Testes & Materiais Gratuitos

Aplicação de trilha como Recurso Psicopedagógico

Quem não se lembra daqueles joguinhos de trilha, onde andamos casa por casa de acordo com os números sorteados num dado?

Exemplo de trilha I:

Toda ação do sujeito no jogo deve ser perguntado por que o fez. Caso queira fazê-lo, poderá questionar o terapeuta também e este deverá responder, sem omissão da VERDADE.Trata-se de um tabuleiro com risco nas diagonais e um risco no centro. É composto de cinco peças de uma cor e cinco de outra. A trilha poderá ser formada na vertical, na horizontal e diagonal, como mostra o exemplo acima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Este jogo é uma adaptação do “Tic-Tac” e pode ser usado com constância.

Tem-se a Trilha 1, que é para crianças que estão no pré-operatório ou início do estádio Operatório Concreto, segundo Piaget. Tem o seguinte formato:

Demonstração de Trilha na vertical. Exemplo de trilha 2.

Em balões, na diagonal e horizontal. Quem faz primeiro tira a pedra no tabuleiro, do adversário. Faz-se semelhante ao jogo estrela, cuja diferença consiste no uso dos balões, para cada jogador colocar uma peça por vez.

Exemplo: Coloca-se a peça nas bolinhas dos riscos. Exemplo de Trilha 3 ou jogo balões:

Mostra que tem de haver uma tríade na horizontal do balão, porém no traçado diagonal, pode-se fazer mais uma tríade. Observe o desenho e veja que se pode utilizar a reta diagonal, do centro do losango: o centro comum para todas as  jogadas, o centro da reta e o final no canto do quadrado.

Pode-se optar por marcar pontos (formação da tríade) com grãos e retirada de uma peça do adversário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Forma-se tríade:
  • na horizontal: duas extremidades e o centro;
  • na vertical: duas extremidades e o centro;
  • na vertical: duas extremidades e o centro;
  • do centro do quadrado, do centro do losango e da extremidade do quadrado na mesma
  • no losango (balões) na diagonal e horizontal.

Após terem assimilado, introduza uma terceira opção, que é: ao marcar ponto, retire uma peça do adversário e fique com o direito a jogar novamente.

Fonte de Pesquisa: : www.ucamprominas.com.br

Veja também:Formando Palavras e trabalhando a Dislexia

Leia ainda:Bingo dos Animais é uma maneira divertida de Ensinar e Aprender

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp