Materiais Psicopedagogia e NPp

DAE 2.0 Volume 06 Dislexia – Avaliação, Intervenção e Diagnóstico 2ª Edição

Mais comum do que se imagina, a dislexia atinge cerca de 10% a 15% da população mundial.

Sendo assim, para realizar Avaliações, Intervenções e Diagnósticos, é de suma importância ter conhecimento do que está escrito no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM, veja:

  1. Leitura de palavras é feita de forma imprecisa ou lenta, demandando muito esforço. A criança pode, por exemplo, ler palavras isoladas em voz alta, de forma incorreta (ou lenta e hesitante);
  2. Frequentemente, tenta adivinhar as palavras e tem dificuldade para soletrá-las;
  3. Dificuldade para compreender o sentido do que é lido. Pode realizar leitura com precisão, porém não compreende a sequência, as relações, as inferências ou os sentidos mais profundos do que é lido;
  4. Dificuldade na ortografia, sendo identificado, por exemplo, adição, omissão ou substituição de vogais e/ou consoantes;
  5. Dificuldade com a expressão escrita, podendo ser identificados múltiplos erros de gramática ou pontuação nas frases; emprego ou organização inadequada de parágrafos; expressão escrita das ideias sem clareza.
Esse volume é indicado para Crianças, Jovens e Adultos que apresentem alguns sintomas como:
  • Trocar letras, principalmente quando elas possuem sons parecidos, como “f” e “v”, “b” e “p”, “d” e “t”;
  • Pular ou inverter sílabas na hora de ler ou escrever;
  • Fala prejudicada;
  • Não conseguir associar letras e sons;
  • Confundir palavras que soam parecido, como macarrão e camarão;
  • Erros constantes de ortografia;
  • Lentidão na leitura;
  • Problemas de localização de esquerda e direita;
  • Dificuldades para estudar.
Nesse sentido, o manual (DSM-5) considera que, além dos sintomas mencionados, se deve levar em consideração os seguintes critérios:
  • Persistência da dificuldade por pelo menos 6 meses (apesar de intervenção dirigida);
  • Habilidades acadêmicas substancial e qualitativamente abaixo do esperado para a idade cronológica (confirmado por testes individuais e avaliação clínica abrangente);
  • As dificuldades iniciam-se durante os anos escolares, mas podem não se manifestar completamente até que as exigências acadêmicas excedam a capacidade limitada do indivíduo, como, por exemplo: baixo desempenho em testes cronometrados; leitura ou escrita de textos complexos ou mais longos e com prazo curto; alta sobrecarga de exigências acadêmicas;
  • As dificuldades não são explicadas por deficiências, transtornos neurológicos, adversidade psicossocial, instrução acadêmica inadequada ou falta de proficiência na língua de instrução acadêmica.
Este material contém atividades que permitem:
  •  Desenvolver a lateralidade e orientação espacial nos aprendentes/pacientes;
  • Desenvolver a memória visual;
  • Ajudar na leitura e escrita;
  • Ajudar na Compreensão dentre um vasto leque de opções.
Nesse volume você encontrará tudo que precisa saber para lidar com essa Dificuldade Específica da Aprendizagem – Dislexia:
  • Dislexia: O que é, Como surgiu, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Intervenção e Tratamento.
  • Tipos de Dislexia
  • Dislexia Evolutiva
  • QI e Dislexia
  • Sinais e Sintomas
  • A Prevenção
  • Diagnóstico e Intervenção – Dislexia
  • Como se Diagnostica?
  • Que tipo de Intervenção é mais Eficaz?
  • Intervenção na Dislexia_Ensino Infantil e Séries Iniciais
  • Estimulação da Consciência Fonológica
  • Dificuldade na Compreensão da Leitura
  • Dificuldade na Habilidade de Decodificação
  • Dificuldade na Habilidade Sintática
  • Dificuldade na Habilidade Semântica
  • Habilidades Atencionais
  • Conhecimentos Prévios
  • Estratégias de Compreensão
  • Adaptações em Sala de Aula
  • A Intervenção Psicopedagógica
  • A Atuação do Psicopedagogo
  • Intervenções e Estratégias Psicopedagógicas em Crianças com Dislexia
  • Orientações para os Pais
  • Como Ajudá-lo em casa a Estudar e a Fazer os TPC?
  • Como Promover Hábitos de Leitura?
  • Devo corrigir os Erros?
  • O Papel da Escola
  • O que devo esperar da Escola?
  • O Tratamento
  • Propostas para Minimizar os Problemas dentro da Sala de Aula
  • Orientações Psicopedagógicas para Intervenções Pedagógicas voltada aos Alunos com Dislexia
  • Pistas para Identificar Dislexia
  • RTI – Resposta á Intervenção (Response To Intervention)
  • Intervenções Terapêuticas
  • Atividades na Intervenção Reeducativa
  • PEI:: Uma Nova Proposta de Intervenção na Dislexia e Síndrome de Irlen
  • Como Interagir com o Disléxico em Sala de Aula?
  • 7 Abordagens para Melhorar a Aprendizagem dos Disléxicos
  • Notas Explicativas
  • Roteiro de Entrevista para os Professores
  • Dislexia, Disgrafia e Disortografia
  • Avaliação Psicopedagógica
  • Dificuldade de Aprendizagem da Leitura (Testes, Exercícios e Jogos Verbais)
  • Avaliação da Linguagem_Check – List
  • Intervenções, Avaliações, Exames, Testes & Atividades Práticas
  • Discriminação Auditiva
  • Compreensão Leitora
  • Testes de Investigação da Pré-Dislexia
  • Protocolo de Avaliação dos Testes de Investigação da Pré-Dislexia
  • Análise Qualitativa dos Testes
  • Exame de Dislexia
  • Ficha de Observação/Diagnóstica do (a) Aluno (a)
  • Ficha de Preenchimento de Diagnóstico
  • Teste Exploratório de Dislexia Específica (PEDE)
  • Teste para Uso do Aluno
  • Diagnóstico da Dislexia da Primeira Infância
  • Diagnóstico da Dislexia a partir dos 7 Anos de Idade
  • Exercícios para Intervenção da Dislexia
  • Prova de Leitura Rápida
  • Prova Escrita
  • Memória de Dígitos
  • Teste de Fluência Verbal
  • Teste de Discriminação Auditiva
  • Percepção da Ordem Temporal Audiovisual e Verbal
  • Oclusão Auditiva
  • Ligação de Sons
  • Teste para Intervenção e Sondagem Dislexia
  • Levantamento de Dados para Identificação dos Primeiros Sinais de Dislexia na Pré-Escola

O material completo tem 339 páginas com orientaçõesesclarecimentossugestõesatividades para sondagem e intervençõesexamestestesprotocolosavaliações dentre outros recursos com abordagens claras e objetivas sobre o conceito de prática com pessoas que apresentam o quadro de Dislexia.


Não perca esta oportunidade incrível de adquirir um material riquíssimo para Avaliação, Intervenção e Diagnóstico de Dislexia.
Digital_DAE 2.0 Atualizada
2ª Edição – Reformulada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp