fbpx

Sistema para Clínica de Psicologia

Psicologia e Informatização no Século XXI

Não é novidade que a tecnologia está se expandindo e trazendo diversas discussões na sociedade. Seus benefícios e malefícios muitas vezes caminham lado a lado, em uma corrida incansável e sem fim, para saber qual dos dois prevalece.

A verdade é que existem sim, muitos malefícios causados por esses avanços tecnológicos. Muitas informações e estímulos passados através de uma tela de celular ou de um computador que, muitas vezes, causam algum tipo de sofrimento, confusão e até dependência em alguns indivíduos.

Por outro lado, a praticidade envolvida e, consequentemente, a otimização do tempo a partir dos dispositivos móveis é um dos principais benefícios.

Psicologia e a Resistência a Tecnologia

A Psicologia ainda possui muita resistência quando o assunto é tecnologia. Muitos profissionais já utilizam algumas ferramentas online ao seu favor, a fim de facilitar o trabalho e trazendo, com isso, mais clientes para si. Um bom exemplo é o uso do famoso aplicativo de mensagens instantâneas, o WhatsApp.

A utilização desse aplicativo para marcar, desmarcar e remarcar atendimentos, fazer orçamentos e tirar dúvidas é bastante comum e traz maior comodidade para alguns pacientes e profissionais.

Outro exemplo é o aplicativo de agenda e calendário on-line oferecido gratuitamente pela empresa Google, o Google Agenda. Ele possui serviços como o de adicionar e controlar eventos, compromissos e compartilhar a programação com outras pessoas.

Esse aplicativo de fácil manuseio pode ser um grande aliado de ambos os lados, utilizando-o para marcar as datas e horário de cada atendimento, por exemplo, além do recebimento da notificação personalizada.

“O profissional que não utiliza a tecnologia a seu favor acaba ficando para trás em alguns aspectos, como na conquista de novos pacientes e a permanência deles.”

Os testes psicológicos são instrumentos de avaliação e de características psicológicas, que tem como objetivo medir as diferenças entre indivíduos ou entre as reações do mesmo indivíduo em diferentes ocasiões.

São registros de amostras de comportamentos e resposta de indivíduos segundo padrões definidos pela construção dos instrumentos nas seguintes áreas:

  • Emoção/afeto;
  • Cognição/inteligência;
  • Motivação;
  • Personalidade;
  • Atenção;
  • Memória;

teste palográfico

Nesta área, a tecnologia já está sendo inserida de forma mais aceitável. Alguns testes, como Palográfico, popularmente conhecido como teste dos pauzinhos, já possuem correção computadorizada, diminuindo o trabalho que o profissional teria para fazer a correção manualmente.

Armazenamento e Segurança dos Dados

Outro ponto bastante delicado que precisa ser abordado é o armazenamento de documentos importantes. Alguns documentos precisam ser guardados por no mínimo cinco anos a partir da data de elaboração. Após o prazo, é preciso que esses materiais sejam destruídos completamente.

Sabemos que não estamos imunes de acontecimentos externos que possam ser prejudiciais. Um exemplo seria um profissional que possui boa capacitação, é responsável e organizado e que, por um acidente, tem o seu consultório incendiado.

Como consequência, boa parte dos seus documentos importantes, relatórios, laudos e avaliações psicológicas são perdidos no fogo. É uma situação difícil de acontecer, porém, não impossível.

A Tecnologia e a Otimização de Tempo

Um sistema que consiga reunir todas essas configurações de forma fácil para o uso e com armazenamento na nuvem é bastante efetivo. Nesse caso, sair do papel significaria economia de tempo e, consequentemente, de dinheiro.

O PsiquEasy é um sistema que possibilita:
  • Organizar seus atendimentos;
  • Controle e cadastro fácil de pacientes, escolas e responsáveis;
  • Módulo financeiro;
  • Fazer agendamentos, relatórios e documentos;
  • Anexos de documentos, tudo isso e outros recursos de forma muito segura e com total suporte.

O software funciona online e seu armazenamento em nuvem proporciona segurança e eficiência a seus clientes. Ele possui um plano grátis recomendado para novos clientes, assim eles poderão explorar e conhecer todas as ferramentas oferecidas.

Os Benefícios da Informatização da Psicologia

É importante que seja analisado e discutido as diversas possibilidades de informatizar a psicologia, a fim de trazer benefícios para o seu trabalho. Dentre os benefícios, estão inclusos a redução de custos para o profissional, aumento da produtividade, otimização e automação de processos, aumento do controle de qualidade e melhora da gestão. Logo, com todas essas tecnologias existentes e tantas ainda a surgir, seria quase um retrocesso não se adaptar a elas.

Sistema para Gestão de Clínica Psicopedagógica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chamar no WhatsApp