Psicopedagogia

Como identificar Problemas de Aprendizagem?

Como identificar um problema de aprendizagem? Como saber que não é uma característica intrínseca da personalidade, mas, sim, um transtorno de aprendizagem?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Os sinais dessas dificuldades são variados. Eles se espalham por toda a vida da pessoa que precisa conviver com elas – em casa, na escola, na faculdade, no trabalho e na realização de tarefas diárias… 

Quando o diagnóstico não é feito na infância, o indivíduo cresce com esse deficit e aprende a conviver com ele. Por isso, acredita que é apenas “o jeito dele”. Embora seja o alvo de comentários desagradáveis, não tem ideia de que suas dificuldades podem ter relação com a aprendizagem e, principalmente, que podem ser revertidas. 

Para identificar os problemas de aprendizagem, separamos alguns sinais e as formas como podem prejudicar a vida de quem os têm.  

Você tem dificuldade de concentração?

 A desatenção excessiva impede a absorção de todas as informações necessárias para completar o raciocínio.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Você leva tempo para fazer cálculos?

Evitar atividades que exijam conhecimento de matemática ou requeiram a necessidade de contar é um comportamento comum de quem tem esta dificuldade de aprendizagem. 


Você lê com muita dificuldade?

Quando a leitura é feita com esforço e as palavras parecem se embaralhar na sua frente e você precisa reler a mesma frase diversas vezes para distinguir as letras e prosseguir, pode ser uma dificuldade de leitura. Obs. Caso a possibilidade de problemas na visão tenha sido descartada).


Você demora para escrever com coerência?

Organizar os pensamentos para escrever é um desafio. Você leva tempo para escrever seus próprios devaneios e impressões, bem como fazer um resumo do que acabou de aprender.


Você não se lembra das coisas com facilidade?

memória é uma função cognitiva essencial do processo de aprendizagem. Não conseguir se lembrar de fatos adquiridos por meio de leituras ou de vídeos também evidencia dificuldade de aprendizagem. 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Você apresenta dificuldades motoras?

A dispraxia motora é uma condição marcada pela inabilidade de coordenar os músculos. Ela interfere na realização de afazeres diários, como comer, falar ou andar. Consequentemente, também prejudica o desempenho na escola ou no trabalho. 


Se você se sentiu representado neste post, fique tranquilo! Qualquer uma das dificuldades acima pode ser trabalhada com o auxílio do psicopedagogo

Dificuldades_na_Aprendizagem_Seu_Filho_Precisa_de_um_Psicopedagogo

Fonte: https://www.vittude.com/blog/como-saber-se-tenho-dificuldade-de-aprendizagem/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp