Psicopedagogia

A falta de sono pode prejudicar o Sistema Cognitivo?

Você sabe quais são as influências que um sono de má qualidade, não restaurador e insuficiente pode ter sobre a cognição? Sabia também que o Sono Ruim exerce forte impacto sobre o cérebro e é o mesmo do provocado pelo Álcool? Nesse post vamos falar um pouco mais sobre essas questões tão importantes, porém muitas vezes ignoradas pela maioria das pessoas. Pesquisas mostram que a falta de sono e/ou de má qualidade pode impedir as pessoas de pensar com clareza e manter suas emoções sob controle.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

É importante reconhecer que dormir é realmente uma necessidade, não um luxo.

As pessoas não tendem a valorizar o sono, e a maioria das pessoas que não dormem o suficiente não percebem os efeitos que isso pode ter em sua saúde – em particular em seu bem-estar cognitivo e mental. Um padrão de sono regular melhora o aprendizado, a memória e o insight, além de ajudar nossos corpos a se autorregular. Não dormir pode derrubar a capacidade de retenção de informações em até 40% e  aumentar em 30% os níveis de ansiedade de uma pessoa. A falta de sono pode causar problemas psicológicos e físicos.

Mas, o que é falta cognitiva?

Caracteriza-se pela dificuldade de aprendizado que algumas pessoas têm e que acaba limitando suas vidas de diversas maneiras. É um problema diretamente relacionado à capacidade mental de assimilação de informações, o que faz com que o indivíduo desenvolva limitações intelectuais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Qual a relação entre Sono e Cognição?

Pesquisas mostram que a falta de sono ou má qualidade do mesmo afeta: a nossa cognição, nossa memória e a nossa habilidade de concentração

A privação de sono afeta sua capacidade de aprender de duas maneiras.

Em primeiro lugar, porque você não consegue se concentrar tão bem, é mais difícil coletar informações, então você não pode aprender de forma eficiente.

Em segundo lugar, afeta a memória, que é essencial para o aprendizado.

O sono é crucial para as crianças e também para os adultos. Em crianças mais novas, a sonolência pode levar à hiperatividade, o que pode atrapalhar o aprendizado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Adolescentes privados de sono podem perder o foco, a diligência e a capacidade de memória para um bom desempenho na escola.

Gostou da Postagem? Te ajudou de alguma forma? Compartilha conosco.

Fontes de Pesquisa:

saudementalatibaia.com.br/blog/como-a-falta-de-sono-nos-afeta/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp