Transtorno Opositivo Desafiador (TOD)
Por: Ana Carla Santos – Psicopedagoga e Neuropsicopedagoga
O Transtorno Opositivo Desafiador pode ser definido como um padrão persistente de comportamentos negativistas, desafiadores, desobedientes, observados nas interações sociais da criança com adultos e figuras de autoridade de uma forma geral. Tem grande comorbidade com TDAH (40-50%).
Os principais sintomas do TOD são:
- pouca paciência,
- discussões com adultos,
- desafio e recusa a obedecer regras,
- implicância com pessoas,
- sempre responsabilizando os outros pelos seus erros ou mau comportamento,
- expressando sentimentos de rancor,
- irritação e apresentando ideias de vingança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esses sintomas podem causar prejuízo significativo na vida social e acadêmica da criança ou adolescente. O diagnóstico em crianças é feito por um psiquiatra infantil ou neuropediatra. O tratamento requer abordagem multidisciplinar e, principalmente, medidas psicoeducativas e estratégias de como agir e conduzir esta criança em casa e na escola. Nesse sentido, irei destacar dicas que podem ser muito úteis na condução de crianças opositoras.
A primeira delas é para pais ou responsáveis, que devem falar a mesma língua e concordar sempre nas mesmas regras e no cumprimento das rotinas diárias. Pois, em nossa sociedade atual, tal postura tem sido incomum devido às separações e terceirizações educacionais, o que dificulta na educação dos filhos.
É importante, mesmo separados, que os pais tomem as mesmas atitudes com a criança, mesmo que esta conviva em casas diferentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A segunda dica é, possíveis soluções para a sala de aula:
- Se o seu aluno é facilmente distraído pela atividade da sala de aula ou por situações vistas pelas janelas ou portas tente sentá-lo na frente ou no meio, longe dessas distrações;
- Se a criança tem atitudes de forma a chamar atenção pelo lado negativo, tente sentá-lo perto de um colega que seja um bom exemplo para a turma;
- Se ele se mostrar incapaz de terminar uma tarefa no tempo permitido, tente permitir um tempo extra para ele terminar a tarefa solicitada.
- Se mostrar-se incapaz de acompanhar as discussões em classe e as anotações, tente providenciar ajuda de um colega para tomar notas e perguntar ao aluno questões que o encorajem a participar nas discussões.
- Se o seu aluno se queixa de que as aulas são chatas tente procurar envolvê-lo na apresentação da aula.
- Se a criança se distrai facilmente, tente estimulá-lo a prestar atenção na tarefa por meio de um sinal combinado com ele. Peça-lhe que dê sugestões de atividades;
- Se exibir constantemente um comportamento para chamar a atenção, tente ignorar os comportamentos impróprios;
- Se o seu aluno não trabalha bem com os outros, tente encorajar as tarefas cooperativas de aprendizado;
- Se ele não é respeitado pelos colegas tente atribuir responsabilidades ao aluno, na presença do grupo de colegas;
- Se a criança fica enraivecido facilmente, tente encorajar o estudante a sair de situações que provocam a raiva;
A consciência de uma criança está em desenvolvimento. Então, deve sempre lembrar aos pais/responsáveis, que se iniciarem a educação de seus filhos observando sempre as dicas acima. Sendo assim, aplicadas pela escola com o apoio da família já estarão reduzindo de forma significativa a chance de terem filhos desafiadores.
Leia ainda: Organize seu Controle Financeiro com PsiquEasy
Veja também: Psicopedagogia e a era da Informatização
Tenho interesse.
Olá Alba, para mais informações basta entrar no link https://psiqueasy.com.br ou entrar em contato pelo whatsapp 21 9.7421-7212.