Teste de Audibilização e Memória

 

Audibilização e Memória

teste  foi elaborado com a finalidade de possibilitar a sondagem da capacidade de audibilização (memória) em crianças na fase inicial da aquisição da escrita.

 

  1. Discriminação fonemática: 24 pares de sílabas para serem distinguidos pela criança se são iguais ou diferentes.

Consigna: vou dizer duas sílabas e você vai me dizer se são iguais ou diferentes.

  1. Memória

2.1. Memória de frases – 6 frases apresentadas que a criança deverá repetir.

Consigna: Direi algumas frases e gostaria que você os repetisse pra mim. Pode repetir só o que você lembrar. Vou dizer só uma vez, por isso preste atenção.

2.2. Memória de dígitos – conjunto de dígitos para a criança repetir.

Consigna: Agora eu direi alguns números e, como fez com as frases, gostaria que me repetisse.

2.3. Memória de relatos – 3, 4, 5, 6 fatos que a criança deve repetir.

Consigna: vou contar umas histórias para você e gostaria que me repetisse se possível, usando as mesmas palavras.

 

  1. Conceituação

 3.1. Identificação dos absurdos – 6 frases onde os absurdos são indicados pela criança.

Consigna: vou dizer algumas frases e gostaria que no final de cada uma delas você me dissesse se o que aconteceu na frase é absurdo ou não, isto é, pode ou não acontecer e porque você achou ou não absurdo este fato.

3.2. Identificação de objetos e situações – identificar um objeto ou situação apresentada.

Consigna: vou fazer algumas perguntas e você me responderá como souber.

3.3. Definição de palavras – palavras que a criança deverá repetir por gestos usos, descrição, etc.

Consigna: vou perguntar o que é tal objeto e você me responderá o que souber

3.4. Organização sintático ­ semântica – conjunto de três palavras para a criança reunir significativamente.

Consigna: vou dizer algumas palavras e gostaria que você formasse frases com elas.

3.5. Avaliação do vocabulário compreensivo – 23 lâminas com 4 desenho, a criança deve dizer qual desenho de cada lâmina melhor se encaixa com a palavra dita pelo examinador.

Consigna: vou lhe mostrar algumas figuras e lhe dizer algumas palavras. Diga­me qual figura melhor representa cada palavra. (se necessário dê um exemplo).

 

  1. Discriminação Fonética

Consigna: “Vou dizer duas sílabas e você me dirá se elas são iguais ou diferentes”.

­24 pares de sílabas para serem distinguidos pela criança se iguais ou diferentes

­Anotar cada par errado.

 

PARTE I
1­pa / pa (  )                  9­ga / ca (  )                  17­za / za (  )
2­pa / ba (  )                  10­ca / ca (  )                  18­za / sa (  )
3­bo / pó (  )                  11­fa / fa (  )                  19­chu / zu (  )
4­bo / bo (  )                  12­fa / va (  )                  20­chu / chu         (   )
5­te / te (  )                  13­ve / ve (  )                  21­go /go (  )
6­te / de (  )                  14­fe / ve (  )                  22­go / co (  )
7­do / do (  )                  15­si / zi (  )                  23­je / je (  )
8­do / to (  )                  16­si / si (  )                  24­je / che (  )

 

  1. Memória

­ Memória de frases 

Consigna: “Eu vou dizer uma frase e gostaria que você a repetisse, pode repetir o que você lembrar, eu direi uma vez somente, por isso preste atenção”.

 

PARTE II – MEMÓRIA PARTE II A

1.­Lúcia faz bolo para a mãe.

2.­O animal feroz caiu no buraco.

3­. A linda menina faz as tarefas de casa.

4­. No almoço comi arroz, feijão, pão e guisadinho.

5.­Um pequeno cachorrinho entrou no pátio de minha casa.

6.­Pedro e seu irmão sobem no ônibus que vai para a escola.

­Memória de Dígitos

Consigna: “Agora eu direi alguns números e gostaria que você, como fez com as frases, me repetisse”.

­Conjunto de dígitos para a criança repetir. Anotar a ordem que foi dita pela criança.

PARTE II B

1) 3­8­6                                    

2) 2­7­5                                    

3) 9­0­4                                    

4) 7­3­2                                    

5)  3­4­1­7  _                          _

6)  6­1­5­8  _                          _

7)  7­2­0­9  _                          _

8)  1­5­8­6  _                          _

9)  9­4­7­3­1                           

10) 8­4­2­3­9                           

11) 5­2­1­8­3                           

12) 7­0­4­9­6                           

 

­Memória de Relatos

Consigna: “Eu vou contar algumas histórias bem pequenas e gostaria que você repetisse, se possível usando as mesmas palavras”.

­3­4­5­6  fatos que a criança deve repetir, anotar os relatos.

 

PARTE II C

Relato com três fatos

1.­Ontem era domingo.

2.­As crianças foram jogar bola.

3.­E voltaram cansadas.

Relato com quatro fatos

4­. O menino estava de aniversário.

5. ­Convidou seus amiguinhos.

6­. Todos cantaram parabéns.

7. ­E ele ficou feliz.

Relato com cinco fatos

8. ­A menina foi visitar sua vovó.

9. ­Que mora perto do parque.

10. ­Ela andou de roda gigante.

11­. Comeu pipoca.

12. ­E voltou à noite.

 

Relato com seis fatos

13­. Paulo levou seus brinquedos para a escola.

14. ­Na hora do recreio brincou com seus amigos.

15. ­Depois guardou tudo na sacola.

16. ­Ele esqueceu um carrinho.

17­. E na casa chorou muito.

18. ­Mas no outro dia a professora entregou.

 

3. ­Conceituação

­Identificação dos absurdos

Consigna: “Vou dizer algumas frases e no final de cada uma delas você me dirá se o fato que aconteceu na frase é absurdo ou não, isto é, não pode acontecer ou se pode acontecer e porque você achou que é absurdo ou não este fato”.

­6 frases onde os absurdos deverão ser apontados pela criança. Anotar as respostas

 

PARTE III A

1.­ O menino e o cachorro calçaram os seus sapatos.

2.­ As crianças acenderam a fogueira no rio.

3.­ Como chovia muito o menino jogou-­se no lago para não se molhar.

4.­ Joãozinho tem em casa um gato, um cachorro e um leão.

5.­ Fui na padaria comprar leite, pão casado e manteiga.

6.­ Quando faltou luz, o menino foi ver televisão.

 

­Identificação de objetos e situações

Consigna: “Vou lhe fazer algumas perguntas e você me responderá como souber”.

­Identificar um objeto ou situação apresentada. Anotar as respostas.

PARTE III B

1­. O que serve para cortar carne?

2.­ O que serve para escrever?

3.­ Onde se colocam flores?

4­ Quando se toma banho?

5­. Quando se bebe água?

 

­Definição de palavra

Consigna: “Vou apresentar o que é tal objeto e você me responderá o que souber”.

­Palavras que a criança deve definir por gestos, usos, descrições, etc. Anotar.

PARTE III C

1­ Tesoura:

2­ Chave:

3­ Fruta:

4­ Casa:

5­ Papagaio:

6­ Bruxa:

 

­Organização sintático/­semântica

Consigna: “Vou dizer algumas palavras soltas e gostaria que você formasse frases usando todas as palavras que eu disser”.

­Conjunto de três palavras para a criança reunir significativamente. Anotar as frases.

 

PARTE III D

1­. menino – futebol – domingo:

2.­ escola – criança – tarde:

3.­ praça – balanço – criança:

4.­ viagem – homem – ônibus:

5.­ chuva – inverno – frio:

 

­Avaliação do vocabulário compreensivo

Consigna: “Vou lhe mostrar algumas figuras e dizer uma palavra e você apontará para a figura que para você representa esta palavra”. (se necessário dê um exemplo)

­23 lâminas com 4 desenhos, a criança deve identificar o desenho que melhor se adapte a palavra dita pelo examinador. Verificar os erros e anotar.

PARTE III E

1­ Brinquedo:

2­ Trabalho:

3­ Queda:

4­ Transporte:

5­ Herói:

6­ Diversão:

7­ Cansado:

8­ Organizado:

9­ Descuidado:

10­ Quente:

11 ­Veloz:

12 ­Antigo:

13 ­Montar

14 ­Agradecer:

15 ­Emprestar:

16­ Competir:

17­ Pensar:

18­ Ajudar : 

19­ Perigo:

20 ­Surpresa:

21 ­Coragem:

 22 ­Rebeldia:

23 ­Alegria:

 

  1. Crianças de 7 anos

 

Grupo Inferior Grupo Médio Inferior Grupo Médio Superior Grupo Superior
I A Abaixo de 16 De 16 a 19 De 19 a 22 Acima de 22
II Abaixo de 20 De 20 a 24 De 24 a 28 Acima de 28
III Abaixo de 27 De 27 a 32 De 32 a 37 Acima de 37
I A + II + III Abaixo de 64 De 64 a 75 De 75 a 86 Acima de 86

 

  1. crianças de 5 a 6 anos

 

Grupo Inferior Grupo Médio Inferior Grupo Médio Superior Grupo Superior
I A Abaixo de 14 De 14 a 17 De 17 a 20 Acima de 20
II Abaixo de 20 De 20 a 24 De 24 a 28 Acima de 28
III Abaixo de 27 De 27 a 32 De 32 a 37 Acima de 37
I A + II + III Abaixo de 62 De 62 a 73 De 73 a 84 Acima de 84

 

Link para baixar e imprimir as Laminas: 

TESTE DE AUDIBILIZAÇÃO-Laminas

Baixar agora

  AUDIBILIZAÇÃO – FIGURAS

Baixar agora

Audibilização Explicação

Baixar agora

antes-depois-do-psiqueasy

Leia agora: Como fazer um Informe Psicopedagógico?

Visite o site: Sistema Psicopedagógico

18 comentários em “Teste de Audibilização e Memória

    • 26 de fevereiro de 2018 em 09:11
      Permalink

      Olá Lucimar, ficamos felizes por você ter gostado do material. Obrigada pelo gesto de carinho e atenção.

      Resposta
  • 16 de agosto de 2018 em 15:41
    Permalink

    Parabéns!!! Encantada com o material de suporte!!

    Resposta
    • 16 de agosto de 2018 em 16:49
      Permalink

      Olá Marise Koppe, agradecemos o carinho a a atenção a nós dedicada. Continue nos visitando, toda semana postamos novidades. Abraços.

      Resposta
  • 5 de outubro de 2018 em 10:47
    Permalink

    Muito bom parabéns.
    Onde encontro as 23 laminas com 4 desenhos?

    Resposta
    • 5 de outubro de 2018 em 19:53
      Permalink

      Olá Magda, agradecemos o carinho e a dedicação a nós dedicada. Saiba que fazemos tudo com muito carinho. Vamos mandar para seu e-mail as laminas com os desenhos. Continue nos visitando, todo dia temos novas postagens. Abraços carinhosos….

      Resposta
  • 25 de outubro de 2018 em 19:36
    Permalink

    Muito boa a avaliação.
    Gostaria de receber as 23 lâminas doscom os desenhos.

    Resposta
    • 30 de outubro de 2018 em 08:22
      Permalink

      Olá Maria de Fátima postei os links com as lâminas e os desenhos no final da postagem, assim como a explicação dos mesmos. Abraços…

      Resposta
  • 25 de outubro de 2018 em 19:37
    Permalink

    Muito bom material.
    Gostaria de receber as 23 ,laminas e os desenhos.
    Obg

    Resposta
    • 30 de outubro de 2018 em 08:22
      Permalink

      Olá Maria de Fátima postei os links com as lâminas e os desenhos no final da postagem, assim como a explicação dos mesmos. Abraços…

      Resposta
  • 29 de outubro de 2018 em 15:30
    Permalink

    Olá! Gostaria de receber as 23 lâminas com os desenhos por e-mail. Desde já agradeço.

    Resposta
    • 30 de outubro de 2018 em 08:21
      Permalink

      Olá Gleyner postei os links com as lâminas e os desenhos no final da postagem, assim como a explicação dos mesmos. Abraços…

      Resposta
  • 20 de novembro de 2018 em 10:30
    Permalink

    Parabéns pelo seu excelente trabalho. Muito obrigada por compartilhar conosco. Forte abraço.

    Resposta
    • 20 de novembro de 2018 em 12:14
      Permalink

      Olá Eliane, obrigada pelo carinho, mensagens como a sua são muito importantes para nós, pois nos incentiva muito. Fazemos tudo com muito carinho e dedicação. Beijos e abraços carinhosos…..

      Resposta
  • 19 de março de 2019 em 22:00
    Permalink

    Ola , parabéns pelo trabalho , tem me ajuda bastante , pois atendo em uma clinica como Neuropsicopedagoga, e toda sugestão é bem vinda, mas preciso das laminas para executar o teste, se puder me enviar ficarei imensamente agradecida. Obrigada

    Resposta
    • 20 de março de 2019 em 15:50
      Permalink

      Olá Raquel agradecemos o carinho e atenção. No final da postagem tem o material para download.Qualquer dúvida estamos a disposição. Abraços

      Resposta
  • 3 de abril de 2019 em 17:23
    Permalink

    Obgd por compartilhar.
    Material ótimo!

    Resposta
    • 5 de abril de 2019 em 09:18
      Permalink

      Olá Cristina, agradecemos o carinho e dedicação.Fique a vontade para entrar em contato quando quiser. Abraços…

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chamar no WhatsApp