Psicopedagogia

Escala Básica de Comportamento Adaptativo para Adolescentes

Aqui está uma escala de comportamento adaptativo para adolescentes, baseada no modelo Vineland Adaptive Behavior Scales. Essa escala é usada para avaliar habilidades adaptativas em adolescentes em várias áreas do funcionamento diário. Lembre-se de que essa escala é apenas uma referência geral cada adolescente é único e pode se desenvolver de maneiras diferentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

  • Comunicação:
    • Comunicação limitada: Tem dificuldade em expressar pensamentos e emoções de maneira clara.
    • Comunicação funcional: Comunica-se efetivamente para atender às necessidades diárias.
    • Comunicação avançada: Tem um amplo vocabulário, habilidades de comunicação verbal e não verbal desenvolvidas.
  • Autonomia pessoal:
    • Dependência total: Requer assistência para todas as atividades diárias, como higiene pessoal e organização pessoal.
    • Assistência moderada: Necessita de orientação e apoio ocasional para atividades diárias.
    • Independência parcial: É capaz de realizar a maioria das atividades diárias de forma independente, mas pode precisar de algum suporte.
    • Independência total: Realiza todas as atividades diárias de forma independente e responsável.
  • Habilidades sociais:
    • Habilidades sociais limitadas: Tem dificuldade em se envolver em interações sociais, pode apresentar comportamentos inadequados ou não compreender as normas sociais.
    • Habilidades sociais adequadas: Demonstra habilidades sociais apropriadas para a idade, capaz de interagir com os outros de forma positiva.
    • Habilidades sociais avançadas: Tem habilidades sociais bem desenvolvidas, demonstra empatia, capacidade de resolver conflitos e estabelecer relacionamentos significativos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

  • Habilidades acadêmicas:
    • Baixo desempenho acadêmico: Tem dificuldades significativas em acompanhar o currículo escolar e adquirir conhecimentos acadêmicos.
    • Desempenho acadêmico básico: Demonstra habilidades acadêmicas fundamentais em áreas como leitura, escrita e matemática.
    • Desempenho acadêmico adequado: Tem habilidades acadêmicas consistentes com as expectativas da série/idade.
    • Desempenho acadêmico avançado: Demonstram habilidades acadêmicas acima da média, capacidade de pensamento crítico e aprendizado independente.
  • Habilidades vocacionais:
    • Ausência de habilidades vocacionais: Não possui experiência ou interesse em explorar possíveis caminhos profissionais.
    • Exploração vocacional básica: Demonstra interesse inicial em explorar opções de carreira, mas precisa de orientação e suporte.
    • Exploração vocacional adequada: Engaja-se ativamente na exploração de interesses e habilidades profissionais e busca informações sobre possíveis carreiras.
    • Habilidades vocacionais avançadas: Possui habilidades e experiências vocacionais específicas, demonstra confiança na tomada de decisões relacionadas à carreira.

Lembre-se de que essa escala fornece apenas uma visão geral das áreas importantes do comportamento adaptativo em adolescentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp