Aplicação de trilha como Recurso Psicopedagógico
Quem não se lembra daqueles joguinhos de trilha, onde andamos casa por casa de acordo com os números sorteados num dado?
Exemplo de trilha I:
Toda ação do sujeito no jogo deve ser perguntado por que o fez. Caso queira fazê-lo, poderá questionar o terapeuta também e este deverá responder, sem omissão da VERDADE.Trata-se de um tabuleiro com risco nas diagonais e um risco no centro. É composto de cinco peças de uma cor e cinco de outra. A trilha poderá ser formada na vertical, na horizontal e diagonal, como mostra o exemplo acima.
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Este jogo é uma adaptação do “Tic-Tac” e pode ser usado com constância.
Tem-se a Trilha 1, que é para crianças que estão no pré-operatório ou início do estádio Operatório Concreto, segundo Piaget. Tem o seguinte formato:
Demonstração de Trilha na vertical. Exemplo de trilha 2.
Em balões, na diagonal e horizontal. Quem faz primeiro tira a pedra no tabuleiro, do adversário. Faz-se semelhante ao jogo estrela, cuja diferença consiste no uso dos balões, para cada jogador colocar uma peça por vez.
Exemplo: Coloca-se a peça nas bolinhas dos riscos. Exemplo de Trilha 3 ou jogo balões:
Mostra que tem de haver uma tríade na horizontal do balão, porém no traçado diagonal, pode-se fazer mais uma tríade. Observe o desenho e veja que se pode utilizar a reta diagonal, do centro do losango: o centro comum para todas as jogadas, o centro da reta e o final no canto do quadrado.
Pode-se optar por marcar pontos (formação da tríade) com grãos e retirada de uma peça do adversário.
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Forma-se tríade:
- na horizontal: duas extremidades e o centro;
- na vertical: duas extremidades e o centro;
- na vertical: duas extremidades e o centro;
- do centro do quadrado, do centro do losango e da extremidade do quadrado na mesma
- no losango (balões) na diagonal e horizontal.
Após terem assimilado, introduza uma terceira opção, que é: ao marcar ponto, retire uma peça do adversário e fique com o direito a jogar novamente.
Fonte de Pesquisa: : www.ucamprominas.com.br
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