PsicopedagogiaTestes & Materiais Gratuitos

Intervenções Psicopedagógicas para Crianças de 03 a 07 anos

Existem diversas atividades que, ao serem desenvolvidas, contribuem para o aprendizado em diversas áreas.

Com as crianças, o método que funciona melhor é o pautado na ludicidade. Através de atividades lúdicas, as crianças aprendem muitas coisas a respeito do mundo que as rodeia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Ao contrário do que muita gente pensa, as atividades para educação infantil não servem só para entreter ou distrair. Elas contribuem também para o desenvolvimento adequado das crianças e, consequentemente, para a formação dos futuros cidadãos do mundo.

Para pensar em atividades que tenham como objetivo o ensino e aprendizagem, trago a célebre frase do patrono da educação no Brasil, Paulo Freire, como ponto de partida:

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.

Partindo desse pressuposto, deve-se pensar em atividades que possibilitem as crianças produzir, construir e criar. Vejamos algumas sugestões que separamos para você aplicar com seus aprendentes/pacientes:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

É de fundamental importância que os pequenos trabalhem letra por letra do alfabeto de maneira repetitiva, para que os mesmos consigam memorizá-las e aprende-las, fazendo com que se sintam seguros na hora de escrever. Explorar o alfabeto é ir além de afixá-lo nas paredes.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Cada atividade tem sua importância no processo do desenvolvimento infantil. O estímulo acontece a partir de diferentes ações necessárias para a execução das atividades: imaginar, falar, criar, representar — por meio de desenhos, gestos ou textos — e assim por diante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

A prática lúdica permite que a criança tenha contato com regras, enfrente desafios, monte estratégias, explore ambientes e pratique a concentração. Tudo isso ajuda no desenvolvimento global: motor, físico, emocional, cognitivo e intelectual.

Desenvolver o pensamento geométrico explorando os três tipos de percepções como: a coordenação visual-motora, a discriminação visual e a memória visual. O objetivo desse tipo de atividade é desenvolver essas percepções na criança.

O material dourado ajuda nas atividades para as crianças aprenderem as operações básicas.

Por trazerem inúmeros benefícios para o público infantil, as atividades devem ser dinâmicas e  precisam fazer parte da rotina da escola, onde passam boa parte de seus dias. Veja o que essas práticas proporcionam: Estímulo ao desenvolvimento da criança e a Promoção de vínculos e sociabilização.

Para você imprimir:
Para baixar as atividades acima, clique com botão direito nas imagens, selecione a opção salvar imagem. Com elas já em seus arquivos você poderá imprimir, recortar e plastificar. Agora nossa última dica:

São muitas opções, não é mesmo? São apenas algumas das 550 atividades para educação infantil que temos para você. 

 


Tire agora suas dúvidas pelo WhatsApp: (021) 97421-7212

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp