Como realizar a Entrevista Inicial com o Aluno?

A entrevista inicial com o aluno é entendida como um instrumento fundamental por esclarecer ao aluno as razões do atendimento e de que forma ele irá ocorrer.
Trata-se de um momento importante para estabelecer um bom relacionamento que, consequentemente, irá favorecer um clima de confiança e tranquilidade. É um procedimento realizado fora da sala de aula. A avaliação da entrevista inicial com o aluno permite verificar a atitude dele diante do nosso interesse em estabelecer vinculo e ajudar. Além disso, possibilita um conhecimento mais rico da situação do indivíduo e proporciona uma visão previa das suas necessidades.
escrevendo psiqueasy
ROTEIRO PARA ENTREVISTA INICIAL

(com o aluno)

  1. Já recebeu alguma queixa de alguém? Quais são os problemas?
  2. Quando começou o problema? Ou quais fatos associam o problema?
  3. Quais foram e quais são as suas atitudes diante desse problema?
  4. E o que você sente diante dessa problemática?
  5. O que os professores dizem a respeito e o que vocês pensam e sentem?
  6. E em casa, como é? (queixa secundária)
  7. Fale-me sobre o seu dia desde o levantar até o deitar e dormir.
  8. Fale-me sobre a rotina de um final de semana seu?
  9. Como é o seu comportamento diante das atividades da escola?
  10. Existe algum outro problema?
  11. Quais são as qualidades e eficiências que você possui?
  12. Conscientizar o aluno sobre a função do psicopedagogo e questionar: O que você espera de mim? (Levantar as fantasias de cura e a transferência de responsabilidades para o agente corretor.)
  13. Quero esclarecer que você será diagnosticado(a) dentro de um determinado contexto: família, escola. Por esse motivo você deverá participar ativamente do processo. O que pensa sobre isso? (início do enquadramento.)
  14. Acrescento que sem a sua cooperação não será possível realizar um diagnóstico sobre o problema em questão. O que pensa sobre isso?
  15. Se houver concordância em prosseguir, vocês será chamado(a) para fornecer esclarecimentos e participar ativamente da fase diagnóstica.
  16. O diagnóstico será efetuado da seguinte forma… (fornecer os esclarecimentos nos dias e horários.). O que acha?
  17. Buscarei detectar o que é de sua responsabilidade, da família e da escola e, no final do processo, apontarei os resultados.
  18. Gostariam de acrescentar algo?

 

crianca-nao-quer-ir-escola psiqueasy

ENTREVISTA INICIAL

(com o aluno)

 

Data do estudo ____/____/_______   

Turma:­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

Nome do aluno(a):

Idade:

Sexo:

Nome do Pai:

Idade:

Grau de instrução:

Nome da mãe:

Idade:

Grau de instrução:

Vive com os pais?

Quantos irmãos?

Responsável:

Qual a razão da avaliação (queixa):

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Informações coletadas:

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

____________________________

   Psicopedagoga(o)

 

___________________________

Aluno (a)

antes-depois-do-psiqueasy

Conheça o IPI: Conheça o mais novo método de Investigação Psicopedagógica

Veja também: Apostila com mais de 60 Modelos de Documentos Psicopedagógicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chamar no WhatsApp