, pois nos dá muitas vantagens que o livro físico não dá, como por exemplo:

Mobilidade: Não precisa carregar peso, o que faz muito bem para coluna. Os leitores digitais costumam pesar algo em torno de 130g a 300g, enquanto os livros impressos podem chegar até a ultrapassar 3kg dependendo da edição.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Acessibilidade: Fazer a leitura em tablets, smartphones e notebooks que também pesam pouquíssimas gramas;

Preço: Custo baixo (Geralmente são 70% mais baratos que os impressos). Adquirir muitos volumes investindo pouco (com o valor de 01 volume impresso você consegue comprar 3, 4, 5, digitais e por vezes muito mais);

Responsivo: Pode ser utilizado em qualquer lugar e de qualquer dispositivo;


• Alta resolução e qualidade;
• Em caso de testes, avaliações, provas, exercícios entre outros pode ser impresso quantas vezes for necessário;
• Ter sempre a impressão original do material, descartando a xerox;
• Evita o desgaste físico do material, o que mantem seu investimento sempre bem conservado.

Anotações e marcações de texto:

Esta é uma dúvida muito comum entre os leitores. É possível fazer anotações e marcações de texto no livro digital? A resposta é: SIM. Os e-books possuem um recurso que permite que você faça anotações e marcações normalmente, inclusive você pode compartilhá-las em suas redes sociais após a leitura.

• Fácil utilização dentre muitas outras vantagens.

Digital não substitui o Impresso, ambos tem seu espaço.

Para fazer sempre uma boa escolha e investimento é preciso analisar como e quando precisara utilizar esse material. Com essas respostas é possível identificar qual a melhor opção. Se você precisa de um material onde deverá aplicar por vezes os mesmos: testes, avaliações, provas, atividades, sondagens várias vezes e em momentos diferentes, o mais indicado é: a versão digital, pois com ela poderá utilizar dessa forma, o não impede de ter o impresso como instrumento de pesquisa e estudo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Já livros como: romances, ficção, terror, entre outros ficam a critério do leitor. Ele deverá escolher a opção que mais o agradar. Podemos perceber que uma opção não exclui a outra, só precisamos saber qual é a mais indicada para o que precisamos e/ou queremos fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp