Psicopedagogia

Quais as consequências do uso de “TELAS” nas Crianças e Adolescentes?

Como muito tempo em frente de uma tela afeta a estrutura física do cérebro de seus filhos, bem como seu desenvolvimento emocional e saúde mental?

Veja o que diz os estudos publicado na site CBS NEWS-60 minutos.

Em 21 locais em todo o país, cientistas começaram a entrevistar nove e dez anos de idade e escanear seus cérebros. Eles acompanharão mais de 11 mil crianças por uma década e gastarão US $ 300 milhões fazendo isso. A Dra. Gaya Dowling, do National Institutes of Health, nos deu um vislumbre do que eles aprenderam até agora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Dr. Gaya Dowling: O foco quando começamos a falar sobre como fazer este estudo foi o tabaco, a maconha, todas as drogas, o componente do tempo de tela realmente entrou em jogo, porque estávamos imaginando qual seria o impacto? Quero dizer, claramente as crianças passam muito tempo nas telas.

A primeira onda de dados de escaneamentos cerebrais de 4.500 participantes está em Dr. Dowling, do NIH, e outros cientistas intrigados.

A ressonância magnética encontrou diferenças significativas nos cérebros de algumas crianças que usam smartphones, tablets e videogames mais de sete horas por dia.

“Estamos no meio de um tipo natural de experimento descontrolado sobre a próxima geração de crianças”.

cerebro estimulado por telas

Dr. Gaya Dowling: O que podemos dizer é que é assim que os cérebros se parecem com as crianças que passam muito tempo nas telas. E não é apenas um padrão.

Anderson Cooper: Isso é fascinante.

Dr. Gaya Dowling: É muito fascinante.

As cores mostram diferenças nos cérebros de nove e dez anos. A cor vermelha representa o afinamento prematuro do córtex. Essa é a camada mais externa do cérebro que processa as informações dos cinco sentidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Anderson Cooper: O que é um afinamento do córtex significa?

Dr. Gaya Dowling: Normalmente, isso é considerado um processo maturacional. Então, o que esperaríamos ver mais tarde está acontecendo um pouco mais cedo.

Anderson Cooper: Os pais devem se preocupar com isso?

Dr. Gaya Dowling: Não sabemos se está sendo causado pelo tempo de tela. Nós ainda não sabemos se é algo ruim. Não será até que os acompanhemos ao longo do tempo que veremos se há resultados associados às diferenças que estamos vendo neste único instantâneo.

As entrevistas e os dados do estudo do NIH já revelaram outra coisa: as crianças que passam mais de duas horas por dia nas telas obtiveram pontuações mais baixas em testes de raciocínio e linguagem.

Anderson Cooper: Quando o estudo estiver concluído, é possível que um pesquisador seja capaz de dizer se o tempo de tela é realmente viciante?

Dr. Gaya Dowling: Esperamos que sim. Poderemos ver não apenas quanto tempo eles estão gastando, como eles percebem o impacto deles, mas também quais são alguns dos resultados. E isso vai ficar na questão de saber se há vício ou não.

Anderson Cooper: Quando você terá as respostas que você está procurando?

Dr. Gaya Dowling: Algumas perguntas poderemos responder daqui a alguns anos. Mas algumas das questões realmente interessantes sobre esses resultados a longo prazo, teremos que esperar um pouco, porque elas precisam acontecer.

Esse atraso deixa ansiosos os pesquisadores que estudam o impacto da tecnologia em crianças muito pequenas.

Dr. Dimitri Christakis: De muitas maneiras, a preocupação que os investigadores como eu têm é que estamos no meio de um tipo natural de experiência descontrolada sobre a próxima geração de crianças.

O Dr. Dimitri Christakis, do Seattle Children’s Hospital, foi o autor principal das diretrizes mais recentes da American Academy of Pediatrics para o tempo de tela. Eles agora recomendam aos pais “evitar o uso de mídia digital, exceto videoconferências, em crianças menores de 18 a 24 meses”.

Dr. Dimitri Christakis: Então, o que sabemos sobre bebês brincando com iPads é que eles não transferem o que aprendem do iPad para o mundo real, o que significa dizer que se você der a uma criança um aplicativo onde ela brinca com o virtual Legos, blocos virtuais, e empilhe-os, e depois coloque blocos reais na frente deles, eles começam tudo de novo.

Anderson Cooper: Se eles tentarem fazer isso na vida real, é como se nunca tivessem feito isso antes.

Dr. Dimitri Christakis: Exatamente. Não é uma habilidade transferível. Eles não transferem o conhecimento de duas dimensões para três.

O Dr. Christakis é um dos poucos cientistas que já fizeram experimentos sobre as telas de influência em crianças com menos de dois anos de idade. É um período crítico para o desenvolvimento do cérebro humano.

Dr. Dimitri Christakis: Se você está preocupado com o fato de seu filho ser viciado em seu iphone, seu bebê é muito mais vulnerável e usa exatamente o mesmo dispositivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Anderson Cooper: Seu bebê é mais vulnerável porque?

Dr. Dimitri Christakis: Porque a experiência de fazer algo acontecer é muito mais gratificante para eles.

Em um pequeno estudo piloto que o Dr. Christakis conduziu com 15 crianças, pesquisadores deram três brinquedos para crianças: primeiro uma guitarra de plástico, um iPad que tocava notas musicais e finalmente um iPad com um aplicativo que recompensava as crianças com luzes, cores e sons.

Dr. Dimitri Christakis: Então, em um momento muito específico, o assistente de pesquisa pedirá que a criança dê o que estão brincando.

Sessenta e seis por cento do tempo com um brinquedo tradicional, a criança fará exatamente isso.
A ERA DAS TELAS

Dr. Dimitri Christakis: Com o iPad que simula isso, eles o devolvem quase com a mesma frequência. Mas com o aplicativo para iPad, quando eles o fazem, ele faz todos os tipos de coisas, é muito menos provável que ele o devolva.

Com o aplicativo para iPad mais interativo, a porcentagem de crianças dispostas a devolvê-lo ao pesquisador caiu de 60% para 45%.

Anderson Cooper: É muito mais envolvente?

Dr. Dimitri Christakis: É muito mais envolvente. E é isso que encontramos no laboratório.

É envolvente pelo design, como Tristan Harris nos contou em uma história que reportamos há mais de um ano.

Tristan Harris: Há todo um manual de técnicas que se acostumaram a fazer com que você usasse o produto pelo maior tempo possível.

Harris é um ex-gerente do Google que foi um dos primeiros membros do Vale do Silício a reconhecer publicamente que telefones e aplicativos estão sendo projetados para capturar e manter a atenção das crianças.

Tristan Harris: Isso é sobre a guerra por atenção e onde isso está levando a sociedade e onde isso está tomando tecnologia.

Anderson Cooper: Você sabe que é uma coisa para adultos, para crianças isso é uma coisa completamente diferente?

Tristan Harris: É aí que isso se torna particularmente sensível … será que desenvolvidamente queremos que esta guerra pela atenção esteja afetando nossos filhos?

Anderson Cooper: Você acha que os pais entendem as complexidades do que seus filhos estão lidando?

Tristan Harris: Não. E eu acho que isso é realmente importante. Porque há uma narrativa que, oh, eu acho que eles estão apenas fazendo isso como costumávamos fofocar no telefone, mas o que falta é que o seu telefone na década de 1970 não tinha mil engenheiros do outro lado do telefone. quem estava redesenhando-a para trabalhar com outros telefones e depois atualizando a maneira como seu telefone trabalhava todos os dias para ser mais persuasivo.

Até recentemente, era impossível ver o que acontece dentro de um cérebro jovem quando uma pessoa está focada em um dispositivo móvel. Mas agora cientistas da Universidade da Califórnia, San Diego, atacaram esse problema.

Dra. Kara Bagot

Correspondente Anderson Cooper fala com o Dr. Kara Bagot

A Dra. Kara Bagot é uma investigadora do estudo de US $ 300 milhões do NIH. Sua equipe está analisando os cérebros dos adolescentes enquanto eles seguem o Instagram, o aplicativo de mídia social mais popular. Quando nos encontramos com Roxy Shimp, de 18 anos, ela estava prestes a participar do estudo do Dr. Bagot.

Anderson Cooper: Quanto tempo você realmente gasta nas telas?

Roxy Shimp: Eu verifico meu celular regularmente, eu diria.

Anderson Cooper: O que é bonito regularmente?

Roxy Shimp: A cada 10 a 20 minutos.

Anderson Cooper: Isso é uma estimativa conservadora?

Roxy Shimp: Provavelmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Ela não pode levar seu telefone para a ressonância magnética por causa dos imãs poderosos na máquina, então um espelho foi colocado acima do seu rosto para permitir que ela olhasse através da sala em uma tela de cinema exibindo imagens de sua conta no Instagram. Dessa forma, o Dr. Bagot pode ver exatamente quais partes do sistema de recompensas do cérebro são mais ativas durante o uso das mídias sociais.

Anderson Cooper: Então você pode realmente ver uma parte do cérebro se acendendo quando você está se sentindo bem.

Dr. Kara Bagot: Sim, no scanner.

Anderson Cooper: No scanner.

Com base em seus dados e nos resultados de outros estudos, a Dra. Bagot está entre os cientistas que acreditam que o tempo de tela estimula a liberação da dopamina, uma substância química do cérebro, que desempenha um papel crucial nos desejos e desejos.

Dr. Kara Bagot: Então é mais provável que você aja impulsivamente e use a mídia social compulsivamente em vez de checar a si mesmo.

Anderson Cooper: Você quer continuar para continuar …

Dr. Kara Bagot: Os bons sentimentos.

“Os dispositivos devem ser  ferramentas que você usa. Não são ferramentas que usam você.”

Jean Twenge é professora de psicologia na San Diego State University. Ela passou cinco anos examinando quatro grandes pesquisas nacionais de 11 milhões de jovens desde a década de 1960. Ela descobriu mudanças repentinas no comportamento e saúde mental de adolescentes nascidos em 1995 e mais tarde, uma geração que ela chama de “I-gen”.

Jean Twenge: Eles são a primeira geração a passar toda a sua adolescência com smartphones, então muitos deles não se lembram de um tempo antes dos smartphones existirem.

Anderson Cooper: Houve mudanças geracionais antes no passado, não houve?

Jean Twenge: Certamente. Mas este é muito mais repentino e pronunciado do que a maioria dos outros.

Jean Twenge: Não é apenas a solidão e a depressão dessas pesquisas. É também que as visitas de emergência por auto-mutilação, como o corte, triplicaram entre as meninas de 10 a 14 anos.

Anderson Cooper: O que os adolescentes estão fazendo em seus telefones que podem estar conectados à depressão?

Jean Twenge: Pode ser qualquer coisa. Há duas diferentes escolas de pensamento sobre isso. Que são as coisas específicas que os adolescentes estão fazendo em seus telefones, esse é o problema. Ou pode ser apenas a quantidade de tempo que eles estão gastando em seus telefones que é o problema.

entrevista
A influência da mídia social na saúde mental pode ser um exercício frustrante. 

Encontrar respostas definitivas sobre a influência da mídia social na saúde mental pode ser um exercício frustrante. Oitenta e um por cento dos adolescentes em uma nova pesquisa nacional realizada pelo Pew Research Center disseram que se sentem mais conectados aos seus amigos e ao uso de mídias sociais associadas com a sensação de inclusão. Mas em um experimento de um mês na Universidade da Pensilvânia, estudantes universitários que se limitaram a apenas 30 minutos por dia no Facebook, Instagram e Snapchat relataram reduções significativas na solidão e depressão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Jean Twenge: Muitas vezes, com essas mudanças tecnológicas, essas coisas são adotadas porque são maravilhosas e convenientes. E nós não percebemos até mais tarde as possíveis consequências. E acho que, felizmente, no último ano, houve mais discussões sobre como podemos gerenciar o uso de nossos dispositivos.

Facebook e Instagram introduziram configurações para permitir que os usuários monitorem o uso de aplicativos. E a Apple, a empresa que iniciou a revolução dos smartphones, criou um novo recurso para os pais definirem restrições de tempo nos aplicativos.

Anderson Cooper: As empresas de tecnologia dizem que existem ferramentas por aí que elas forneceram e que estão fazendo sua parte.

Jean Twenge: Muitos pais, provavelmente a maioria com quem falo, nem percebem que essas ferramentas estão disponíveis. E eu gostaria que eles tivessem acontecido cinco anos atrás ao invés de agora. Mas é melhor tarde do que nunca.

Por sua vez, os Institutos Nacionais de Saúde acabaram de inscrever as 11 mil crianças para o estudo do cérebro. No início do próximo ano, os dados serão disponibilizados a qualquer pesquisador em todo o mundo que investigar o efeito de um dispositivo que se tornou a presença tecnológica mais dominante em vidas jovens.

Jean Twenge: Os smartphones são ótimos, são uma peça maravilhosa de tecnologia. Eles nos permitem encontrar o nosso caminho e procurar o tempo e fazer todo esse tipo de coisa. E se você fizer isso por meia hora ou uma hora por dia, tudo bem. Sem problemas. Então você está usando para o que é bom. Mas você tem que usá-lo para o que é bom e depois colocá-lo para baixo. Quero dizer, deve ser uma ferramenta que você usa. Não é uma ferramenta que usa você.

Fonte: Produzido por Guy Campanile e Andrew Bast. Produtora Associada, Lucy Hatcher

antes-depois-do-psiqueasy

Leia ainda:IPI – Investigação Psicopedagógica Intensiva

Veja também:Apostila com mais de 60 Modelos de Documentos Psicopedagógicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp