Psicopedagogia

Mini Exame do Estado Mental

Como compreender  o Estado Mental de Aprendizagem?

O Estado Mental de Aprendizagem dos seus pacientes/aprendentes não é algo aleatório.

O Exame do Estado Mental (EEM) é o processo através do qual o profissional que trabalha com saúde mental examina sistematicamente o estado mental de um paciente/aprendente.

Cada função mental é considerada separadamente de uma forma paralela a um exame físico. Muito do material do EEM é coletado durante a história. O resultado do exame e da entrevista são combinados para se formular o diagnóstico do profissional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

O exame do estado mental é a pesquisa sistemática de sinais e sintomas de alterações do funcionamento mental. É importante conhecer os aspectos voltados para: Orientação, Retenção, Atenção e Cálculo, Evocação, Linguagem e Habilidade Construtiva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Possíveis Atitudes Frente ao Examinador segundo estudo feito pela UFRGS

Frequentemente os pacientes/aprendentes são inicialmente reservados, limitando-se a responder as perguntas do examinador. Alguns são mais abertos, fornecendo mais dados e informações ricas a partir de menos perguntas. Outros são reticentes, fechados e até desconfiados, por vergonha, falta de vontade ou medo de contar suas experiências pessoais. Assim, a atitude frente ao examinador pode ser amigável, cooperativa, irônica, hostil, defensiva, sedutora ou ambivalente.


Se você tem outras sugestões de atividades, ou outros materiais, compartilhe conosco para que possamos continuar compartilhando saberes e facilitando o trabalho de milhares de profissionais em todo o Brasil. Basta enviar para o e-mail: blog.psiqueasy@gmail.com

Veja ainda: Teste de Compreensão Oral com Crianças acima de 7 anos

Leia Também: Jogos Psicopedagógicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp