Quais são as Dificuldades de Aprendizagem Primárias?
Atualmente muito se fala acerca sobre as dificuldades de aprendizagem. Mas afinal o que se entende por dificuldades na aprendizagem?
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A definição não é fácil nem consensual. Mas, de acordo com National Joint Committeee on Learning Distabilities (1994), as dificuldades de aprendizagem:
- Manifestam-se por dificuldades na aquisição e uso da audição, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas
- São intrínsecas ao indivíduo, devem-se provavelmente a disfunções do sistema nervoso central e podem verificar-se ao longo da vida
- Podem ocorrer juntamente com condições desvantajosas ou com influências extrínsecas, mas não são resultado dessas condições ou influências
É importante frisar que existem dois tipos distintos de dificuldades na aprendizagem: dificuldades primárias e secundárias. Nessa postagem vamos falar sobre a Primária.
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Dificuldades de Aprendizagem Primárias
Podemos designar por dificuldades primárias na aprendizagem aquelas em que:
- Não se identifica uma causa orgânica específica
- Ocorrem perturbações na aquisição da linguagem falada (receptiva e expressiva), linguagem escrita (receptiva e expressivas) e linguagem quantitativa
- O potencial sensorial (relacionado com os sentidos), intelectual, motor e social é normal
- As perturbações dependem de alterações mínimas, tão mínimas que não são detectadas pelos exames médicos (pediátricos, neurológicos, psiquiátricos…) ou psicológicos (clínicos, pedagógicos…)
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De forma prática as dificuldades interferem com a capacidade de o cérebro receber e processar informações. Por norma, trata-se de um conjunto de perturbações que não devem ser confundidas com défice intelectual ou autismo.
Estas dificuldades vão (por norma) acompanhar a pessoa durante toda a vida. Assim, quanto mais cedo forem diagnosticadas, mais simples será adotar passos que permitam minimizar o seu impacto.
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Fonte: https://www.faleconnosco-saude.pt/dificuldades-de-aprendizagem/