Teste de Memória Imediata Visual, Auditiva e “Evocação Tardia”
MEMÓRIA
Memória Sensorial-Motora – É responsável pelo processamento inicial da informação sensorial e sua codificação. A aquisição de informação se dá na forma de entradas sensoriais de todos os orgãos dos sentidos. Memória de muito curto prazo. Duração: aprox.0,1 a 0,5 seg.
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Memória de Curto Prazo ou Imediata ampliado para memória operacional (ou de trabalho). Há um armazenamento e manipulação transitórios de informações, em quantidade limitada e por tempo limitado. Ela pode reter informações durante 15/30 segundos. Após este tempo ela desaparece.
Memória de Longo Prazo ou Tardia– responsável pela capacidade de adquirir, reter e recuperar informações de eventos que ocorreram há vários minutos, horas, dias, meses ou anos atrás.
Memória de reconhecimento: a capacidade para identificar um estímulo, objeto, pessoa ou situação, como algo conhecido ou já vivido anteriormente.
Neste teste veremos :
DA APRENDIZAGEM VISUAL
imediata visual
tardia visual
de reconhecimento visual
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DA APRENDIZAGEM AUDITIVA
Imediata auditiva
Tardia auditiva
De reconhecimento auditiva
PROCEDIMENTOS TESTE 7 FIGURAS 7 PALAVRAS
MEMÓRIA IMEDITA VISUAL, AUDITIVA E “EVOCAÇÃO TARDIA”
Este é um teste qualitativo, ou seja, não é padronizado e não possui tabela, mas através dele podemos mensurar a memória episódica de evocação imediata, tardia e de reconhecimento, assim como a capacidade de aprendizagem da criança, pode ser aplicado em crianças bem pequenas, pois é bem simples.
1 – Mostrar à criança as 7 figuras por 30 segundos, logo em seguida retire a folha de estimulos e imediatamente a criança vai dizer as figuras que lembra, vai fazer isso por três vezes consecutivas.(anote na tabela abaixo pelas 3 vezes colocando A para acertos e E para erros, depois coloque a pontuação no TOTAL referente a cada coluna)
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MEM. IMED. VISUAL | |||
Chave | |||
Carro | |||
Coelho | |||
Peixe | |||
Guarda-
Chuva | |||
Relógio | |||
Tesoura | |||
TOTAL |
PONTOS:
7 evocações corretas (3 pontos)
4 a 5 evocações corretas (2 pontos)
Abaixo de 3 ou nenhuma evocação correta (0 ponto) evocação de figuras que não estejam no cartão (0 ponto)
AVALIA
memória imediata visual
memória tardia visual
memória de reconhecimento visual
PEÇA PARA QUE A CRIANÇA CONTE DO NÚMERO 20 ATÉ O NÚMERO 01 E APLIQUE O SUBTESTE DE PALAVRAS.
7 PALAVRAS
Árvore
Cadeira
Pedra
Cachorro
Flor
Casa
sapato
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2- Ler as sete palavras e assim que terminar de fala-las, a criança vai repeti- las. Vai fazer isso por três vezes consecutivas.(anote na tabela abaixo pelas 3 vezes colocando A para acertos e E para erros, depois coloque a pontuação no TOTAL referente a cada coluna)
MEM. IMED. AUDITIVA | |||
Árvore | |||
Cadeira | |||
Pedra | |||
Cachorro | |||
Flor | |||
Casa | |||
Sapato | |||
TOTAL |
PONTOS
7 palavras – mesmo com pronúncia errada – 3 pontos
4 a 6 palavras – mesmo com pronúncia errada – 2 pontos
Reprodução ABAIXO DE 3 palavras – mesmo com pronúncia certa – 0 ponto
Nenhuma reprodução ou de enumeração de série completamente diversa = 0 ponto
AVALIA
memória imediata visual
memória tardia visual
memória de reconhecimento visual
- Em seguida, dar um tempo de 90 segundos, para preencher este tempo pedir para criança contar de 1 até 30 e de 30 até um, depois de dois em dois até 10. Só pra distrair.
- Finalizando os 90 segundos, pede-se a criança que repita as figuras que lembra, e sem seguida as palavras que lembra.Anotar na tabela abaixo:
EVOC. TARDIA 1 | |
FIGURAS | PALAVRAS |
- Deixar um tempo de 25 minutos, enquanto isso, vá aplicando os outros testes .
- Depois que passou os 25 minutos, pergunte a criança novamente as figuras que lembra e depois as palavras que lembra.
Não mostrar em hipótese alguma as sete figuras nem as sete palavras novamente.
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EVOC. TARDIA 2 | |
FIGURAS |
PALAVRAS |
QUANTIDADE DE ACERTOS |
QUANTIDADE DE ACERTOS |
PONTOS
7 palavras/figuras – mesmo com pronúncia errada – 3 pontos
4 a 6 palavras/figuras – mesmo com pronúncia errada – 2 pontos
Reprodução ABAIXO DE 3 palavra/figura – mesmo com pronúncia certa – 0 ponto
Nenhuma reprodução ou de enumeração de série completamente diversa = 0 ponto
PARA A MEMÓRIA DE RECONHECIMENTO IMAGENS:
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Na folha abaixo , peça que a criança mostre a você quais as imagens que tinham na 1ª folha que você mostrou. Anote na tabela abaixo.
ANOTAR NA TABELA ABAIXO:
MEM. RECONHECIMENTO. VISUAL |
SETE FIGURAS |
PONTOS:
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7 evocações corretas (3 pontos)
4 a 5 evocações corretas (2 pontos)
Abaixo de 3 ou nenhuma evocação correta (0 ponto) evocação de figuras que não estejam no cartão (0 ponto)
PARA A MEMÓRIA DE RECONHECIMENTO PALAVRAS:
Leia todas as palavras da folha e pergunte: Essa palavra tinha ou não tinha na lista que você respondeu há pouco. Anote na tabela abaixo.
ANOTAR NA TABELA ABAIXO:
MEM. RECONHECIMENTO. AUDITIVA |
SETE PALAVRAS |
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PONTOS
7 palavras – mesmo com pronúncia errada – 3 pontos
4 a 6 palavras – mesmo com pronúncia errada – 2 pontos
Reprodução abaixo de 3 palavra – mesmo com pronúncia certa – 0 ponto
Nenhuma reprodução ou de enumeração de série completamente diversa = 0 ponto
CONCLUSÃO DOS RESULTADOS:
2 E 3 PONTOS = APRESENTA MEMÓRIA PRESERVADA (tardia, imediata ou de reconhecimento)
0 PONTOS = APRESENTA COMPROMETIMENTO DA MEMÓRIA (tardia, imediata ou de reconhecimento)
Link para baixar e imprimir teste em PDF e Word: Teste de Memória 7_FIGURAS_E_7_PALAVRAS
Teste de Memória_7_FIGURAS_E_7_PALAVRAS
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Para qual idade essa terefa é indicada?
Olá Glaucia, a atividade não tem uma indicação específica, na verdade depende muito do nível que se encontra o desenvolvimento do paciente/aprendente no que se refere a temática em questão. Esperamos ter ajudado. Abraços….
Gostaria de saber qual o autor deste teste e pra qual faixa etaria.
O Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey (RAVLT) – Indicação acessar link: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cclin/v5n1/v5n1a03.pdf
ótimo material.
obrigada por disponibilizar
Olá Isabel, tudo bem?
Que bom que gostou. Disponibilizamos com muito carinho. Tem vários outros na categoria de testes e materiais, que você pode baixar e imprimir.
Desde já agradecemos.