Conflitos Familiares prejudica o Desempenho Escolar
Sabemos que a família sempre foi e continuará sendo a base de tudo na vida. É por meio dela que chegamos ao mundo e é no seio dela que nos desenvolvemos, nos reconhecemos, estabelecemos nossas crenças, identidade e a forma de ver a vida. A família é a base do ser humano e não poderia ser diferente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com um estudo realizado pela Cardiff University intitulado “Parental Conflict Can Affect School Performance”, os relacionamentos familiares não afetam apenas o desenvolvimento emocional da criança a longo prazo, mas também suas conquistas acadêmicas. A pesquisa mostra que crianças expostas a conflitos dentro de casa apresentam maiores riscos de desenvolver deficits em sua aprendizagem do que aquelas em ambientes familiares mais positivos.
Durante situações de sobrecarga emocional, o corpo reage liberando adrenalina, cortisol e noradrenalina — também conhecidos como hormônios do estresse. Isso afeta diretamente a memória da criança, pois a capacidade de o cérebro de reter informações fica comprometida. Esses danos ainda podem ser irreversíveis, causando mudanças em certas funções cerebrais para o resto da vida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como prevenir que as crianças sejam afetadas?
Apenas evitar discussões na frente dos filhos não é suficiente para mantê-los longe do problema. Uma das estratégias construtivas que devem ser adotadas quando os filhos presenciam um conflito é conversar sobre o ocorrido, explicando os motivos da discussão e deixando claro para a criança que ela não foi o motivo da briga. Se for apenas afastada da discussão, a criança pode criar fantasias para tentar entender o porquê do conflito.
É na família que encontramos o acolhimento, a sensação de segurança, de que há quem cuida e zela por nós. É nela que aprendemos a noção de limite, de que há medida para tudo nesta vida. É no seio da família que começamos a nos relacionar uns com os outros e, muitas vezes, é também lá que encontramos grandes oportunidades de exercer a tolerância, a compreensão, o respeito, o afeto.
Fontes da Pesquisa:
Gostei muito da explicação, devemos todos nos preocupar com nossas crianças!!