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Psicopedagogia e o Atendimento Humanizado

É importante entender o que significa ter um atendimento humanizado.

Quando um paciente entra pela porta do local de atendimento, a primeira coisa que ele espera é um atendimento Humanizado.

Ele normalmente está, ou suspeita estar, com algum problema relacionado à aprendizagem, certo?

Pode-se inferir, por isso, que está mais frágil e inseguro.

Assim, a forma com que ele é recebido, desde o primeiro contato, com os funcionários, já faz toda a diferença!

Seguimos 4 motivos considerados  cruciais para o atendimento humanizado, e inserimos essa proposta em nosso sistema:

 

  • Fácil de ser lembrado
  • Contribui para a eficácia do cuidado ao paciente
  • Se relaciona diretamente com a ética
  • Ganha a confiança do paciente

O atendimento humanizado é sempre lembrado, por quê?

Certamente você já ouviu, muitas vezes, comentários do tipo “eu gosto de ir a determinado local porque lá eles conversam comigo e me sinto acolhido”.

Dialogar com o paciente é uma premissa básica para um atendimento eficiente, mas muitos psicopedagogos acabam se esquecendo disso.

Tratando assim, todos os pacientes de forma padronizada.

Sendo que pessoas necessitam de atenção, afinal quem não gosta de ser bem tratado, receber atenção, ouvir uma boa conversa e esclarecer todas ou a maior parte de suas duvidas.

Ou seja, sentir que a outra parte está te escutando e se importa com o que é falado.

O que nada mais é do que ser empático com o próximo, ser atencioso, amoroso e muito afetivo, tudo que tem faltado em grande parte da nossa sociedade.

É essencial que o profissional psicopedagogo dê o valor de realmente escutar o paciente e olhar no olho durante o atendimento.

Muitas vezes, só de ser ouvida, a pessoa já se sente aliviada e o tratamento flui de forma muito mais tranquila e confiante.

Resumindo, quem atende de forma humanizada é, consequentemente, recomendado.

Cliente utilizando PsiquEasy

O atendimento humanizado contribui para a eficácia do cuidado ao paciente

Diversas pesquisas demonstram por A + B que o atendimento humanizado, com foco nas reais necessidades do paciente.

Isso contribui de forma determinante no processo de melhora e de ágil recuperação do paciente.

Beneficiando todo o acompanhamento psicopedagógico.

Visto que, essa é uma situação delicada para o paciente porque é sua saúde mental que está em risco e em vários casos, há um fator psicológico forte envolvido.

Pacientes que são atendidos com esses preceitos têm mais confiança na equipe e respondem melhor aos recursos utilizados.

 estudo em sessões

O atendimento humanizado está diretamente relacionado à ética

Quando se lida com a saúde mental das pessoas, a humanização é um pré-requisito básico para qualquer instituição que almeje o sucesso.

Para que o cuidado seja efetivo e traga resultados, é necessário ouvir, olhar, conversar, entender os hábitos e o histórico dos pacientes.

Como nenhum ser humano vem com um manual de instruções é preciso buscar outras formas de conseguir as informações necessárias para que tudo tenha o melhor resultado possível.

Com isso fica a dúvida, como conseguir isso sem ter uma proximidade com o paciente e uma relação de confiança? Simplesmente não tem jeito!

E a ética está totalmente relacionada a usar os recursos certos, de acordo com a situação e a necessidade de cada indivíduo, buscando sempre fazer o melhor.

O atendimento humanizado ganha a confiança do paciente

Se o paciente foi bem atendido e recebeu um bom acompanhamento psicopedagógico e saiu satisfeito, a chance de que ele continue com o acompanhamento é muito maior, concorda?

Existindo ainda há possibilidade de que ele indique o psicopedagogo para outras pessoas que precisam de atendimento parecido ou algum outro que a instituição oferece.

Qualquer outra demanda por atendimento que ele precisar, o primeiro lugar que ele irá procurar é você.

Quem atende de forma humanizada contempla todas as etapas da jornada do paciente com um olhar acolhedor e uma atitude firme e positiva.

Gerando assim, resultados positivos, que aumentam drasticamente a satisfação do paciente. E sua possível indicação para terceiros.

Cibele Romeu psicopedagoga cliente psiqueasy

O que é o PsiquEasy?

O PsiquEasy é um sistema voltado exclusivamente para psicopedagogos que tenham como prioridade o atendimento humanizado.

Onde o paciente é o protagonista dentro do atendimento psicopedagógico, levando em consideração o seu ponto de vista, as suas necessidades e seus anseios.

Rita Rocha Psicopedagoga em Salvador – BA

“Sabemos enquanto profissionais que todo paciente, criança, jovem ou adulto quer ser atendido de forma satisfatória.” Daliane Oliveira

E que todas as suas dificuldades, distúrbios, transtornos, síndromes ou apenas dúvidas e anseios sejam compreendidos e analisados com muito carinho e atenção.

E que caso tais situações não possam ser resolvidos que sejam bem encaminhados a alguém que possa resolvê-lo, no menor espaço de tempo possível.

O tom de voz, os gestos, o olhar do psicopedagogo e a forma como ele organiza as informações obtidas sobre o paciente dizem muito no momento do atendimento.

Outro ponto fundamental de um atendimento humanizado é o acesso fácil à informação.

Cada etapa pela qual o paciente passa deve ser devidamente registrado, armazenado.

Lays Leite psicopedagoga psiqueasy

No PsiquEasy todas as informações dos pacientes estão devidamente organizadas.

Desse modo que apenas o psicopedagogo tenha acesso, não comprometendo assim o acompanhamento dos pacientes.

Todo o material utilizado pode ser facilmente armazenado no sistema.

Isso dá ao profissional comodidade para acessá-lo de qualquer lugar.

Possibilitando-o ainda de se preparar antes de cada atendimento.  Afinal, todas as informações estão ao alcance de suas mãos.

 

ATENDIMENTO HUMANIZADO É NOSSA PRIORIDADE

PsiquEasy

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Daliane Oliveira
Psicopedagoga e Consultora

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