Psicopedagogia

Anoxia Cerebral – Paralisia Cerebral e Aprendizagem

Você sabia que a Paralisia cerebral é caracterizada por alterações neurológicas permanentes que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo?

A paralisia cerebral (PC) além de ser uma alteração permanente ainda compromete o desenvolvimento motor e/ou cognitivo do paciente, causando limitações nas atividades cotidianas. É a deficiência mais comum na infância. Hoje, existem cerca de 17 milhões de pessoas com paralisia cerebral. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Conheça algumas das informações passadas pelo movimento internacional World Cerebral Palsy Day:

Uma em cada quatro crianças com esse diagnóstico não fala;

Uma em cada três não anda;

Uma em cada duas tem deficiência intelectual;

Uma em cada quatro tem também epilepsia

Hipóxia

Uma das principais causas do problema é a hipóxia, situação em que, por algum motivo relacionado ao parto, tanto referentes à mãe quanto ao feto, há falta de oxigenação no cérebro, resultando em uma lesão cerebral. 

“Lesões no córtex cerebral interferem na linguagem, memória, comportamento e visão, ao passo que lesões na substância branca cerebral causam problemas motores, postura anormal e alterações do tônus muscular. Essas lesões são permanentes, já que a célula nervosa (neurônio) tem uma regeneração parcial ou incompleta”

Dr. José Luiz Pedroso

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Além da falta de oxigenação, existem outras complicações, menos recorrentes, que podem provocar a paralisia. Entre elas estão anormalidades da placenta ou do cordão umbilical, infecçõesdiabeteshipertensão (eclâmpsia), desnutrição, uso de drogas e álcool durante a gestação, traumas no momento do parto, hemorragia, hipoglicemia do feto, problemas genéticos e prematuridade com consequente fragilidade vascular.

Segundo o Dr. Pedroso, a paralisia cerebral pode ser leve, moderada ou grave, conforme a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Fonte: https://drauziovarella.uol.com.br/neurologia/paralisia-cerebral-afeta-desenvolvimento-motor-e-cognitivo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp