fbpx

Teste de Audibilização e Memória

 

Audibilização e Memória

teste  foi elaborado com a finalidade de possibilitar a sondagem da capacidade de audibilização (memória) em crianças na fase inicial da aquisição da escrita.

 

  1. Discriminação fonemática: 24 pares de sílabas para serem distinguidos pela criança se são iguais ou diferentes.

Consigna: vou dizer duas sílabas e você vai me dizer se são iguais ou diferentes.

  1. Memória

2.1. Memória de frases – 6 frases apresentadas que a criança deverá repetir.

Consigna: Direi algumas frases e gostaria que você os repetisse pra mim. Pode repetir só o que você lembrar. Vou dizer só uma vez, por isso preste atenção.

2.2. Memória de dígitos – conjunto de dígitos para a criança repetir.

Consigna: Agora eu direi alguns números e, como fez com as frases, gostaria que me repetisse.

2.3. Memória de relatos – 3, 4, 5, 6 fatos que a criança deve repetir.

Consigna: vou contar umas histórias para você e gostaria que me repetisse se possível, usando as mesmas palavras.

 

  1. Conceituação

 3.1. Identificação dos absurdos – 6 frases onde os absurdos são indicados pela criança.

Consigna: vou dizer algumas frases e gostaria que no final de cada uma delas você me dissesse se o que aconteceu na frase é absurdo ou não, isto é, pode ou não acontecer e porque você achou ou não absurdo este fato.

3.2. Identificação de objetos e situações – identificar um objeto ou situação apresentada.

Consigna: vou fazer algumas perguntas e você me responderá como souber.

3.3. Definição de palavras – palavras que a criança deverá repetir por gestos usos, descrição, etc.

Consigna: vou perguntar o que é tal objeto e você me responderá o que souber

3.4. Organização sintático ­ semântica – conjunto de três palavras para a criança reunir significativamente.

Consigna: vou dizer algumas palavras e gostaria que você formasse frases com elas.

3.5. Avaliação do vocabulário compreensivo – 23 lâminas com 4 desenho, a criança deve dizer qual desenho de cada lâmina melhor se encaixa com a palavra dita pelo examinador.

Consigna: vou lhe mostrar algumas figuras e lhe dizer algumas palavras. Diga­me qual figura melhor representa cada palavra. (se necessário dê um exemplo).

 

  1. Discriminação Fonética

Consigna: “Vou dizer duas sílabas e você me dirá se elas são iguais ou diferentes”.

­24 pares de sílabas para serem distinguidos pela criança se iguais ou diferentes

­Anotar cada par errado.

 

PARTE I
1­pa / pa (  )                  9­ga / ca (  )                  17­za / za (  )
2­pa / ba (  )                  10­ca / ca (  )                  18­za / sa (  )
3­bo / pó (  )                  11­fa / fa (  )                  19­chu / zu (  )
4­bo / bo (  )                  12­fa / va (  )                  20­chu / chu         (   )
5­te / te (  )                  13­ve / ve (  )                  21­go /go (  )
6­te / de (  )                  14­fe / ve (  )                  22­go / co (  )
7­do / do (  )                  15­si / zi (  )                  23­je / je (  )
8­do / to (  )                  16­si / si (  )                  24­je / che (  )

 

  1. Memória

­ Memória de frases 

Consigna: “Eu vou dizer uma frase e gostaria que você a repetisse, pode repetir o que você lembrar, eu direi uma vez somente, por isso preste atenção”.

 

PARTE II – MEMÓRIA PARTE II A

1.­Lúcia faz bolo para a mãe.

2.­O animal feroz caiu no buraco.

3­. A linda menina faz as tarefas de casa.

4­. No almoço comi arroz, feijão, pão e guisadinho.

5.­Um pequeno cachorrinho entrou no pátio de minha casa.

6.­Pedro e seu irmão sobem no ônibus que vai para a escola.

­Memória de Dígitos

Consigna: “Agora eu direi alguns números e gostaria que você, como fez com as frases, me repetisse”.

­Conjunto de dígitos para a criança repetir. Anotar a ordem que foi dita pela criança.

PARTE II B

1) 3­8­6                                    

2) 2­7­5                                    

3) 9­0­4                                    

4) 7­3­2                                    

5)  3­4­1­7  _                          _

6)  6­1­5­8  _                          _

7)  7­2­0­9  _                          _

8)  1­5­8­6  _                          _

9)  9­4­7­3­1                           

10) 8­4­2­3­9                           

11) 5­2­1­8­3                           

12) 7­0­4­9­6                           

 

­Memória de Relatos

Consigna: “Eu vou contar algumas histórias bem pequenas e gostaria que você repetisse, se possível usando as mesmas palavras”.

­3­4­5­6  fatos que a criança deve repetir, anotar os relatos.

 

PARTE II C

Relato com três fatos

1.­Ontem era domingo.

2.­As crianças foram jogar bola.

3.­E voltaram cansadas.

Relato com quatro fatos

4­. O menino estava de aniversário.

5. ­Convidou seus amiguinhos.

6­. Todos cantaram parabéns.

7. ­E ele ficou feliz.

Relato com cinco fatos

8. ­A menina foi visitar sua vovó.

9. ­Que mora perto do parque.

10. ­Ela andou de roda gigante.

11­. Comeu pipoca.

12. ­E voltou à noite.

 

Relato com seis fatos

13­. Paulo levou seus brinquedos para a escola.

14. ­Na hora do recreio brincou com seus amigos.

15. ­Depois guardou tudo na sacola.

16. ­Ele esqueceu um carrinho.

17­. E na casa chorou muito.

18. ­Mas no outro dia a professora entregou.

 

3. ­Conceituação

­Identificação dos absurdos

Consigna: “Vou dizer algumas frases e no final de cada uma delas você me dirá se o fato que aconteceu na frase é absurdo ou não, isto é, não pode acontecer ou se pode acontecer e porque você achou que é absurdo ou não este fato”.

­6 frases onde os absurdos deverão ser apontados pela criança. Anotar as respostas

 

PARTE III A

1.­ O menino e o cachorro calçaram os seus sapatos.

2.­ As crianças acenderam a fogueira no rio.

3.­ Como chovia muito o menino jogou-­se no lago para não se molhar.

4.­ Joãozinho tem em casa um gato, um cachorro e um leão.

5.­ Fui na padaria comprar leite, pão casado e manteiga.

6.­ Quando faltou luz, o menino foi ver televisão.

 

­Identificação de objetos e situações

Consigna: “Vou lhe fazer algumas perguntas e você me responderá como souber”.

­Identificar um objeto ou situação apresentada. Anotar as respostas.

PARTE III B

1­. O que serve para cortar carne?

2.­ O que serve para escrever?

3.­ Onde se colocam flores?

4­ Quando se toma banho?

5­. Quando se bebe água?

 

­Definição de palavra

Consigna: “Vou apresentar o que é tal objeto e você me responderá o que souber”.

­Palavras que a criança deve definir por gestos, usos, descrições, etc. Anotar.

PARTE III C

1­ Tesoura:

2­ Chave:

3­ Fruta:

4­ Casa:

5­ Papagaio:

6­ Bruxa:

 

­Organização sintático/­semântica

Consigna: “Vou dizer algumas palavras soltas e gostaria que você formasse frases usando todas as palavras que eu disser”.

­Conjunto de três palavras para a criança reunir significativamente. Anotar as frases.

 

PARTE III D

1­. menino – futebol – domingo:

2.­ escola – criança – tarde:

3.­ praça – balanço – criança:

4.­ viagem – homem – ônibus:

5.­ chuva – inverno – frio:

 

­Avaliação do vocabulário compreensivo

Consigna: “Vou lhe mostrar algumas figuras e dizer uma palavra e você apontará para a figura que para você representa esta palavra”. (se necessário dê um exemplo)

­23 lâminas com 4 desenhos, a criança deve identificar o desenho que melhor se adapte a palavra dita pelo examinador. Verificar os erros e anotar.

PARTE III E

1­ Brinquedo:

2­ Trabalho:

3­ Queda:

4­ Transporte:

5­ Herói:

6­ Diversão:

7­ Cansado:

8­ Organizado:

9­ Descuidado:

10­ Quente:

11 ­Veloz:

12 ­Antigo:

13 ­Montar

14 ­Agradecer:

15 ­Emprestar:

16­ Competir:

17­ Pensar:

18­ Ajudar : 

19­ Perigo:

20 ­Surpresa:

21 ­Coragem:

 22 ­Rebeldia:

23 ­Alegria:

 

  1. Crianças de 7 anos

 

Grupo Inferior Grupo Médio Inferior Grupo Médio Superior Grupo Superior
I A Abaixo de 16 De 16 a 19 De 19 a 22 Acima de 22
II Abaixo de 20 De 20 a 24 De 24 a 28 Acima de 28
III Abaixo de 27 De 27 a 32 De 32 a 37 Acima de 37
I A + II + III Abaixo de 64 De 64 a 75 De 75 a 86 Acima de 86

 

  1. crianças de 5 a 6 anos

 

Grupo Inferior Grupo Médio Inferior Grupo Médio Superior Grupo Superior
I A Abaixo de 14 De 14 a 17 De 17 a 20 Acima de 20
II Abaixo de 20 De 20 a 24 De 24 a 28 Acima de 28
III Abaixo de 27 De 27 a 32 De 32 a 37 Acima de 37
I A + II + III Abaixo de 62 De 62 a 73 De 73 a 84 Acima de 84

 

Link para baixar e imprimir as Laminas: 

TESTE DE AUDIBILIZAÇÃO-Laminas

Baixar agora

  AUDIBILIZAÇÃO – FIGURAS

Baixar agora

Audibilização Explicação

Baixar agora

antes-depois-do-psiqueasy

Leia agora: Como fazer um Informe Psicopedagógico?

Visite o site: Sistema Psicopedagógico

27 thoughts on “Teste de Audibilização e Memória

    • 26 de fevereiro de 2018 em 09:11
      Permalink

      Olá Lucimar, ficamos felizes por você ter gostado do material. Obrigada pelo gesto de carinho e atenção.

      Resposta
  • 16 de agosto de 2018 em 15:41
    Permalink

    Parabéns!!! Encantada com o material de suporte!!

    Resposta
    • 16 de agosto de 2018 em 16:49
      Permalink

      Olá Marise Koppe, agradecemos o carinho a a atenção a nós dedicada. Continue nos visitando, toda semana postamos novidades. Abraços.

      Resposta
  • 5 de outubro de 2018 em 10:47
    Permalink

    Muito bom parabéns.
    Onde encontro as 23 laminas com 4 desenhos?

    Resposta
    • 5 de outubro de 2018 em 19:53
      Permalink

      Olá Magda, agradecemos o carinho e a dedicação a nós dedicada. Saiba que fazemos tudo com muito carinho. Vamos mandar para seu e-mail as laminas com os desenhos. Continue nos visitando, todo dia temos novas postagens. Abraços carinhosos….

      Resposta
        • 1 de junho de 2021 em 16:57
          Permalink

          Olá Morgana, tudo bem?

          Existem alguns testes que são enviados por profissionais que são nossos parceiros. Esse teste foi um e não veio com o nome do autor. Nos passaram como autor desconhecido. Mas assim que tivermos essa informação colocaremos na postagem.

          Abraços

          Resposta
  • 25 de outubro de 2018 em 19:36
    Permalink

    Muito boa a avaliação.
    Gostaria de receber as 23 lâminas doscom os desenhos.

    Resposta
    • 30 de outubro de 2018 em 08:22
      Permalink

      Olá Maria de Fátima postei os links com as lâminas e os desenhos no final da postagem, assim como a explicação dos mesmos. Abraços…

      Resposta
  • 25 de outubro de 2018 em 19:37
    Permalink

    Muito bom material.
    Gostaria de receber as 23 ,laminas e os desenhos.
    Obg

    Resposta
    • 30 de outubro de 2018 em 08:22
      Permalink

      Olá Maria de Fátima postei os links com as lâminas e os desenhos no final da postagem, assim como a explicação dos mesmos. Abraços…

      Resposta
  • 29 de outubro de 2018 em 15:30
    Permalink

    Olá! Gostaria de receber as 23 lâminas com os desenhos por e-mail. Desde já agradeço.

