Atividades Psicopedagógicas – Cartões para construir Histórias e Imprimir
CARTÕES PARA CONSTRUIR HISTÓRIAS
“Construir e Contar histórias é uma terapia para ambas as partes” (Daliane Oliveira).
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Leia: O valor terapêutico de contar histórias.
As histórias contribuem para que a criança entre em contato com diversos modos de ver e sentir o mundo.
Segundo Cademartori (2010), é através da história que a dimensão simbólica da linguagem é experimentada em conjunção com o imaginário e o real.
Ao se identificar com as histórias ou com os contos de fadas a criança passa a querer ouvi-la várias vezes.
Por se identificar com a personagem ou com algo semelhante ao que vive naquele momento. Sendo este um motivo para se trabalhar histórias que abordam temas do cotidiano como morte, laços familiares desfeitos e outros conflitos que falam de desenvolvimento.
A prática de contar histórias é uma arte que forma a criança em todos os aspectos, inclusive preparando-a para o exercício da cidadania.
Muitas crianças não têm contato com diversidade de materiais de leitura ou com adultos leitores tornando responsabilidade da escola o contato com a literatura através da contação de histórias.
É uma forma de oportunizar a estas a interação significativa com textos cuja finalidade vai além da resolução de possíveis problemas cotidianos.
Participar a criança do mundo das letras é proporcionar conhecimentos que não se extinguem.
As histórias infantis e os contos de fadas não são limitados a uma época apenas ou a uma única cultura. Mas é um instrumento de vivências emocionais que favorecem a vida em sociedade, principalmente no meio escolar.
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Piaget (2002) concebe o desenvolvimento como uma passagem contínua de um estado de menor equilíbrio para outro de maior equilíbrio.
Explicando assim, o desenvolvimento como uma equilibração progressiva e que a atividade mental não pode e não está separada do funcionamento total do organismo.
O mesmo autor sugere períodos distintos para o desenvolvimento:
- período sensório motor;
- período pré-operatório;
- período operatório concreto e período formal;
Mas, não considera estes períodos de maneira rígida ou determinante para o desenvolvimento intelectual.
O autor acredita que o desenvolvimento ocorre através da interação contínua com o meio físico e social que possibilita uma constante adaptação da realidade externa à realidade interna.
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Esses fatores levam em consideração o desenvolvimento afetivo.
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O ato de contar histórias está presente no cotidiano humano de diferentes classes sociais ou em culturas distintas. Essas histórias tem sido passadas através das gerações com o objetivo de encantar a todos com a magia que representa.
A origem das histórias e os gêneros literários são variados.
Mas possuem a mesma função: atender à imaginação e aos anseios humanos de responder dilemas como medo, alegria, perdas, angústias e outros.
Leia mais em: https://www.webartigos.com/artigos/qual-a-importancia-das-historias-na-educacao-infantil/96987#ixzz56zVxEiYo
Leia também:TCLPP – TESTE DE COMPETÊNCIA DE LEITURA DE PALAVRAS E PSEUDOPALAVRAS
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