Psicopedagogia

Sistema para Clínica de Psicologia

Psicologia e Informatização no Século XXI

Não é novidade que a tecnologia está se expandindo e trazendo diversas discussões na sociedade. Seus benefícios e malefícios muitas vezes caminham lado a lado, em uma corrida incansável e sem fim, para saber qual dos dois prevalece.

A verdade é que existem sim, muitos malefícios causados por esses avanços tecnológicos. Muitas informações e estímulos passados através de uma tela de celular ou de um computador que, muitas vezes, causam algum tipo de sofrimento, confusão e até dependência em alguns indivíduos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Por outro lado, a praticidade envolvida e, consequentemente, a otimização do tempo a partir dos dispositivos móveis é um dos principais benefícios.

Psicologia e a Resistência a Tecnologia

A Psicologia ainda possui muita resistência quando o assunto é tecnologia. Muitos profissionais já utilizam algumas ferramentas online ao seu favor, a fim de facilitar o trabalho e trazendo, com isso, mais clientes para si. Um bom exemplo é o uso do famoso aplicativo de mensagens instantâneas, o WhatsApp.

A utilização desse aplicativo para marcar, desmarcar e remarcar atendimentos, fazer orçamentos e tirar dúvidas é bastante comum e traz maior comodidade para alguns pacientes e profissionais.

Outro exemplo é o aplicativo de agenda e calendário on-line oferecido gratuitamente pela empresa Google, o Google Agenda. Ele possui serviços como o de adicionar e controlar eventos, compromissos e compartilhar a programação com outras pessoas.

Esse aplicativo de fácil manuseio pode ser um grande aliado de ambos os lados, utilizando-o para marcar as datas e horário de cada atendimento, por exemplo, além do recebimento da notificação personalizada.

“O profissional que não utiliza a tecnologia a seu favor acaba ficando para trás em alguns aspectos, como na conquista de novos pacientes e a permanência deles.”

Os testes psicológicos são instrumentos de avaliação e de características psicológicas, que tem como objetivo medir as diferenças entre indivíduos ou entre as reações do mesmo indivíduo em diferentes ocasiões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

São registros de amostras de comportamentos e resposta de indivíduos segundo padrões definidos pela construção dos instrumentos nas seguintes áreas:

  • Emoção/afeto;
  • Cognição/inteligência;
  • Motivação;
  • Personalidade;
  • Atenção;
  • Memória;
teste palográfico

Nesta área, a tecnologia já está sendo inserida de forma mais aceitável. Alguns testes, como Palográfico, popularmente conhecido como teste dos pauzinhos, já possuem correção computadorizada, diminuindo o trabalho que o profissional teria para fazer a correção manualmente.

Armazenamento e Segurança dos Dados

Outro ponto bastante delicado que precisa ser abordado é o armazenamento de documentos importantes. Alguns documentos precisam ser guardados por no mínimo cinco anos a partir da data de elaboração. Após o prazo, é preciso que esses materiais sejam destruídos completamente.

Sabemos que não estamos imunes de acontecimentos externos que possam ser prejudiciais. Um exemplo seria um profissional que possui boa capacitação, é responsável e organizado e que, por um acidente, tem o seu consultório incendiado.

Como consequência, boa parte dos seus documentos importantes, relatórios, laudos e avaliações psicológicas são perdidos no fogo. É uma situação difícil de acontecer, porém, não impossível.

A Tecnologia e a Otimização de Tempo

Um sistema que consiga reunir todas essas configurações de forma fácil para o uso e com armazenamento na nuvem é bastante efetivo. Nesse caso, sair do papel significaria economia de tempo e, consequentemente, de dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

O PsiquEasy é um sistema que possibilita:
  • Organizar seus atendimentos;
  • Controle e cadastro fácil de pacientes, escolas e responsáveis;
  • Módulo financeiro;
  • Fazer agendamentos, relatórios e documentos;
  • Anexos de documentos, tudo isso e outros recursos de forma muito segura e com total suporte.

O software funciona online e seu armazenamento em nuvem proporciona segurança e eficiência a seus clientes. Ele possui um plano grátis recomendado para novos clientes, assim eles poderão explorar e conhecer todas as ferramentas oferecidas.

Os Benefícios da Informatização da Psicologia

É importante que seja analisado e discutido as diversas possibilidades de informatizar a psicologia, a fim de trazer benefícios para o seu trabalho. Dentre os benefícios, estão inclusos a redução de custos para o profissional, aumento da produtividade, otimização e automação de processos, aumento do controle de qualidade e melhora da gestão. Logo, com todas essas tecnologias existentes e tantas ainda a surgir, seria quase um retrocesso não se adaptar a elas.

Sistema para Gestão de Clínica Psicopedagógica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp