Estratégias para Reverter o Quadro de Pessoas com Disortografia
CONFUSÃO E DISORTOGRAFIA
A principal característica de um sujeito disortográfico é a confusão que ele apresenta com as letras, sílabas e trocas ortográficas já trabalhadas em sala de aula pelo docente. Outras características são as inversões, aglutinações, omissões e desordem na estrutura da frase.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conheça algumas estratégias eficazes para auxiliar essas pessoas:
- Incentivar a percepção e memória visual do aprendente;
- Elogiar as produções do educando, principalmente quando ele escrever corretamente, isso levantará sua autoestima;
- Observe as trocas mais frequentes que o aluno apresenta;
- Realizar atividades mais diretas;
- Trabalhar o lúdico;
- Incentivar a brincadeira, o jogo e a música;
- Estabelecer relações do conteúdo que o aluno já aprendeu com o que esta aprendendo;
- Promover a valorização das habilidades, atitudes e conhecimento que o aluno tem;
- Despertar a curiosidade e o interesse do educando dentre outras formas que estimulem aprender.
É importante que, no processo de intervenção, onde as características semiológicas e fatores linguísticos ou cognitivos são localizados, o educando não se sinta angustiado ou desesperado ao achar que não é possível compreender e aprender. Por isso, é importante que exista uma comunicação afetiva e clara entre o professor e o aluno, para que uma confiança seja construída, causando um ciclo de trocas de conhecimentos, medos, erros e inseguranças que a criança retém a si.
Como ajudar a criança durante esse processo?
A princípio, fale à criança que compreende sua deficiência na escrita, e que será um prazer:
- Ajudá-la;
- Dar um tempo mais abrangente para a criança realizar a tarefa também facilitará o aprendizado;
- Clarificar o motivo de tal conteúdo e porque é necessária sua correção;
- Auxiliar o educando em leitura no momento da avaliação, para que o mesmo tenha um entendimento do conteúdo solicitado;
- Beneficiar-se de provas orais como um recurso extra aos discentes que obtém a escrita comprometida;
- Realizar correção ortográfica periodicamente para não haver fixação de escrita errônea, e ter o máximo de cautela para não rabiscar o caderno do aluno, lembrando que o mesmo utilizará o material para consultas futuras;
- Demarcar a palavra errada e pedir ao aluno que procure a palavra em um dicionário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para alcançar resultados positivos é necessário desenvolver um trabalho com recursos significativos que proporcionem várias possibilidades para aprender. Veja algumas estratégias riquíssimas que contribuirão nesse processo:
Pessoas com Disortografia trocam as letras com p\b, t\d, f\v,s\z,j\g entre outras, isto ocorre devido ao som semelhante destes vocábulos, por isso realizar alguns testes são estratégias muito utilizadas para identificar sinais da disortografia.
Compreender como as trocas afetam a compreensão da linguagem é fundamental, realizar exercícios como esses proporcionaram o desenvolvimento das habilidades que são extremamente necessárias para aqueles que apresentam disortografia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por meio das atividades com jogos de palavras, rimas, aliterações, produção de frases será possível melhorar a linguagem oral e escrita dos alunos de uma forma lúdica e capaz de ampliar seus conhecimentos em relação á disortografia.
Compreender onde e quando utilizar as letras e sílabas faz toda a diferença para aqueles que apresentam a disortografia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ortografia é importante porque prescreve regras e usos. Já pensou se não tivéssemos esse importantíssimo recurso para responder às nossas dúvidas? Estaríamos perdidos na complexidade de nossa língua portuguesa, especialmente em sua modalidade escrita.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso tenha gostado dos nossos exemplos, no material “Disortografia – Avaliação, Intervenção e Diagnóstico Vol. 05” tem muito mais!
São 319 páginas com orientações, esclarecimentos, sugestões, atividades para sondagem e intervenções e jogos, com abordagens claras e objetivas sobre o conceito de prática com portadores de Disortografia, todos os recursos citados anteriormente podem ser utilizados de acordo à criatividade de cada profissional.