Psicopedagogia

Síndrome de Down & Reposição do GnRH – Um Tratamento Promissor

Você sabia que recentemente foi descoberto um tratamento inovador que conseguiu reduzir pela primeira vez problemas cognitivos?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Isso mesmo. Estudo publicado na revista Science mostra que reposição do GnRH proporcionou benefícios para o raciocínio e para a memória.

O novo tratamento baseado na reposição de um hormônio melhorou o desempenho cognitivo e as conectividades cerebrais de pessoas com Síndrome de Down em um estudo recém-publicado na revista científica Science. Embora preliminares, os resultados inéditos são um sinal de esperança para o melhor controle de uma síndrome presente em aproximadamente 1 a cada mil nascimentos, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com o médico geneticista e diretor do laboratório Genetika, em Curitiba, Salmo Raskin são resultados iniciais, mas nunca houve nada parecido com potencial para melhorar a parte cognitiva da Síndrome de Down. Existem muitas pesquisas, mas é a primeira vez que houve uma descoberta com embasamento científico.

Segundo a neurologista da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) Sonia Brucki, existem vários níveis de comprometimento cognitivo, com quadros mais leves e outros mais graves, mas à medida que as pessoas com a síndrome envelhecem, para todos existe uma piora da cognição basal, com um acúmulo de patologias de fato muito semelhantes aos do Alzheimer. Então qualquer medicação que consiga melhorar a cognição ou ao menos retardar a neurodegeneração é muito bem-vinda, o estudo é um passo bastante importante para isso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

“A manutenção do sistema GnRH parece desempenhar um papel fundamental na maturação do cérebro e nas funções cognitivas. Na síndrome de Down, a terapia com GnRH parece promissora, especialmente porque é um tratamento que já existe sem efeitos colaterais significativos”, afirma o diretor de pesquisa do laboratório da Universidade de Lille, Vincent Prévot, um dos autores do estudo, em comunicado.


Fonte da Pesquisa

https://oglobo.globo.com/saude/medicina/noticia/2022/09/sindrome-de-down-tratamento-inedito-com-hormonio-melhora-o-desempenho-cognitivo.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp