Psicopedagogia

4 Etapas Fundamentais no Processo de Alfabetização

Conhecer e seguir a sequência lógica no processo de aprendizagem traz diversas vantagens e benefícios para a alfabetização. Isso porque o aprendente irá desenvolver a capacidade de organizar as informações na própria mente, diante de situações que envolvem reflexão, tomada de decisões, argumentação, entre outras ações. Desse modo, confira abaixo as quatro etapas fundamentais para cada fase no processo de alfabetização.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

1ª ETAPA – PRÉ-SILÁBICA
Neste primeiro nível, a criança começa perceber que a escrita representa aquilo que é falado. Ela tenta se aventurar pela escrita e por meio da reprodução de rabiscos e desenhos. Ainda não consegue relacionar as letras, com os sons da língua falada.

2ª ETAPA – SILÁBICA
Nesse nível a criança começa a perceber a correspondência entre as letras daquilo que é falado. Interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma, cada sílaba representa uma letra.

3ª ETAPA – SILÁBICO-ALFABÉTICA
Essa etapa, a criança começa a compreender que as sílabas possuem mais que uma letra (fará a transição de ora utilizar uma letra para cada sílaba, ora reconhecer os demais fonemas das palavras e passar a empregá-los). Mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas;

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

4ª ETAPA – ALFABÉTICA
Última hipótese relacionada a alfabetização. Aqui, ela já consegue reproduzir adequadamente todos os fonemas de uma palavra, caracterizando a escrita convencional. Domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

Quer saber como seguir cada uma dessas etapas para alfabetizar da maneira certa e sem pular nenhuma fase? Conheça a coleção Práticas Psicopedagógicas para Alfabetizar, desenvolvida para psicopedagogos, pedagogos e professores. São 11 volumes de conteúdo técnico e lúdico, mostrando para você o passo a passo e a sequência exata para o processo de alfabetização.

😍

Versão Digital & Impressa

2 thoughts on “4 Etapas Fundamentais no Processo de Alfabetização

  • Silvia Kelly Doria Cortez Freitas Bosi

    FIZ A COMPRA DE UMA MATERIAL DE PRATICAS PSICOPEDAGOGICAS ALFABETIZAR, JÁ FOI CONFIRMADO O PAGAMENTO NO MEU EMAIL E AINDA NÃO RECEBI O MATERIAL. COMO PROCEDER???

    Resposta
    • Daliane Oliveira

      Olá Silvia, tudo bem?

      Para saber o status da sua compra basta entrar em contato com nosso suporte de atendimento ao cliente pelo whatsapp (21) 97421-7212

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp