Psicopedagogia

07 Características Essenciais em Testes Projetivos de Faz de Contas

Você enquanto profissional sabia que os testes projetivos são instrumentos capazes de ajudar o sujeito a ter uma visão mais clara de algo que ele ainda não tem muita consciência, bem como o profissional que esta realizando o acompanhamento com o mesmo? Isso mesmo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Através dos testes pode-se mensurar algo do comportamento do aprendente/paciente, como também ser projetado algo que está inconsciente para o consciente, seja em forma de histórias, desenhos entre outros.

Conheça as 07 características essenciais desses testes:

01. Eficiente para descrever o funcionamento mental do sujeito;

02. É um recurso prático para estimular o imaginário, para dar sentido aquilo que não tinha;

03. Possibilita entender um sujeito na sua totalidade;

04. Permite à pessoa ter em conta tanto os comportamentos manifestos como os comportamentos latentes para o qual são reenviados.

05. Consegue chegar ao nível do latente e às vivências do sujeito;

06. Tem um carácter de envolvimento não só de percepção e de cognição, mas também de outros aspetos mais complexos como as memórias, os afetos, as representações e as imagens.

07. Servem para avaliar a personalidade quer em indivíduos com patologias, quer em indivíduos normais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Como esse tipo de teste pode ajudar?

O profissional conseguirá compreender algumas situações apresentadas nas queixas, ajudando o aprendente/paciente desvendar questões que possam estar causando dificuldades específicas no processo de aprendizagem;
Os testes são instrumentos capazes de descrever e identificar diversos bloqueios;
Os testes projetivos são um tipo de teste livre onde o testando irá ter um estímulo seja uma imagem, uma frase, algo que faça com que o aprendente/ paciente crie uma resposta consciente ou inconsciente para o estimulo dado.

Viu como os testes projetivos de faz de contas podem ser bastante eficientes em suas sessões? Se você conhece e já utiliza, compartilhe conosco sua experiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp