fbpx

CBO Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional

Boa Notícia, saiu o número do CBO para Neuropsicopedagogos

Profissionais da área comemoram  mais uma vitória, sai comunicado informando o número provisório da CBO, de acordo com o processo da regulamentação da profissão. Até então circula nas redes sociais os seguintes códigos: 2394-40 clínico e 2394-45 Institucional.

 

Orientações sobre a CBO

Agradecimentos e orientações sobre a CBO. Presidente da SBNPp, Prof. Dr. Luiz Antonio Corrêa.

Posted by SBNPp – Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia on Sunday, July 21, 2019

 

Veja como esta definido o CBO da Neuropsicopedagogia

 

CBO NEUROPSICOPEDAGOGIA

Neuropsicopedagogo na CBO

Vídeo explicativo do novo código do Neuropsicopedagogo na CBO – SBNPp.

Posted by SBNPp – Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia on Wednesday, July 17, 2019

 

Conheça um pouco dessa luta

No 14 de março de 2018, aconteceu o painel de convalidação para a inclusão das ocupações NEUROPSICOPEDAGOGO CLÍNICO e NEUROPSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL na CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES – CBO, documento do Ministério do Trabalho.

Participaram desse momento a SBNPp e os profissionais: Bárbara Madalena Heck da Rosa, Angelita Fülle, Rita Margarida Toler Russo, Fabrício Bruno Cardoso, Ana Lucia Hennemann, Rosane Edmaig Arruda Dias, Daiana Aparecida Silveira Gonçalves Costa e Sueli Valentim Sanches Bazan, também contou-se com a presença de representantes da Coordenação da Classificação Brasileira de Ocupações do MTb – CCBO/MTb e da coordenação da FIPE.

Serão 2 códigos: 1 para o NEUROPSICOPEDAGOGO CLÍNICO e 1 para o NEUROPSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL, os códigos serão publicados e poderão ser utilizados a partir de meados de Fevereiro de 2019, período que será publicada a nova atualização da CBO.”

comunicado de Brasilia Neuropsicopedagogia

O ISSO SIGNIFICA?

A Classificação Brasileira de Ocupação (CBO) tem como finalidade identificar as ocupações e as ações que os profissionais devem desenvolver dentro de seus perfis profissiográficos. Tendo seus códigos definidos, os profissionais da neuropsicopedagogia tanto institucional quanto clínicos, poderão já em 2019 ter seus direitos assegurados (auxilio doença, aposentadoria, etc).  Também, poderemos participar dos primeiros concursos dentro destes campos de atuação.

Contudo é importante saber que o CBO não regulamenta uma profissão, isso é realizado através de outros caminhos.  A CBO apenas tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios juntos aos registros administrativos e domiciliares.

O importante é  fazer matrícula num curso de pós-graduação que esteja de acordo com o que prediz o MEC. A  SBNPp, (Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia). pode esclarecer dúvidas em relação as cursos ofertados.

Fonte para mais informações: http://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com/2018/03/neuropsicopedagogo-clinico-e.html

comemoração

Os profissionais da categoria agradecem a SBNPP e ao Presidente Luiz Antônio Corrêa

 

Parabéns a todos por mais essa vitória!!!

 

antes-depois-do-psiqueasy

41 thoughts on “CBO Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional

  • 30 de julho de 2019 em 18:00
    Permalink

    Boa tarde!
    Fiz minha especialização em psicopedagogia, já a alguns anos e não pratiquei. Sou professora da rede municipal do Rio e gostaria de atualização. Qual material me indicam. Obrigada!

    Resposta
  • 8 de agosto de 2019 em 20:39
    Permalink

    Boa noite
    Minha pós-graduação é em NEUROPSICOPEDAGOGIA.
    Agora com o CBO para o Clínico e outro para o Institucional, como fica o meu caso?
    Obrigada.

    Resposta
    • 9 de agosto de 2019 em 11:51
      Permalink

      Olá Julia verifique com a secretaria da instituição para ver qual dos segmentos esta voltado a sua especialização. Certamente que abrange uma ou ambos os segmentos. Qualquer dúvida estamos a disposição. Abraços.

      Resposta
      • 17 de abril de 2021 em 09:17
        Permalink

        Fiz psicopedagogia, posso adquirir o C B O ?

        Resposta
        • 27 de abril de 2021 em 11:30
          Permalink

          Olá Leila, tudo bem?

          O que é CBO?
          Classificação Brasileira de Ocupações conhecido como CBO do Ministério do Trabalho são os códigos cadastrados de todas as profissões e ocupações brasileiras. A atividade de Psicopedagogo (a) é uma das atividades classificada sob o número 2394-25. Ao se formar você pode utilizar esse CBO em seu carimbo.

          Abraços… Pp. Daliane Oliveira

          Resposta
    • 15 de maio de 2020 em 00:00
      Permalink

      Também gostaria de saber, pois estou no mesmo barco que vc 🤷🏻‍♀️

      Resposta
  • 9 de agosto de 2019 em 13:40
    Permalink

    O CBO do neuropsicopedagogo, é reconhecido para o profissional ser cadastrado em convênios?
    Como psicopedagoga, não consegui ser colaboradora em nenhum convênio, pois todos exigem CNES.
    Fazer parte da saúde, a pós em neuro, dá esta possibilidade,

    Resposta
  • 14 de agosto de 2019 em 12:51
    Permalink

    O CBO pode ser usado pelo psicopedagogo?

    Resposta
    • 19 de agosto de 2019 em 19:38
      Permalink

      Olá Nívea, para Psicopedagogo o CBO é: 2394-25

      Resposta
  • 26 de setembro de 2019 em 10:30
    Permalink

    Bom dia,

    Parabéns pelo site, realmente ajuda muito!
    Fiz minha Pós em Neuropsicopedagogia Clínica – EAD, porém, com 760 horas e com apresentação de TCC ao final do curso.
    O CBO também vale para EAD?
    Onde devo ir para solicitar essa numeração? Devo fazer a comprovação através do certificado? Onde e como?
    Desde já, agradeço muito pela ajuda.

    Resposta
    • 27 de setembro de 2019 em 11:10
      Permalink

      Olá Ivy o CBO significa: Classificação Brasileira de Ocupação e tem como finalidade identificar as ocupações e as ações que os profissionais devem desenvolver dentro de seus perfis profissiográficos.O CBO vale para todas as modalidades presencial ou EAD. Segue CBO da Neuropsicopedagoia- códigos: 2394-40 clínico e 2394-45 Institucional. Segue link com mais informações sobre a temática em questão https://blog.psiqueasy.com.br/2019/07/26/cbo-neuropsicopedagogia-clinica-e-institucional/

      Qualquer dúvida estamos a disposição. Abraços carinhos….

      Resposta
    • 22 de maio de 2021 em 20:43
      Permalink

      Olá, sou pedagoga e tenho interesse em me especializar na área da neuropsicopedagogia. Porém, estou com dúvidas se a pós graduação em neuropsicopedagogia me habilitará para atuar em clínicas e ter meu próprio consultório, ou terei que fazer a neuropsicopedagogia clínica?

      Resposta
      • 1 de junho de 2021 em 16:40
        Permalink

        Olá Monica Silva, tudo bem?

        Para você atuar no segmento clínico terá que fazer a especialização neuropsicopedagogia clinica.

        Resposta
  • 12 de fevereiro de 2020 em 18:54
    Permalink

    Até que estava indo bem, mas terminou com a maior besteira que um site como esse – ao qual eu tenho certo apreço – ao afirmar que tem que fazer um curso que esteja de acordo com o que prediz a SBNPp. Só se for pra rir. A SBNPp não pode predizer nada, é só um grupo qualquer sem nenhum respaldo jurídico, quem define a validade do curso é o MEC. Estudem um pouco antes de se predisporem a escrever algo.

    Resposta
    • 26 de fevereiro de 2020 em 16:25
      Permalink

      Olá Luan, tudo bem?

      Acredito que houve um erro de interpretação da sua parte, visto que em nenhum momento afirmamos que os cursos deveriam ser escolhidos apenas com as indicações que a SBNPp informa. As indicações da associação seguem as normas do MEC, portanto, não vi nenhum problema em fazer essa indicação. Acrescentei ao parágrafo a indicação do MEC para que a formulação ficasse mais completa e compreensível. Discordo que a SBNPp seja um “grupo qualquer”, visto que o mesmo defende nossos interesses enquanto profissionais da Neuropsicopedagogia, mas respeito a sua opinião. Segue o link da SBNPp para que você possa conhecer melhor o trabalho desses profissionais que tem todo nosso respeito e admiração. Link:https://www.sbnpp.org.br/

      Resposta
  • 22 de maio de 2020 em 00:18
    Permalink

    Oi tudo bem ? . Eu preciso tirar uma dúvida com você de suma importância . Eu me formo esse ano em pedagogia, se tudo dê certo 🙏 e estou a 4 dias pesquisando sobre a Neuropsicopedagogia pois quero defender ela no meu TCC. Será que é possível ?
    Eu queria defender a Neuropsicopedagogia Institucional 😍
    E tenho apenas 2 dias para definir meu tema , se possível me ajude 🙏😍 obrigada

    Resposta
    • 3 de junho de 2020 em 21:50
      Permalink

      Olá Gabrielle, tudo bem?

      Desculpe não ter respondido antes, com a pandemia a equipe esta reduzida. Sim você pode abordar essa temática – Neuropsicopedagogia Institucional é muito interessante e abrangente. Desejamos sucesso em sua apresentação. Abraços

      Resposta
  • 15 de junho de 2020 em 23:32
    Permalink

    Olá, sou formada em Pedagogia, fazendo pós em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, cursando também ABA. Gostaria de saber se posso me cadastrar na CBO com as duas especialidades? Onde podemos adquirir nossa CBO? Será que em todos os estados já tem SEDES? Como podemos abrir um espaço educacional especializado em Neuropsicopedagogia? Queria muito saber como me credenciar em planos de saúde! Se puderem me responder, desde já agradeço!

    Resposta
    • 1 de julho de 2020 em 11:35
      Permalink

      Olá Roberta, tudo bem?

      CBO significa Classificação Brasileira de Ocupações, não se cadastra, cada profissão possui seu número de ocupação. Ou seja, cada especialidade possui a sua especificamente. Para abrir um espaço segue um link com dicas riquíssimas que poderá te ajudar:https://blog.psiqueasy.com.br/2018/01/15/quanto-custa-espaco-psicopedagogico/
      Para informações sobre credenciamento entre em contato com ABPP – https://www.abpp.com.br/

      Qualquer dúvida estamos a disposição. Abraços…

      Resposta
  • 22 de agosto de 2020 em 15:33
    Permalink

    Olá, boa tarde! Parabenizo pelo site, muito esclarecedor!
    Prezados, minha graduação é na licenciatura em História. Gostaria de saber que quando eu receber meu certificado da pós-graduação que faço em Neuropsicopedagogia, poderei atuar como Neuropsicopedagago? Sendo que a instituição que faço a pós graduação em sua apresentação disse que a pós é Institucional e tem estágios que são em escolas, embora que a instituição de ensino disse que o certificado virá apenas com o nome do curso que é Neuropsicopedagogia. E não virá com a titulação em institucional. De acordo com Código de Ética Técnico Profissional da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia se não tiver a titulação, não poderei emitir a Classificação Brasileira de Ocupação CBO. Apenas terei o direito de ter o titulo de Neuropsicopedagogia. Mas não poderei exercer como Neuropsicopedagogo institucional. Apenas serei um colaborador. Gostaria de saber se isso implica ou não? Já que a faculdade disse que o que vai habilitar o meu certificado será minha graduação, já que no Brasil a profissão de neuropsicopedagogo ainda não é regulamentado. Por favor, tire essas minhas dúvidas. Agradeço desde já!

    Resposta
    • 27 de agosto de 2020 em 11:44
      Permalink

      Olá Murilo, tudo bem?

      Nesse caso o mais indicado é passar essa situação para a coordenação do curso, que deveria informar antes de você iniciar o mesmo as implicações. A Neuropsicopedagogia possui atualmente 02 CBOs, clínico e institucional. Entre em contato com a SBNPp para maiores esclarecimentos sobre como você deverá proceder. Segue os contatos:

      WhatsApp: (47) 9 9293 9910
      Email: atendimento@sbnpp.org.br

      Somente a SBNPp poderá lhe orientar com mais propriedade sobre essa questão. Esperamos ter ajudado. Abraços…

      Resposta
      • 13 de setembro de 2021 em 11:50
        Permalink

        Olá. Fiz minha pós em Neuropsicopedagogia Clínica na Faculdade Dom Alberto. Devo me cadastrar na SBNpp, sendo que vi que pra eles são poucos cursos que tem tudo que exigem

        Resposta
        • 21 de outubro de 2021 em 11:04
          Permalink

          Olá Gisele, tudo bem?

          Se cadastrar em qualquer associação é algo opcional, não agregará nada em sua formação.

          Resposta
  • 26 de outubro de 2020 em 20:16
    Permalink

    É obrigatório a inscrição na SBNPp para trabalho com vínculo empregatício? Sempre ouví que profissão regulamentada possui um conselho regulador.
    Grata
    Fátima

    Resposta
    • 27 de outubro de 2020 em 10:46
      Permalink

      Olá Fátima, tudo bem?

      A resposta é NÃO. A psicopedagogia, assim como a Neuropsicopedagogia ainda não são profissões regulamentadas, portanto, não possuem um conselho de classe. Os psicopedagogos atualmente são representados pela ABPP (Associação Brasileira de Psicopedagogia) e o SINDPSICOPP (Sindicato dos Psicopedagogos do Brasil). Já a Neuropsicopedagogia é representada pela SBNPp – Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia.
      Segundo o art 5° parágrafo 20 da constituição “Ninguém poderá ser compelido a associar-se ou permanecer associado“.

      A verdade é que se associar é uma escolha e não uma obrigação. Você pode sim exercer a função de psicopedagogo e (ou) Neuropsicopedagogo sem ser um sócio da ABPP, SINDPSICOPP ou do SBNPp, no entanto, caso tenha interesse de conhecer os benefícios de se associar basta acessar os links: https://www.sbnpp.org.br/
      https://www.abpp.com.br/

      Resposta
  • 27 de outubro de 2020 em 06:27
    Permalink

    Olá, bom dia. Comecei minha pós em Neuropsicopedagogia. Disseram para eu averiguar se a faculdade está credenciada pela Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia para que eu não tenha problemas futuros. Não consegui ver. É obrigatório que eu me associe às sociedades de psicopedagogia e Neuropsicopedagogia para que eu use os códigos?

    Resposta
    • 27 de outubro de 2020 em 10:44
      Permalink

      Olá Marcela, tudo bem?

      A resposta é NÃO. A psicopedagogia, assim como a Neuropsicopedagogia ainda não são profissões regulamentadas, portanto, não possuem um conselho de classe.
      Os psicopedagogos atualmente são representados pela ABPP (Associação Brasileira de Psicopedagogia) e o SINDPSICOPP (Sindicato dos Psicopedagogos do Brasil). Já a Neuropsicopedagogia é representada pela SBNPp – Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia.
      Segundo o art 5° parágrafo 20 da constituição “Ninguém poderá ser compelido a associar-se ou permanecer associado“.

      A verdade é que se associar é uma escolha e não uma obrigação. Você pode sim exercer a função de psicopedagogo e (ou) Neuropsicopedagogo sem ser um sócio da ABPP, SINDPSICOPP ou do SBNPp, no entanto, caso tenha interesse de conhecer os benefícios de se associar basta acessar os links: https://www.sbnpp.org.br/
      https://www.abpp.com.br/

      Resposta
  • 17 de abril de 2021 em 01:41
    Permalink

    Olá, pelo que diz ali se a instituição estiver de acordo com o MEC posso ter meu registro na cbo. Porém entrei em contato com a SBNPp diretamente com o presidente Luiz Antônio Correa e o mesmo me indicou a faculdade censupeg. Porém o valor cobrado por ela para fazer essa pós é o valor de uma graduação. Gostaria de saber se existem outras faculdades que me possibilita poder clinicar e ter a minha carteira como neuropsicopedagoga que não seja a censupeg. Pois conforme a censupeg somente ela está de acordo com as normas da SBNPp mais nenhuma o que eu acho meio insano pois o Brasil é enorme e tem milhões de Faculdades. Deve ter algumas outras… Pois não é possível que tanta faculdade ofereça essa pós e no fim ninguém pode se inscrever em concurso ou mesmo ter o próprio consultório se não tiver feito a pós de neuropsicopedagogia apenas na censupeg.. poderia me tirar essa dúvida cruel?

    Resposta
    • 27 de abril de 2021 em 11:38
      Permalink

      Olá Suliané, tudo bem?

      Vou tentar esclarecer todas as suas dúvidas por partes, vamos lá:

      Iniciaremos pelos CBO

      O que é CBO?
      Classificação Brasileira de Ocupações conhecido como CBO do Ministério do Trabalho são os códigos cadastrados de todas as profissões e ocupações brasileiras. Ou seja, assim que você concluir sua especialização em Neuropsicopedagogia poderá utilizar em seu carimbo o(s) CBO(s).

      Em relação a indicação recebida fica a seu critério, se não esta de acordo com o valor que você planejou deve buscar outras opções. Temos vários clientes que fizeram especializações em outras instituições e estão atuando normalmente. Claro que você deve pesquisar as melhores opções. Faça pelo menos 3 pesquisas e orçamentos, não avalie apenas os preços mais também a grade curricular que os mesmos oferecem.

      Outra coisa é que nenhum profissional é obrigado a fazer parte ou se cadastrar na SBNPp é opcional. Atuar não depende de associações e sim de possuir seu diploma em mãos.

      Espero ter ajudado, mas se ainda ficar com dúvidas fique a vontade para entrar em contato pelo meu e-mail: psico@psiqueasy.com.br

      Abraços… Pp. Daliane Oliveira

      Resposta
  • 26 de maio de 2021 em 02:46
    Permalink

    Boa noite!
    Como me cadastro e onde para conseguir o CBO, em Neuropsicopedagogia Institucional?
    Necessito de informações!

    Resposta
    • 1 de junho de 2021 em 16:32
      Permalink

      Olá Diva, tudo bem?

      Não é necessário se cadastrar para receber o CBO. Classificação Brasileira de Ocupação (CBO) tem como finalidade identificar as ocupações e as ações que os profissionais devem desenvolver dentro de seus perfis profissiográficos ou seja, ao se formar você já pode utilizar o CBO da sua profissão. No seu caso é Neuropsicopedagogia Institucional – 2394-45

      Ao se formar já pode fazer seu carimbo com seus dados e CBO.

      Abraços…

      Resposta
  • 16 de julho de 2021 em 20:19
    Permalink

    Olá, gostaria de saber se quem têm essa pós graduação e tem a carteirinha da SBNPp pode atuar em seu próprio consultório?

    Resposta
    • 16 de julho de 2021 em 20:21
      Permalink

      Gostaria de saber se quem têm essa pós graduação poderá atuar na área em seu próprio consultório ?

      Resposta
      • 21 de julho de 2021 em 17:10
        Permalink

        Olá Joceliane, tudo bem?

        Quem tem pós em Neuropsicopedagogia pode ter sim seu próprio espaço, basta seguir todas as questões burocráticas e orientações do município onde reside.

        Abraços
        Pp. Daliane Oliveira
        Instagram – dalianeoliveirapsico

        Resposta
    • 21 de julho de 2021 em 17:11
      Permalink

      Olá Joceliane, tudo bem?

      Pode sim, em relação a carteirinha da SBNPp não é obrigatória para você abrir seu espaço.

      Resposta
  • 5 de agosto de 2021 em 01:49
    Permalink

    Olá, estou cursando a pós graduação em Neuropsicopedagogia institucional e clínica juntos, hoje vi em um post da internet que para usar o CBO no carimbo os certificados deveriam ser distintos, um certificado para cada área. Isso procede?

    Resposta
    • 17 de agosto de 2021 em 12:45
      Permalink

      Olá Milena, tudo bem?

      A maioria dos profissionais fazem a pós com ambos os segmentos juntos e não tem problema algum. Você poderá atender normalmente.

      Abraços
      Pp e Escritora: Daliane Oliveira
      Instagram: dalianeoliveirapsico

      Resposta
  • 13 de agosto de 2021 em 18:52
    Permalink

    Oi. Fiz a Pós em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva. Como ficaria o meu carimbo?

    Resposta
    • 17 de agosto de 2021 em 12:14
      Permalink

      Olá Rozinete, tudo bem?

      Você pode colocar os dois CBO’s ou fazer um carimbo para cada formação, fica muito a seu critério.
      Abraços

      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Pp. Daliane Oliveira
      Instagram: dalianeoliveirapsico

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chamar no WhatsApp