DAE 2.0 Volume 06 Dislexia – Avaliação, Intervenção e Diagnóstico 2ª Edição
Mais comum do que se imagina, a dislexia atinge cerca de 10% a 15% da população mundial.
Sendo assim, para realizar Avaliações, Intervenções e Diagnósticos, é de suma importância ter conhecimento do que está escrito no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM, veja:
- Leitura de palavras é feita de forma imprecisa ou lenta, demandando muito esforço. A criança pode, por exemplo, ler palavras isoladas em voz alta, de forma incorreta (ou lenta e hesitante);
- Frequentemente, tenta adivinhar as palavras e tem dificuldade para soletrá-las;
- Dificuldade para compreender o sentido do que é lido. Pode realizar leitura com precisão, porém não compreende a sequência, as relações, as inferências ou os sentidos mais profundos do que é lido;
- Dificuldade na ortografia, sendo identificado, por exemplo, adição, omissão ou substituição de vogais e/ou consoantes;
- Dificuldade com a expressão escrita, podendo ser identificados múltiplos erros de gramática ou pontuação nas frases; emprego ou organização inadequada de parágrafos; expressão escrita das ideias sem clareza.
Esse volume é indicado para Crianças, Jovens e Adultos que apresentem alguns sintomas como:
- Trocar letras, principalmente quando elas possuem sons parecidos, como “f” e “v”, “b” e “p”, “d” e “t”;
- Pular ou inverter sílabas na hora de ler ou escrever;
- Fala prejudicada;
- Não conseguir associar letras e sons;
- Confundir palavras que soam parecido, como macarrão e camarão;
- Erros constantes de ortografia;
- Lentidão na leitura;
- Problemas de localização de esquerda e direita;
- Dificuldades para estudar.
Nesse sentido, o manual (DSM-5) considera que, além dos sintomas mencionados, se deve levar em consideração os seguintes critérios:
- Persistência da dificuldade por pelo menos 6 meses (apesar de intervenção dirigida);
- Habilidades acadêmicas substancial e qualitativamente abaixo do esperado para a idade cronológica (confirmado por testes individuais e avaliação clínica abrangente);
- As dificuldades iniciam-se durante os anos escolares, mas podem não se manifestar completamente até que as exigências acadêmicas excedam a capacidade limitada do indivíduo, como, por exemplo: baixo desempenho em testes cronometrados; leitura ou escrita de textos complexos ou mais longos e com prazo curto; alta sobrecarga de exigências acadêmicas;
- As dificuldades não são explicadas por deficiências, transtornos neurológicos, adversidade psicossocial, instrução acadêmica inadequada ou falta de proficiência na língua de instrução acadêmica.
Este material contém atividades que permitem:
- Desenvolver a lateralidade e orientação espacial nos aprendentes/pacientes;
- Desenvolver a memória visual;
- Ajudar na leitura e escrita;
- Ajudar na Compreensão dentre um vasto leque de opções.
Nesse volume você encontrará tudo que precisa saber para lidar com essa Dificuldade Específica da Aprendizagem – Dislexia:
- Dislexia: O que é, Como surgiu, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Intervenção e Tratamento.
- Tipos de Dislexia
- Dislexia Evolutiva
- QI e Dislexia
- Sinais e Sintomas
- A Prevenção
- Diagnóstico e Intervenção – Dislexia
- Como se Diagnostica?
- Que tipo de Intervenção é mais Eficaz?
- Intervenção na Dislexia_Ensino Infantil e Séries Iniciais
- Estimulação da Consciência Fonológica
- Dificuldade na Compreensão da Leitura
- Dificuldade na Habilidade de Decodificação
- Dificuldade na Habilidade Sintática
- Dificuldade na Habilidade Semântica
- Habilidades Atencionais
- Conhecimentos Prévios
- Estratégias de Compreensão
- Adaptações em Sala de Aula
- A Intervenção Psicopedagógica
- A Atuação do Psicopedagogo
- Intervenções e Estratégias Psicopedagógicas em Crianças com Dislexia
- Orientações para os Pais
- Como Ajudá-lo em casa a Estudar e a Fazer os TPC?
- Como Promover Hábitos de Leitura?
- Devo corrigir os Erros?
- O Papel da Escola
- O que devo esperar da Escola?
- O Tratamento
- Propostas para Minimizar os Problemas dentro da Sala de Aula
- Orientações Psicopedagógicas para Intervenções Pedagógicas voltada aos Alunos com Dislexia
- Pistas para Identificar Dislexia
- RTI – Resposta á Intervenção (Response To Intervention)
- Intervenções Terapêuticas
- Atividades na Intervenção Reeducativa
- PEI:: Uma Nova Proposta de Intervenção na Dislexia e Síndrome de Irlen
- Como Interagir com o Disléxico em Sala de Aula?
- 7 Abordagens para Melhorar a Aprendizagem dos Disléxicos
- Notas Explicativas
- Roteiro de Entrevista para os Professores
- Dislexia, Disgrafia e Disortografia
- Avaliação Psicopedagógica
- Dificuldade de Aprendizagem da Leitura (Testes, Exercícios e Jogos Verbais)
- Avaliação da Linguagem_Check – List
- Intervenções, Avaliações, Exames, Testes & Atividades Práticas
- Discriminação Auditiva
- Compreensão Leitora
- Testes de Investigação da Pré-Dislexia
- Protocolo de Avaliação dos Testes de Investigação da Pré-Dislexia
- Análise Qualitativa dos Testes
- Exame de Dislexia
- Ficha de Observação/Diagnóstica do (a) Aluno (a)
- Ficha de Preenchimento de Diagnóstico
- Teste Exploratório de Dislexia Específica (PEDE)
- Teste para Uso do Aluno
- Diagnóstico da Dislexia da Primeira Infância
- Diagnóstico da Dislexia a partir dos 7 Anos de Idade
- Exercícios para Intervenção da Dislexia
- Prova de Leitura Rápida
- Prova Escrita
- Memória de Dígitos
- Teste de Fluência Verbal
- Teste de Discriminação Auditiva
- Percepção da Ordem Temporal Audiovisual e Verbal
- Oclusão Auditiva
- Ligação de Sons
- Teste para Intervenção e Sondagem Dislexia
- Levantamento de Dados para Identificação dos Primeiros Sinais de Dislexia na Pré-Escola
O material completo tem 339 páginas com orientações, esclarecimentos, sugestões, atividades para sondagem e intervenções, exames, testes, protocolos, avaliações dentre outros recursos com abordagens claras e objetivas sobre o conceito de prática com pessoas que apresentam o quadro de Dislexia.