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“MASC” – Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças

ANSIEDADE NA INFÂNCIA

Embora a ansiedade seja conceptualizada como uma resposta natural e adaptativa (Beck & Emery, 2005), frequente ao longo do desenvolvimento de crianças e adolescentes, respostas excessivas de ansiedade que persistem no tempo causam interferência significativa na vida académica (King, Mietz, Tiney, & Ollendick, 1995) e no funcionamento social (Morris, 2004), altura em que se consideram perturbações de ansiedade merecedoras de atenção clínica.
A avaliação da ansiedade é um componente importante da avaliação e da intervenção. Nesta avaliação, os instrumentos de auto-resposta apresentam várias vantagens. Por um lado, a sua aplicação é fácil e rápida. Por outro lado, permitem ter acesso à experiência interna da criança (alguns sintomas são apenas acessíveis através da introspeção), avaliando uma série de importantes dimensões da ansiedade (March et al, 1997; Schniering, Hudson, & Rapee, 2000).

 

MODELO MASC “Validada pela Psic. Michelle Moreira Nunes e ainda aguardando publicação”

 

Nome:____________________________                       Idade:____                     Sexo: Masc. (    )   Fem.(     )

 

Data:___/___/___         Série escolar:_____________

dia  mês  ano

Este questionário pergunta a você como você vem se sentindo, o que você tem pensado, tem sentido ou como tem agido recentemente. Para cada item, por favor faça um círculo ao redor do número que indica com que freqüência a afirmativa é verdadeira para você. Se o que a sentença diz é verdade sobre você muitas vezes, circule 3. Se ela é verdade sobre você algumas vezes, circule 2. Se a sentença é verdade sobre você uma vez ou outra, circule 1. Se dificilmente ou nunca a sentença é verdade sobre você, circule 0. Lembre-se, não há respostas certas ou erradas, responda apenas como você vem se sentindo recentemente.

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Agora tente esses itens você mesmo. Não se esqueça também de responder as questões no verso deste questionário.

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Instrumentos

A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (Multidimensional Anxiety Scale for Children – MASC; March et al., 1997) avalia sintomas de ansiedade em crianças e adolescentes. É composta por 39 itens
avaliados numa escala tipo Likert de 4 pontos (entre 0 = Nunca e 3 = Muitas Vezes).

Como descrito acima, a MASC possui quatro fatores principais, três dos quais com subfatores:

(a) Sintomas Físicos (12 itens), que incluí os subfatores Tensão/Inquietude (6 itens; ex., “Sinto-me tenso ou nervoso”) e Somático/Autonómico (6 itens; ex., “Tenho dificuldades em respirar”);

(b)Evitamento do Perigo (9 itens), composto pelos subfatores Perfeccionismo (4 itens; ex., “Tento fazer as coisas de uma forma perfeita”) e Coping Ansioso (5 itens; ex., “Mantenho-me sempre alerta em relação a sinais de perigo”);

(c) Ansiedade Social (9 itens), subdividido em Humilhação/Rejeição (5 itens; ex., “Preocupa-me que os outros se riam de mim”) e Desempenho Público (4 itens; “Fico preocupado quando sou chamado na aula”);

(d) e, finalmente, Ansiedade de Separação (9 itens; ex., “Fico assutado quando os meus pais se vão embora”) (March et al., 1997).

A versão original demonstrou razoável a boa consistência interna para o total e fatores (entre .74 e .90) e fraca a razoável para os subfatores (.60 a .77), forte validade convergente, validade divergente, e confiabilidade teste reteste (Baldwin & Dadds, 2007; March et al., 1997; Rynn et al., 2006).

 

Fontes para Pesquisa:

https://www.aidep.org/sites/default/files/2017-10/RIDEP45.3.03.pdf

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https://estudogeral.sib.uc.pt/…/A%20Escala%20Multidimensional%20de%20Ansiedad…

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http://www.psiquiatriainfantil.com.br/

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28 comentários em ““MASC” – Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças

  • 21 de novembro de 2018 em 12:47
    Permalink

    Quanto conteudo de qualidade encontrei aqui no site. Agradeço por compartilhar. Sucesso. abraço

    Resposta
    • 22 de novembro de 2018 em 10:01
      Permalink

      Olá Julia, agradecemos pelo carinho e atenção. Abraços…

      Resposta
  • 29 de novembro de 2018 em 23:15
    Permalink

    Como saber o resultado? a pontuacao final tem um corte?

    Resposta
  • 27 de janeiro de 2019 em 10:45
    Permalink

    Como saber o resultado? a pontuação final tem um corte?

    Resposta
  • 27 de janeiro de 2019 em 11:02
    Permalink

    Qual a idade de abrangência? (mínima e máxima)
    Obrigada

    Resposta
  • 29 de julho de 2019 em 17:01
    Permalink

    Sou Renata. Também gostaria de entender como corrigir o MASC.

    Resposta
  • 2 de agosto de 2019 em 14:36
    Permalink

    Como saber o resultado? como fazer a mensuração final?

    Resposta
  • 19 de agosto de 2019 em 10:37
    Permalink

    Olá, eu li o artigo mas ainda assim não consegui entender o resultado final do teste, os níveis.
    Grata

    Resposta
    • 19 de agosto de 2019 em 19:45
      Permalink

      Olá Fabianne, vamos procurar em nosso acervo algum manual que possa esclarecer a sua dúvida. Assim que encontrarmos enviamos para você. Abraços

      Resposta
      • 4 de setembro de 2019 em 19:24
        Permalink

        Olá Daliane, também gostaria de ter acesso ao manual de correção da MASC! Agradeço muito se puder compartilhar.

        Resposta
        • 12 de setembro de 2019 em 09:47
          Permalink

          Olá Ana no final da página tem alguns links que a senhora pode baixar. Segue um dos links https://estudogeral.sib.uc.pt/…/A%20Escala%20Multidimensional%20de%20Ansiedad…

          Abraços

          Resposta
  • 14 de setembro de 2019 em 00:05
    Permalink

    Gostaria de saber onde encontro a tabela mostrando quanto a pontuação obtida se está na média ou fora dela e classificação?

    Resposta
    • 10 de outubro de 2019 em 12:12
      Permalink

      Olá Willian, no material anexo tem alguns modelos descritos com orientações, basta fazer o download. Caso não esteja de acordo com o que procura entre novamente em contato que vamos verificar se temos outra opção em nosso acervo. Abraços

      Resposta
  • 11 de novembro de 2019 em 14:47
    Permalink

    Boa tarde. Qual o ponto de corte para a correção? Não tem no artigo

    Resposta
  • 21 de janeiro de 2020 em 10:50
    Permalink

    Boa tarde. Li o artigo e não localizei o ponto de corte. É uma escala bacana, mas preciso de maiores informações

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2020 em 10:02
    Permalink

    Olá, pessoal!

    Para auxiliar na correção, descrevo os itens que compõem cada fator abaixo:
    (a) Sintomas Físicos (12 itens), que incluí os subfatores Tensão/Inquietude (6 itens) e Somático/Autonómico (6 itens):
    Eu me sinto tenso ou nervoso;
    Sinto falta de ar;
    Eu fico tremendo ou inquieto;
    Eu tenho tontura ou sensação de desmaio;
    Eu me sinto desassossegado (sobressaltado);
    Eu sinto dores no peito;
    Eu me sinto estranho, esquisito ou fora da realidade;
    Meu coração dispara ou “falha”;
    Eu me sinto inquieto e nervoso;
    Eu sinto mal estar no estômago;
    Minhas mãos tremem;
    Minhas mãos ficam suadas ou frias.

    (b) Evitamento do Perigo (9 itens), composto pelos subfatores Perfeccionismo (4 itens) e Coping Ansioso (5 itens):
    Eu fico atento se há algum perigo;
    A ideia de ficar longe de casa me assusta;
    Eu verifico as coisas antes de fazê-las;
    Eu deixo as luzes acesas à noite;
    Eu evito assistir filmes ou programas de TV que assustam;
    Eu tento fazer tudo exatamente do jeito certo;
    Eu fico com medo quando ando de carro ou de ônibus;
    Tenho medo de tempo ruim, escuridão, altura, animais ou insetos;
    Eu preciso ter certeza que as coisas estão seguras.

    (c) Ansiedade Social (9 itens), subdividido em Humilhação/Rejeição (5 itens) e Desempenho Público (4 itens):
    Eu me preocupo que as outras pessoas deem risada de mim;
    Eu tenho medo que os outros meninos (ou meninas) gozem de mim;
    Eu me preocupo em ser chamado na classe;
    Eu tenho medo que os outros achem que sou bobo;
    Eu tento fazer coisas que vão agradar aos outros;
    Eu me preocupo com o que os outros pensam de mim;
    Eu me preocupo em fazer alguma coisa boba ou que me deixe sem graça;
    Eu fico nervoso se eu tenho que fazer alguma coisa em público;
    Eu tenho dificuldade em chamar outros meninos (ou meninas) para brincar comigo.

    (d) Ansiedade de Separação (9 itens):
    Eu costumo pedir permissão para fazer as coisas;
    Eu fico com medo quando meus pais saem;
    Eu me esforço para obedecer meus pais e professores;
    Eu tento ficar perto da minha mãe ou meu pai;
    Eu evito sair sem minha família;
    Eu evito as coisas que me aborrecem;
    Eu durmo junto de alguém da minha família;
    Se eu fico aborrecido ou com medo, eu conto logo para alguém;
    Eu sinto vergonha.

    Sobre o ponto de corte, cito como referência o seguinte estudo:
    “O estudo brasileiro de Vianna (2008) encontrou como ponto de corte da escala MASC para ansiedade geral, o valor de 56.” (fonte: ).

    Abraço!

    Resposta
    • 3 de fevereiro de 2020 em 09:39
      Permalink

      Olá Ariele, tudo bem?

      Agradecemos sua parceria, muito bom poder contar com profissionais como você. Abraços carinhosos

      Resposta

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