Transtornos de Aprendizagem: “Como Lidar com o Desconhecido?”

Antes das redes sociais, não ouvíamos falar muito sobre: Transtornos, Distúrbios e/ou Dificuldades Específicas da Aprendizagem. O comportamento “incomum” de crianças e adolescentes eram “rotulados” como: indisciplinado, mal-educado, desobediente, dengoso, preguiçoso, malcriado, grosseiro e descortês, entre muitos outros.

O que faziam os pais quando esse tipo de comportamento acontecia?

Gritos


Surra


Castigo

Infelizmente, ainda acontece.. Existem também muitas pessoas que foram criadas dessa forma, como se isso fosse “NORMAL”, mas, não é segundo afirmam os especialistas. Vamos entender o por quê?

O que acontece no cérebro de uma criança quando você grita?

CÉREBRO, então, dispara um coquetel de hormônios no sangueadrenalina e corticóides. A prioridade é manter-se VIVO. A autoestima e a motivação pelo estudo diminuem. Algumas crianças se fecham e outras ficam agressivas, como uma ESTRATÉGIA de DEFESA do organismo. Assim como gritar não é bom , bater muito menos.

O que aconteceu depois das Redes Sociais?

Com a chegada das Redes Sociais muitas coisas mudaram, principalmente o que se refere a informação. A mesma, trouxe conhecimento o que possibilitou a compreensão sobre muitos assuntos que não sabíamos. Isso já ajudou e ainda ajuda pais compreenderem o comportamento de seus filhos, deixando-os atentos a diversos sinais.

Claro que nem todo “comportamento inesperado” é sinal de algum tipo de: Transtorno, Distúrbio e/ou Dificuldade. Existe sim o calundu, a desobediência, a preguiçosa e malcriação. Por isso, os pais devem estar sempre atentos, observando o comportamento e os sinais que podem persistir e que não podem ser ignorados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Chamar no Whatsapp