Testes & Materiais Gratuitos

Recursos para melhorar a Atenção e Memória de alunos com TDAH

O TDAH pode se apresentar com sintomas de desatenção e de hiperatividade ou impulsividade. Nesses casos devemos utilizar recursos que possam desenvolver o interesse dos mesmos.

As crianças com TDAH não são incapazes para a aprendizagem, apenas apresentam alguns sintomas diferentes. É importante que os profissionais da educação não vejam isso como entrave para a aprendizagem e sim como oportunidades para crescer profissionalmente. Por isso, o Psicopedagogo precisa estar preparado e entender qual é o seu papel e importância nas DAE, como intervir e avaliar, orientar, bem como, quando encaminhar para Diagnóstico e quais recursos deve utilizar para obter exito em suas intervenções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Se você tem que lidar constantemente com problemas como:
  • Dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas;
  • Falta de capacidade de seguir instruções e terminar deveres e tarefas;
  • Dificuldade para organizar tarefas e atividades;
  • Incapacidade de brincar ou se envolver calmamente em atividades de lazer;
  • Incapacidade de ficar parado por muito tempo;
  • Dificuldade de esperar sua vez;
  • Mania de interromper ou se intrometer em conversas e atividades, tentando assumir o controle do que os outros estão fazendo.
Precisa conhecer alguns recursos que serão primordiais em suas sessões. Você pode baixar as atividades e imprimi-las quando quiser.
Já conhece o Jogo: Quem sou eu?
TDA_TDAH

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Cada jogador deverá descobrir que imagem pertence a cada pergunta, utilizando o raciocínio lógico, memória e atenção para descobrir.

Muitos jogos já deixaram de ocupar papel apenas na diversão e ganharam um espaço todo especial na rotina educacional. Além de entreter as crianças e adolescentes por um bom tempo, o jogo traz benefícios como a capacidade de desenvolver habilidades de concentração, autonomia e confiança.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Conhece também o jogo: Descobrindo a Palavra?

Por incentivar a relação entre os objetos e posições, o jogo é um ótimo artifício para desenvolver a concentração e a capacidade de raciocínio, benefícios que vão ser levados para toda a vida.

A lógica matemática também é uma outra grande vantagem nesse jogo, que vai ajudar seus aprendentes até mesmo no pensamento mais rápido durante outras intervenções.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Jogo: Percepção Visual
fichas atencão psiqueasy

Esse jogo é uma estratégias capaz de envolver seus aprendentes, sendo que uma ótima alternativa para desenvolver a percepção visual.


FIGURA FUNDO/PAREAMENTO DE IMAGENS E QUANTIDADES

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Atividades de caráter lúdico são indicadas pela literatura como benéficas a crianças com diagnóstico de TDAH.

Por meio da ludicidade, a criança aprende a colocar em prática sua curiosidade, adquire iniciativa, autoconfiança, desenvolve a linguagem, pensamento e a concentração (Vygotsky, 2001).

Para você imprimir:
Para baixar as atividades acima, clique com botão direito nas imagens, selecione a opção salvar imagem. Com elas já em seus arquivos você poderá imprimir, recortar e plastificar. Agora nossa última dica:

tdah
Gostou das sugestões que selecionamos para você baixar e imprimir gratuitamente? Então, certamente você vai  amar nosso material TDA/TDAH – Avaliação, Diagnóstico e Intervenção Vol. 01 está disponível para compra! Caso tenha interesse em conhecer, basta clicar em “Quero saber mais”.

Você pode também tirar suas dúvidas pelo nosso WhatsApp: (021) 97421-7212

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp