Intervenções Psicopedagógicas para Crianças de 03 a 07 anos

Existem diversas atividades que, ao serem desenvolvidas, contribuem para o aprendizado em diversas áreas.

Com as crianças, o método que funciona melhor é o pautado na ludicidade. Através de atividades lúdicas, as crianças aprendem muitas coisas a respeito do mundo que as rodeia.

Ao contrário do que muita gente pensa, as atividades para educação infantil não servem só para entreter ou distrair. Elas contribuem também para o desenvolvimento adequado das crianças e, consequentemente, para a formação dos futuros cidadãos do mundo.

Para pensar em atividades que tenham como objetivo o ensino e aprendizagem, trago a célebre frase do patrono da educação no Brasil, Paulo Freire, como ponto de partida:

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.

Partindo desse pressuposto, deve-se pensar em atividades que possibilitem as crianças produzir, construir e criar. Vejamos algumas sugestões que separamos para você aplicar com seus aprendentes/pacientes:

É de fundamental importância que os pequenos trabalhem letra por letra do alfabeto de maneira repetitiva, para que os mesmos consigam memorizá-las e aprende-las, fazendo com que se sintam seguros na hora de escrever. Explorar o alfabeto é ir além de afixá-lo nas paredes.  

Cada atividade tem sua importância no processo do desenvolvimento infantil. O estímulo acontece a partir de diferentes ações necessárias para a execução das atividades: imaginar, falar, criar, representar — por meio de desenhos, gestos ou textos — e assim por diante.

A prática lúdica permite que a criança tenha contato com regras, enfrente desafios, monte estratégias, explore ambientes e pratique a concentração. Tudo isso ajuda no desenvolvimento global: motor, físico, emocional, cognitivo e intelectual.

Desenvolver o pensamento geométrico explorando os três tipos de percepções como: a coordenação visual-motora, a discriminação visual e a memória visual. O objetivo desse tipo de atividade é desenvolver essas percepções na criança.

O material dourado ajuda nas atividades para as crianças aprenderem as operações básicas.

Por trazerem inúmeros benefícios para o público infantil, as atividades devem ser dinâmicas e  precisam fazer parte da rotina da escola, onde passam boa parte de seus dias. Veja o que essas práticas proporcionam: Estímulo ao desenvolvimento da criança e a Promoção de vínculos e sociabilização.

Para você imprimir:
Para baixar as atividades acima, clique com botão direito nas imagens, selecione a opção salvar imagem. Com elas já em seus arquivos você poderá imprimir, recortar e plastificar. Agora nossa última dica:

São muitas opções, não é mesmo? São apenas algumas das 550 atividades para educação infantil que temos para você. 


Tire agora suas dúvidas pelo WhatsApp: (021) 97421-7212

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Chamar no Whatsapp