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Marketing Digital para Psicopedagogos -Whatsapp.

O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares no Brasil. Com cerca de 1,3 bilhões de usuários ativos por mês — sendo que 120 milhões deles se encontram no país —, o app se tornou muito importante para a comunicação.

E, como sabemos, todo fenômeno virtual pode se tornar uma grande oportunidade para fazer e divulgar negócios. Tanto que logo surgiram estratégias para fazer marketing digital no WhatsApp.

É possível promover produtos e serviços e estabelecer um ponto de contato e estimular um relacionamento positivo com os clientes.

De olho nisso, foi lançada uma ferramenta exclusiva para empresas e que desembarcou recentemente no Brasil: o WhatsApp Business. Se usar o aplicativo já era vantajoso, agora é ainda mais.

Quer saber como usar o WhatsApp nas suas estratégias de marketing? Então, continue lendo este post!

Como-funciona-o-WhatsApp-Business

O WhatsApp Business

Criado em 2009, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no mundo, estando na frente até mesmo do Facebook Messenger.

Por meio dele, as pessoas podem trocar mensagens de texto, imagens, vídeos e áudios, além de fazer chamadas. Tudo isso requer apenas um número de celular e uma conexão com a internet.

Não é de espantar que ele rapidamente se popularizou no Brasil, onde substituiu o SMS e ganhou grande adesão, tamanha sua praticidade.

Hoje, o WhatsApp conta com recursos relacionados às tendências das redes sociais, como o compartilhamento de status que desaparecem após 24 horas (algo similar ao Snapchat e ao Instagram Stories).

Isso pode ser devido ao parentesco do aplicativo com o Facebook após a sua compra pela companhia em 2014, em uma venda estimada em impressionantes 22 bilhões de dólares.

Assim como a rede social de Mark Zuckerberg, tudo começou como um espaço para promover interações entre os usuários, mas que logo se manifestou como uma interessante oportunidade para as empresas.

E, com o embalo do WhatsApp, surgiu um ponto de contato para as empresas aproveitarem.

Desse modo, diversos negócios locais começaram a usá-lo para marcar e desmarcar compromissos, como academias, salões de beleza e clínicas médicas e odontológicas.

De quebra, surgiram novas ideias, como:

  • estabelecer um novo canal de suporte ao cliente;
  • divulgar novos produtos e serviços para os clientes fiéis;
  • entrar em contato com os fornecedores;
  • e até mesmo realizar transações comerciais.

Por isso, surgiu a necessidade de um aplicativo próprio para gerenciar todas essas interações de forma organizada. Então, em 2017, foi criado o WhatsApp Business.

O design ainda é bem similar à versão comum, mas logo deve haver novas features exclusivas, como um sistema compras e pagamentos.

E o melhor: toda empresa que já tinha um número próprio para o app pode fazer a transição para a versão empresarial e usufruir de suas funcionalidades.

As funcionalidades do WhatsApp Business

o-poder-do-whatsapp-business-para-o-seu-negocio

Perfil empresarial

A 1ª e mais importante novidade é que, diferentemente dos perfis normais dos usuários, você pode inserir informações essenciais do seu negócio, como:

  • endereço;
  • site;
  • e-mail;
  • segmento; e
  • horário de funcionamento.

Esse perfil aparecerá como um perfil verificado, e a ideia é que no futuro haja uma forma de encontrá-lo em um campo de busca, tal qual nas demais redes sociais.

Por isso, tenha cuidado na hora de preencher os seus dados. Afinal, o seu perfil é um cartão de visitas para os seus clientes e potenciais clientes.

Mensagens rápidas

Assim como o WhatsApp “normal”, há como acessar o app via desktop pelo WhatsApp Web.

No modo business, é permitido utilizar as ferramentas pelo computador para o controle das mensagens enviadas e recebidas.

Assim, é possível gerenciar a comunicação de forma prática e profissional.

Outra vantagem oferecida é o envio de mensagens automáticas enquanto ausente. Lembra do horário de funcionamento do perfil? Há como configurar uma mensagem pronta para o período em que estiver fora do trabalho.

Tags

Para facilitar ainda mais a organização, o WhatsApp Business inclui a possibilidade de utilizar tags para identificar as suas conversas.

Com elas, você pode marcar as conversas em categorias — como “novo cliente”, “pago” e “pagamento pendente” — e criar etiquetas — tais quais “promoção” e “agendado”.

Você pode categorizar todos os contatos e conversas para deixar claro quais são os tipos de interação e criar um manual de como lidar com cada uma delas.

Métricas

No marketing digital, estamos sempre falando o quão importante é avaliar as suas métricas, uma vez que elas indicam a performance do seu negócio e como melhorá-la.

E, com o app para business, você mensurar alguns dados de envio e leitura de mensagens, como as que foram enviadas, entregues e lidas.

Monitore essas estatísticas e use-as sempre como referências para otimizar as suas ações.

As vantagens do WhatsApp

Se as empresas já começaram a adotar o WhatsApp entre as suas ações de marketing e foi criada, inclusive, uma versão empresarial, é porque há vantagens em seu uso.

Você sabe quais são elas?

Rapidez

Essa é uma vantagem tanto para você quanto para o usuário.

Enquanto muitas informações passam batidas no email e nas redes sociais, no WhatsApp você tem certeza de que a sua mensagem chegou.

Com ele, você tem uma entregabilidade garantida.

E, como os usuários usam constantemente para conversar com amigos e familiares, é certo que eles, no mínimo, devem ver que a sua mensagem está lá.

Familiaridade

O aplicativo atinge todas as idades!

Talvez você ainda não saiba, mas é uma tendência que os aplicativos de mensagens instantâneas fiquem cada vez maiores, ultrapassando até mesmo as redes sociais.

Ou seja, entre os jovens algo já está garantido…

Todo o movimento social media e o tradicional email ainda podem parecer meio nebulosos para os mais velhos.

Contudo, para a nossa alegria, eles já estão no WhatsApp e constituem uma parcela importantíssima no mercado.

Comodidade

Enquanto no e-mail, nas redes sociais e, principalmente, nas ligações, a comunicação pode soar interruptiva, no WhatsApp o usuário escolhe a hora que quer se comunicar.

Nele, há como visualizar e responder somente quando e se quiser, o que já evita todo o receio de receber telefonemas.

Além disso, eles já se sentem confortáveis com o aplicativo — o que gera uma predisposição maior para que se sintam igualmente tranquilas em chamar a sua empresa por meio do app, caso precisem.

O sucesso com marketing no WhatsApp

Assim como toda estratégia de marketing, é imprescindível planejar muito bem como serão as suas ações para promover seu trabalho e ajudar os seus clientes.

Primeiro, tenha em mente:

  • qual é o seu objetivo;
  • o que exatamente será feito; e
  • qual será o retorno.

Logo você vai colher os frutos.

Para isso, o WhatsApp se prova como um dos canais mais versáteis de promoção, assim como o e-mail marketing.

Entretanto, aqui temos uma vantagem:

As pessoas usam o aplicativo com maior frequência do que o email.

A maior parte dos adultos dá uma olhada no email diariamente, mas confere as suas mensagens no celular ao longo de todo o dia.

Sendo assim, as chances são bem maiores de a sua mensagem ser lida.

Melhore o relacionamento com os seus clientes

Uma das dificuldades que vários empreendimentos possuem é manter um bom relacionamento com os clientes e fidelizá-los após a aquisição do serviço.

E acredite: é bem melhor mantê-los por perto, uma vez que a fidelização é mais rentável do que adquirir novos clientes.

Muitas vezes, eles podem precisar de ajuda, necessitando ter um contato mais próximo para aproveitar frequentemente o serviço.

O WhatsApp é mais um canal no qual investir para atingir as suas metas.

Juntos na pandemia

Fonte: https://rockcontent.com/br/blog/marketing-no-whatsapp/

2 thoughts on “Marketing Digital para Psicopedagogos -Whatsapp.

  • 7 de junho de 2021 em 08:57
    Permalink

    Como faço para entrar no watsap?

    Resposta
    • 7 de junho de 2021 em 12:50
      Permalink

      Olá Adriana, tudo bem?

      Você quer saber como falar conosco pelo whatsapp? Caso for segue o número para nosso atendimento: (21)97421-7212

      Resposta

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