Psicopedagogia

Qual a função das Provas de Memorização Visual?

As provas de memorização visual são usadas para avaliar a capacidade de uma pessoa de lembrar e reconhecer informações visuais. Essas provas podem ser usadas para avaliar a memória visual de curto prazo e memória visual de longo prazo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

A memória visual de curto prazo é a capacidade de reter informações visuais por um curto período de tempo. Por exemplo, lembrar de um número de telefone que foi visto na tela do telefone por alguns segundos antes de discá-lo. As provas de memorização visual podem ser usadas para avaliar essa capacidade, apresentando uma imagem ou uma série de imagens por um curto período de tempo e, em seguida, pedindo à pessoa que as reproduza da maneira mais precisa possível.

A memória visual de longo prazo é a capacidade de reter informações visuais por um período mais longo, às vezes até permanentemente. As provas de memorização visual também podem ser usadas para avaliar essa capacidade, apresentando uma imagem ou uma série de imagens e, em seguida, pedindo à pessoa que as reproduza depois de algum tempo ou pedindo à pessoa que reconheça as imagens em uma lista.

Essas provas podem ser usadas para avaliar a memória visual em diversas situações, como em avaliações neuropsicológicas, em pesquisas sobre cognição visual e em treinamentos cognitivos. As informações coletadas através das provas de memorização visual podem ser usadas para ajudar no diagnóstico e tratamento de distúrbios cognitivos e de memória, bem como para desenvolver estratégias para melhorar a memória visual em pessoas saudáveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Precisa de recursos para desenvolver a atenção com os aprendentes que apresentam TDAH, Deficit de Atenção, problemas de concentração, foco, memória e desenvolver as habilidades cognitivas dentre muitas outras?

Conheça nossa Coleção Provas de Memorização Visual em 04 volume – Já disponível em nossa Plataforma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp