Instrumentos para Avaliação Diagnóstica na Prática
Como fazer um Diagnóstico de Aprendizagem?
A maneira mais comum de realizar uma avaliação para formar um diagnóstico é a aplicação de provas e testes. Entretanto, outras atividades devem ser utilizadas em conjunto para não reduzir o aluno a uma classificação pautada em notas. Portanto, o aspecto importante da avaliação diagnóstica que a difere das demais formas de avaliar é a prevenção, pois prevê as dificuldades e permite realizar intervenções imediatas.
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Sendo assim, a ideia da avaliação para obter um diagnóstico de aprendizagem não é desvalorizar os alunos que apresentarem dificuldades e um baixo rendimento, mas sim ajudá-los em seu desenvolvimento e aperfeiçoamento.
Veja alguns recursos primordiais para você utilizar em suas Avaliações Diagnósticas? Você pode baixar, imprimir e utilizar quando precisar.
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Após a aplicação da avaliação diagnóstica, é possível estabelecer um diagnóstico de aprendizagem e utilizá-lo a favor do aprimoramento das práticas educativas, seguindo estas etapas:
- Mapear os resultados: analisar os resultados e elaborar um relatório das habilidades com o rendimento de cada aluno.
- Planejamento: definir estratégias para recuperar o desempenho dos alunos.
- Acompanhamento: verificar se as estratégias estão sendo eficazes e pensar em novas maneiras de ensinar, caso seja necessário.
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Protocolo Simplificado de Observação e Análise dos Testes
Os protocolos garantem que os testes não serão feitas aleatoriamente visto que os mesmos possuem critérios específicos para avaliação. Saber o que observar e avaliar é de suma importância nesse processo.
São muitas opções interessantes, não é mesmo? Esta é uma pequena amostra do nosso material EXCLUSIVO “Coleção Diagnóstico Psicopedagógico na Prática”.
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