    Resposta
    • 30 de outubro de 2018 em 08:21
      Permalink

      Olá Gleyner postei os links com as lâminas e os desenhos no final da postagem, assim como a explicação dos mesmos. Abraços…

      Resposta
  • 20 de novembro de 2018 em 10:30
    Permalink

    Parabéns pelo seu excelente trabalho. Muito obrigada por compartilhar conosco. Forte abraço.

    Resposta
    • 20 de novembro de 2018 em 12:14
      Permalink

      Olá Eliane, obrigada pelo carinho, mensagens como a sua são muito importantes para nós, pois nos incentiva muito. Fazemos tudo com muito carinho e dedicação. Beijos e abraços carinhosos…..

      Resposta
  • 19 de março de 2019 em 22:00
    Permalink

    Ola , parabéns pelo trabalho , tem me ajuda bastante , pois atendo em uma clinica como Neuropsicopedagoga, e toda sugestão é bem vinda, mas preciso das laminas para executar o teste, se puder me enviar ficarei imensamente agradecida. Obrigada

    Resposta
    • 20 de março de 2019 em 15:50
      Permalink

      Olá Raquel agradecemos o carinho e atenção. No final da postagem tem o material para download.Qualquer dúvida estamos a disposição. Abraços

      Resposta
  • 3 de abril de 2019 em 17:23
    Permalink

    Obgd por compartilhar.
    Material ótimo!

    Resposta
    • 5 de abril de 2019 em 09:18
      Permalink

      Olá Cristina, agradecemos o carinho e dedicação.Fique a vontade para entrar em contato quando quiser. Abraços…

      Resposta
  • 31 de agosto de 2019 em 21:41
    Permalink

    Gostaria de receber as lâminas do teste de audibilização. Por favor.

    Resposta
    • 4 de setembro de 2019 em 16:48
      Permalink

      Olá Catiane, as lâminas estão disponíveis para download no final da postagem, fique a vontade para baixar e imprimir, qualquer dúvida estamos a disposição. Abraços.

      Resposta
  • 9 de abril de 2021 em 15:23
    Permalink

    Como Fazer a análise dos resultados dos testes de audibilização?

    Resposta
  • 12 de maio de 2021 em 16:34
    Permalink

    Prezados Senhores:
    Gostaria de saber se vocês tiveram autorização dos autores do Teste de Audibilização para a publicação e disponibilidade do material sem mencionar a autoria. O que me causa estranheza é que vocês não informam como foi a construção e validação do instrumento, não dizem quem são os autores, qual Universidade e local onde foi desenvolvido o referido teste.
    Trabalhei por muitos anos com uma das autora e conheço muito bem esse teste. Ele é muito bom mesmo. Diante disso, sugiro que seja feita uma introdução indicando o que apontei acima.
    Att,
    Psicopedagoga Gessilda Müller

    Resposta
    • 12 de maio de 2021 em 16:41
      Permalink

      Olá Gessilda Muller, tudo bem?

      Esse teste foi compartilhado conosco, não veio nenhuma dessas informações. Mas se a senhora puder nos passar iremos colocar devidamente na postagem. De maneira alguma queremos tirar os créditos de alguém. Ficaremos muito gratos se puder nos ajudar consertar esse erro. Aguardamos ansiosos sua contribuição. Abraços…

      Resposta
  • 12 de maio de 2021 em 17:10
    Permalink

    Agradeço pelo retorno.
    Esclareço que fiz os apontamentos acima com a intenção de que os créditos fosse dados.
    No entanto, ressalto que antes de fazer qualquer publicação é necessário observar os referidos itens.
    No artigo que vocês publicaram tem as informações de que necessitam. Também podem fazer uma pesquisa na internet para saber mais dos autores e instrumento.
    Att,
    Gessilda Müller

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chamar no WhatsApp