Segurança da Informação na Psicopedagogia

PsiquEasy é um sistema fácil e gratuito para psicopedagogos.

O PsiquEasy é de uso exclusivo dos profissionais de psicopedagogia. Feito pensando na necessidade de organização e segurança dos dados obtidos nos atendimentos.

Onde segundo o Código de Ética do Psicopedagogo, capítulo III – Do exercício das atividades psicopedagógicas, Artigo 7º afirma:

O psicopedagogo está obrigado a respeitar o sigilo profissional, protegendo a confidencialidade dos dados obtidos em decorrência do exercício de sua atividade e não revelando fatos que possam comprometer a intimidade das pessoas, grupos e instituições sob seu atendimento.

No Artigo 9º afirma:

Os prontuários psicopedagógicos são documentos sigilosos cujo acesso não será franqueado a pessoas estranhas ao caso.

Sendo assim, podemos perceber que é da responsabilidade do psicopedagogo proteger os dados obtidos durante e após os atendimentos realizados.

E como proteger esses dados?

Os seus dados não estão protegidos dentro de uma gaveta, nem em um armário, ou em uma sala trancada, nem tão pouco dentro do seu computador.

Por quê?

Vamos compreender o que pode acontecer nas situações citadas e que expõe você e a qualidade do seu trabalho.

Pense comigo:

Em uma gaveta mesmo que tenha chave não impede de ser arrombada por ladrões a procura de dinheiro ou informações que custam para alguns tanto quanto.

Assim é também com o armário e com a sala trancada.

No caso do computador nada impede de ser invadido, estamos em uma era onde se descobrir senhas é uma coisa muito fácil, além de que com um simples vírus todos os seus dados poderão vir à tona, o que seria péssimo para qualquer profissional.

Outro fator que pode pegar de surpresa em todos os casos citados é um desastre como fogo.

Imagine se sua sala pegar fogo e você não tiver tempo para resgatar nada.

O que você poderá fazer?

Eu digo: NADA. Você pode estar pensando: essas coisas são muito difíceis de acontecer e comigo então, quase que impossível. Eu não corro esses riscos.

Será mesmo?
O que é risco ou falta de segurança?

Desde os primórdios da humanidade, incertezas, ameaças e oportunidades sempre andaram de mãos dadas.

Hoje, assim como no passado, os riscos continuam fazendo parte do nosso dia-a-dia.

Ao nos levantar, locomover, executar tarefas, divertir, participamos de eventos que nos expõem a riscos positivos e negativos e com as mais variadas intensidades.

Dada a onipresença do risco desde os primórdios da humanidade era de se esperar que a definição da palavra risco não fosse polêmica, mas unânime, porém não é o que acontece nem em relação á sua derivação nem a sua definição.

No que tange á definição, segundo o dicionário Aurélio risco é: “um perigo”.

Já para Webster´s Dictionary risco é: “a possibilidade de perda ou prejuízo ou alguém criar um perigo.”

Nos dois casos as definições são no mínimo incompletas uma vez que consideram apenas o aspecto negativo do risco, não referenciando o lado positivo.

Para a ISO 31000 risco é: “O efeito da incerteza nos objetivos”.

A definição no meu entender ao colocar o risco como efeito também não o define corretamente, porque risco não é o efeito, mas a associação da incerteza com o efeito.

Já o Institute for Risk Management define risco como: “A combinação da probabilidade de um evento e suas consequências”.

Entendo ser esta a definição mais próxima do que é risco, uma vez que expressa, de forma clara, que todos os riscos tem como característica três componentes, o evento, a probabilidade e o impacto.

O componente evento estabelece a relação de causa e efeito.
Todo o risco tem uma origem ou causa e ao se materializar gera uma consequência ou efeito.

Os outros dois componentes a probabilidade, está associada à causa do evento e o impacto ao efeito da materialização desse evento.

Ou seja, ao agirmos sobre as causas do evento alteramos a probabilidade de ocorrer e ao agirmos sobre o efeito alteramos o impacto.

Das três condições as duas primeiras independem do gestor, estando sob seu controle apenas a redução das vulnerabilidades da segurança.

Observe então, que todos nós corremos risco, todos os dias, no entanto, podemos diminui-los e o PsiquEasy permite-nos proteger os dados obtidos nos atendimentos que são tão importantes para nossos pacientes.

Proteger tais informações faz com que os pacientes se sintam mais confiantes e seguros, pois percebem que o profissional é organizado e certamente muito responsável.

Objetivos do PsiquEasy
  • Controlar cadastro de pacientes e responsáveis;
  • Controlar agendamento e atendimentos dos pacientes;
  • Controlar testes e atividades complementares;
  • Emitir Relatórios, Laudos, Informes e Devolutivas.
  • Gerenciar os Locais de Atendimento.
  • Segurança dos dados.
Mas nosso objetivo principal é garantir a segurança e organização dos seus dados. Fique a vontade para dar sugestões, opiniões ou tirar dúvidas.

Leia também: Libras Materiais Psicopedagógicos

Visite o site: PsiquEasy Sistema Psicopedagógico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chamar no WhatsApp