fbpx

Você sabe o que é Readaptação Escolar e sua importância?

Para entendermos o que é readaptação precisamos saber primeiro o que é adaptação?

O que é adaptação escolar?

A adaptação escolar envolve o contato e familiarização do aluno com contextos muito diferentes dos que ele já está acostumado, podendo compreender a entrada ou troca de escola, uma nova turma, uma nova professora ou nível também.

E readaptação o que é então?

readaptação escolar _novo 03

Readaptar-se consiste em adaptar-se novamente naquilo em que já estava-se adaptado anteriormente, no entanto, que por algum motivo, esteve distante ou afastado por algum tempo. Nesse caso estamos nos referindo ao ensino presencial. A pandemia nos afastou da rotina escolar por um período considerável. Esse isolamento causou diversas mudanças na vida de todos, isso é fato. Por isso, faz-se necessário nesse momento de “Volta as Aulas” passar por um processo de Readaptação.

Por que esse processo de Readaptação é tão importante?

Readaptação escolar _novo

O processo de adaptação escolar é muito importante por diversos motivos. Dentre eles podemos destacar a relevância dessa adaptação para a aquisição de resultados no desenvolvimento escolar. Outro aspecto fundamental é o contato com a sociedade, quando bebês o único contato social é com a família, com o passar do tempo esse contato vai se ampliando até chegar ao contexto educacional. Nesse ambiente os educandos passam a interagir melhor entre si, aprendem mais e se desenvolvem no âmbito físico, social e emocional.

Depois que passa todo esse processo de readaptação à relação do educando com a escola é outro. Esse processo de readaptação escolar é crucial para que os mesmos estabeleçam um vínculo com a instituição e volte a ficar à vontade para aprender. Esse processo é muito importante, ainda que seja difícil nesse momento, porém logo irá se estabelecer, dessa forma todos iremos relaxar um pouco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Chamar no Whatsapp