fbpx

10 Dicas de Ouro do Marketing Digital no WhatsApp para Psicopedagogos.

1. Seja pessoal

Envie mensagens personalizadas. O app é usado principalmente para pessoas conversarem com outras pessoas. Portanto, jamais mande correntes.

Use o 1º nome do contato no início da mensagem e mande algo que realmente possa interessá-lo.

Ainda assim, mantenha uma postura profissional e respeite o espaço do usuário. Isso não significa ser sério o tempo todo.

Você pode (e deve!) ter uma relação amistosa. Pode até mandar alguns memes, dependendo do tom da conversa…

2. Não inunde seus contatos com propaganda

Assim como no email marketing, o seu pior pesadelo deve ser uma marcação como spam.

Comunique e não seja invasivo. Justamente por ser um espaço mais íntimo, mantenha o seu fluxo de publicações baixo.

E, para continuar crescendo, fique de olho nos seus resultados, veja o que dá certo ou não e vá sempre otimizando as suas interações para manter a sua base de contatos por mais tempo.

3. Tenha uma estratégia multicanal

O WhatsApp é uma ferramenta ótima para manter um bom relacionamento, dar suporte e promover seus serviços, mas em hipótese alguma deve ser a única presente em seu marketing.

Ele funciona somente como um auxílio.

Por exemplo:

Você pode conciliar com divulgações nas redes sociais.

Escolha os canais certos e os conecte de forma poderosa para sua comunicação dar certo em todas as instâncias.

4. Faça um planejamento estratégico

planejamento das ações é essencial em qualquer estratégia de marketing digital — e com o WhatsApp não poderia ser diferente.

Especialmente por se tratar de um canal tão pessoal, em que as mensagens chegam diretamente no celular do cliente.

Nesse plano, é necessário estabelecer os seguintes pontos:

  • tipos de serviços a enviar (fotos, vídeos de divulgação, etc.);
  • horários ou faixa de horário em que eles devem ser enviados;
  • situações que motivam o envio de uma mensagem (novos serviços, ofertas e descontos, etc.).

Isso vai permitir que só entre em contato quando for oportuno evitando que a comunicação desrespeite o espaço do seu paciente/cliente.

5. Comunicação pelo WhatsApp

Como-funciona-o-WhatsApp-Business

Quando seus clientes entrarem em contato ou responderem uma mensagem que você enviar, é importante não deixá-los esperando e retornar o quanto antes.

Por esse motivo, o mais interessante é contar com um aparelho e um número exclusivo para a comunicação via WhatsApp.

Já que o aplicativo só precisa de uma conexão à internet para funcionar, é possível desabilitar a rede de telefonia móvel do celular para evitar que uma ligação indesejada atrapalhe a interação com osclientes.

Além disso, outra boa prática é instruir o colaborador responsável a utilizar o WhatsApp Web ou o aplicativo para desktop, já que o uso de um teclado de computador e de uma tela maior pode facilitar o trabalho e dar mais rapidez aos diálogos.

6. Conecte-se com quem já é cliente

Receber mensagens de um número desconhecido é bastante desagradável e até considerado como uma espécie de spam.

Por isso, o WhatsApp não é a ferramenta ideal para se comunicar com potenciais clientes ou gerar leads — afinal, isso pode prejudicar a sua reputação.

O mais recomendado é utilizar o aplicativo para se conectar com usuários que já são seus clientes e que deram algum tipo de permissão para você lhes enviar mensagens — como enviar algum comentário em alguma das suas redes sociais, adicionar o seu WhatsApp por iniciativa própria, entre outras ações.

7. Forneça o serviço de atendimento ao cliente por WhatsApp

Uma forma de estreitar o relacionamento com o seu público é tirar dúvidas e promover outros tipos de atendimento por meio do WhatsApp.

Preste um serviço mais ágil, simples e agradável.

Certifique-se de que o responsável por responder as requisições atenda o cliente o mais rápido possível, sem que isso atrapalhe a qualidade do atendimento.

Essa prontidão é fundamental porque as comunicações por celular já têm um caráter imediatista — e respeitar essa característica será o diferencial para encantar seus clientes.

Vale lembrar que o WhatsApp não tem um sistema de busca como as redes sociais, então apenas os usuários que tiverem o contato da empresa poderão chegar até ela por meio do app.

Sendo assim, garanta que o seu site, cartão de visita, perfis nas redes e outras mídias tenham o número específico para WhatsApp.

8. Faça vendas diretamente pelo app

Para permitir que os seus clientes conheçam seus serviços, faça banners para colocar no catálogo do whatsapp, isso ajudará bastante os clientes identificarem o tipo de trabalho que realiza.

Em seguida, por meio das mensagens, dê a eles a oportunidade de conferir a disponibilidade e ofertas desses serviços.

9. Invista no pós-atendimento

Depois que tiver realizado o atendimento com seus clientes, faça um trabalho de pós-atendimento perguntando se ele gostou da forma que foi atendido, se teve uma boa experiência, se esta ansioso para a próxima sessão, enfim, verifique se os seus serviços atendeu às expectativas.

Atitudes como essa contribuem para estreitar o relacionamento entre psicopedagogo e cliente além de aumentar as suas chances de fidelizar mais clientes.

10. Envie mensagens personalizadas

O recurso “Listas de Transmissão” pode parecer ideal para enviar uma novidade ou promoção para os clientes sem precisar escrever a mensagem para cada um dos contatos.

Com essa funcionalidade, é possível enviar o mesmo texto para até 256 usuários, desde que eles tenham o seu número salvo em seus respectivos smartphones.

Porém, para obter resultados mais eficazes, o melhor é atingir as pessoas com textos personalizados e recomendações de acordo com suas preferências.

Podemos concluir que o marketing no WhatsApp é uma estratégia viável e com benefícios bastante interessantes.

A maior proximidade com seus clientes, a intensificação da oferta dos seus serviços e o aumento da satisfação dos clientes certamente são os mais impactantes.

Pronto! Agora que você já sabe sobre como funciona o marketing no WhatsApp, é hora de melhorar os seus investimentos em social media.

Juntos na pandemia

Fonte: https://rockcontent.com/br/blog/marketing-no-whatsapp/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chamar no WhatsApp