Como traçar o Perfil Psicoeducacional?

Traçar o Perfil Psicoeducacional é muito importante para conhecer melhor o paciente/aprendente.

Este instrumento nos auxilia na compreensão e descrição de padrões irregulares de aprendizagem e comportamentos que podem comprometê-lo, fornecendo informações valiosas para elaboração de um planejamento Psicoeducacional individualizado.

O PEP-R (Perfil Psicoeducacional Revisado) é um instrumento de avaliação voltado para crianças, entre 1 e 12 anos, com autismo e transtornos correlatos da comunicação. Este instrumento nos auxilia na compreensão e descrição de padrões irregulares de aprendizado e comportamentos que podem comprometê-lo, fornecendo informações valiosas para elaboração de um planejamento psicoeducacional individualizado.

O PEP foi um instrumento concebido para identificar padrões de aprendizagem irregulares e idiossincráticos, destinando-se a crianças cuja faixa etária varia entre 1 e 12 anos.

As dimensões avaliadas são: coordenação motora ampla, coordenação motora fina, coordenação visuo-motora, percepção, imitação, performance cognitiva e cognição verbal (escala de Desenvolvimento), e as áreas de relacionamento e afeto, brincar e interesse por materiais, respostas sensoriais e linguagem (escala de Comportamento).

Para cada área, foi desenvolvida uma escala específica com tarefas a serem realizadas ou comportamentos a serem observados (Schopler & cols., 1990).

Perfil Psicoeducacional Psiqueasy

 

Link para baixar e imprimir  o Perfil Psicoeducacional:

perfil-psicoeducacional-revisto-pep-r

http://atividadeparaeducacaoespecial.com/pepr-cor.pdf

Leia mais sobre o teste: O PEP-R – Perfil Psicoeducacional Revisado como mediador no planejamento educacional


Se você tem outras sugestões de atividades, ou outros materiais, compartilhe conosco para que possamos continuar compartilhando saberes e facilitando o trabalho de milhares de profissionais em todo o Brasil. Basta enviar para o e-mail: blog.psiqueasy@gmail.com

Veja também: Supervisão Psicopedagógica e Neuropsicopedagógica

Leia ainda: Mini Exame do Estado Mental

2 comentários em “Como traçar o Perfil Psicoeducacional?

  • 29 de agosto de 2019 em 07:45
    Permalink

    Olá, tudo bem? Você possui as tabelas de conversão?

    Resposta
    • 4 de setembro de 2019 em 16:27
      Permalink

      Olá Felipe,no momento não disponibilizamos. Abraços

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chamar no WhatsApp