Testes & Materiais Gratuitos

Atividades Psicopedagógicas – Cartões para construir Histórias e Imprimir

CARTÕES PARA CONSTRUIR HISTÓRIAS

“Construir e Contar histórias é uma terapia para ambas as partes” (Daliane Oliveira).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Leia: O valor terapêutico de contar histórias.

As histórias contribuem para que a criança entre em contato com diversos modos de ver e sentir o mundo.

Segundo Cademartori (2010), é através da história que a dimensão simbólica da linguagem é experimentada em conjunção com o imaginário e o real.

Ao se identificar com as histórias ou com os contos de fadas a criança passa a querer ouvi-la várias vezes.

Por se identificar com a personagem ou com algo semelhante ao que vive naquele momento. Sendo este um motivo para se trabalhar histórias que abordam temas do cotidiano como morte, laços familiares desfeitos e outros conflitos que falam de desenvolvimento.

 A prática de contar histórias é uma arte que forma a criança em todos os aspectos, inclusive preparando-a para o exercício da cidadania.

Muitas crianças não têm contato com diversidade de materiais de leitura ou com adultos leitores tornando responsabilidade da escola o contato com a literatura através da contação de histórias.

É uma forma de oportunizar a estas a interação significativa com textos cuja finalidade vai além da resolução de possíveis problemas cotidianos.

 Participar a criança do mundo das letras é proporcionar conhecimentos que não se extinguem.

As histórias infantis e os contos de fadas não são limitados a uma época apenas ou a uma única cultura. Mas é um instrumento de vivências emocionais que favorecem a vida em sociedade, principalmente no meio escolar.

Fonte: https://www.webartigos.com/artigos/qual-a-importancia-das-historias-na-educacao-infantil/96987#ixzz56zVRf93b

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Piaget (2002) concebe o desenvolvimento como uma passagem contínua de um estado de menor equilíbrio para outro de maior equilíbrio.

Explicando assim, o desenvolvimento como uma equilibração progressiva e que a atividade mental não pode e não está separada do funcionamento total do organismo.

O mesmo autor sugere períodos distintos para o desenvolvimento:
  • período sensório motor;
  • período pré-operatório;
  • período operatório concreto e período formal;

Mas, não considera estes períodos de maneira rígida ou determinante para o desenvolvimento intelectual.

O autor acredita que o desenvolvimento ocorre através da interação contínua com o meio físico e social que possibilita uma constante adaptação da realidade externa à realidade interna.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Esses fatores levam em consideração o desenvolvimento afetivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

O ato de contar histórias está presente no cotidiano humano de diferentes classes sociais ou em culturas distintas.  Essas histórias tem sido passadas através das gerações com o objetivo de encantar a todos com a magia que representa.

A origem das histórias e os gêneros literários são variados.

Mas possuem a mesma função: atender à imaginação e aos anseios humanos de responder dilemas como medo, alegria, perdas, angústias e outros.

Leia mais em: https://www.webartigos.com/artigos/qual-a-importancia-das-historias-na-educacao-infantil/96987#ixzz56zVxEiYo

PsiquEasy

Leia também:TCLPP – TESTE DE COMPETÊNCIA DE LEITURA DE PALAVRAS E PSEUDOPALAVRAS

Veja ainda:Até 500 materiais psicopedagógicos em PDF grátis

8 comentários sobre “Atividades Psicopedagógicas – Cartões para construir Histórias e Imprimir